Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
kit-display-de-cho-smilinguido-e-sua-turma-10-pecas-821011-MLB20451339373_102015-F
Religião

Como o Smilingüido se tornou o personagem infantil mais querido entre cristãos no Brasil

Há décadas a formiguinha está presente numa extensa linha de produtos que vai de marca-páginas a DVDs

Ele quase foi chamado de Zecão! Mas por ser tão pequeno e frágil, logo seus criadores acharam por bem chamá-lo de Smilingüido. Afinal, apesar da aparente fragilidade, Deus poderia manifestar seu poder e grandeza. O personagem, criado nos anos 80, nasceu do sonho de alguns jovens de comunicar o amor de Deus de maneira criativa e alegre, oferecendo um material relevante que ajudasse a forjar o caráter das crianças. Entre esses jovens estava Márcia D’Haese, que desenhava uma formiguinha para ilustrar seus cadernos e Carlos Tadeu, que tinha um talento incrível para escrever.

De lá pra cá, a fama e o sucesso do Smilingüido só cresceu. Samuel Eberle dos Santos, superintendente da Luz & Vida, diz ao longo de sua história o personagem superou todas as expectativas. Ele acredita que o comportamento do personagem é o que faz ele ser tão querido por todos. “O Smilingüido tem uma personalidade que reflete os ideais de caráter cristão. Pode-se dizer que ele é a idealização dessa boa conduta”.

turmaNão há quem frequente uma igreja, principalmente a evangélica, que não tenha em casa algum produto do personagem. Ao menos na bíblia, certamente haverá pelo menos um dos marcadores de página da formiguinha.

A ampla linha de produtos comercializada pela empresa curitibana Luz & Vida conta ainda com bíblias infantis, livros para colorir, DVDs, canecas, camisetas, chaveiros, agendas, diários, calendários, entre muitos outros. Aos 36 anos de idade, o personagem que foi criado para crianças, a acompanhou o crescimento delas e hoje tem o público adulto bastante forte, afirma Santos.

“Formigamigas”

O Mundo das Fomigamigas é o nome do lugar de fantasia onde Smilingüido e seus amigos vivem. Eles representam crianças de mais ou menos oito anos e têm no mestre Formisã e na rainha Formosa, as figuras de pai e mãe. Os dois juntos aconselham, ensinam, repreendem e provêm as necessidades das pequenas formigas, exercendo autoridade sobre elas com amor e justiça.

As Formigamigas formam uma grande família que vive numa floresta brasileira. São solidárias, trabalhadoras e organizadas. Na história, elas também descobriram como se relacionar com o Criador de forma simples e natural. Por meio de erros, acertos, alegrias e frustrações elas aprendem todos os dias a aplicar os valores de Deus em suas vidas.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

3 Comentários
  1. O texto falhou em não fazer nenhuma citação da criadora do Smilingüido, a desenhista Márcia d’Haese.
    Mesmo reconhecendo o potencial atual do personagem, se não fosse o trabalho da Márcia em criar a identidade e personalidade tanto para o Smi quanto aos demais personagens e todo o universo em que vivem, com certeza isto não seria possível.
    A matéria não foi completa, diria até, injusta!

Leia também