Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Divulgação
Divulgação
Religião

Versão Playmobil de Martinho Lutero bate recorde de vendas na Alemanha

Entidade estatal ligada ao turismo adotou o bonequinho como símbolo dos 500 anos da Reforma Protestante.

Para marcar os 500 anos da Reforma Protestante, que ocorre em 2017, a marca Playmobil lançou no ano passado o boneco de Martinho Lutero. Evidentemente haviam dúvidas sobre o desempenho em vendas de uma versão em brinquedo de uma personalidade religiosa, mas elas foram completamente dissipadas em menos de 72 horas. Foi nesse intervalo de tempo que acabaram os 34 mil exemplares da primeira leva de bonecos. Segundo o jornal alemão Deutsche Welle, nos dois meses seguintes, o total de vendas chegou a 400 mil unidades.

E não se tratou apenas de um bom lançamento. Ainda segundo a reportagem do DW, o boneco se tornou o maior sucesso de vendas de um personagem individual de Playmobil. Um sucesso que surpreende até mesmo os especialistas do setor.

Desde 2008, a Igreja Evangélica Alemã (EKD), que deu aval à produção do boneco, investe em publicidade e no ano que vem, com o aniversário da Reforma, espera-se que a popularidade do boneco cresça mais ainda.

Facebook

O sucesso do brinquedo no país também foi influenciado pela ação de um grupo no Facebook. O “Unterwegs mit Luther” (“A caminho com Lutero”, em tradução livre), é uma iniciativa do pastor luterano Andreas Sommer. Segundo Sommer, inicialmente foi o Lutero original quem o entusiasmou, mas, desde o ano passado, o bonequinho do reformador também o conquistou – para ele, uma figura popular ideal para representar a “diversificada vida luterana na Alemanha e no mundo”.

O que vem no kit Playmobil de Matinho Lutero.
O que vem no kit Playmobil de Matinho Lutero.

No início, o grupo mostrou o bonequinho nos locais onde o reformador atuou, mas logo foram postadas fotos dele em toda a Alemanha: Lutero em frente ao Portão de Brandemburgo, no topo da Catedral de Ulm, diante de um pôr de sol num lago ou na mesa do café da manhã, entre pãezinhos e geleia.

Turismo

Apesar do recorde de vendas, a figura não pertence ao sortimento oficial da Playmobil: o Lutero de 7,5 centímetros é uma edição especial. A ideia é da Central de Congressos e Turismo de Nuremberg. Em 2012, o órgão já havia encomendado um Playmobil do pintor e gravador alemão Albrecht Dürer.

Só que, no caso de Lutero, o sucesso tem sido muito maior. De acordo como DW, a Central Alemã de Turismo, que desde 2008 é responsável pela comercialização turística da década da Reforma Protestante, decidiu até mesmo empregar o bonequinho Playmobil de Lutero como embaixador mundial do Ano da Reforma, em 2017.

O boneco Playmobil de Martinho Lutero pode ser adquirido via importação na Amazon e em várias lojas especializadas.

 

Com informações de Deutsche Welle.

Colaborou: Felipe Koller.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

2 Comentários
Leia também