Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

Como lidar com a falta de paciência em casa

Não saber identificar as prioridades pode ser o verdadeiro motivo da falta de paciência

A maioria das mães, em algum momento, precisa lidar com a realidade estressante que pode se instaurar em suas casas pelo acúmulo de tarefas. Além de cuidar dos filhos e da casa, muitas mulheres trabalham fora e, para dar conta de tudo, é preciso muita organização e paciência.

Quando não se tem de forma clara aquilo que é prioridade, a falta de paciência pode ser uma manifestação de sofrimento emocional. Naqueles momentos mais difíceis, quando tudo acontece ao mesmo tempo, seu filho está chorando, você está atrasada para o trabalho e ainda nem terminou de deixar o almoço pronto, é importante lembrar que a frustração só vai piorar a situação.

O que é a virtude da paciência e quais benefícios ela traz

Ao site Aleteia, Calah Alexander, mãe de cinco filhos, conta que, em algumas situações, a estratégia de respirar fundo ou aceitar a realidade que não pode ser mudada (como o trânsito, por exemplo) pode ajudar no exercício da virtude da paciência. Porém, nem sempre essas táticas são o suficiente. “Nenhuma das minhas estratégias provou ser útil ou eficaz naquela hora de alto estresse, duas vezes por semana, quando meus filhos chegam da escola e eu estou me preparando para sair para o trabalho. Por quase um ano, esta hora foi repleta de impaciência, irritação, frustração e lágrimas – tanto da minha parte quanto dos meus filhos”, relata a mãe.

Para Calah, não havia nada que ela pudesse fazer naquele momento para ter mais paciência e diminuir seu estresse. Somente mudando tudo o que antecedia aquela situação, ela conseguiria mudar a dinâmica naquela hora. Em um artigo sobre o desenvolvimento da paciência publicado no New York Times, a escritora Anna Goldfarb aponta que, às vezes, a impaciência é um resultado direto de expectativas irrealistas.

Ou seja, é preciso procurar ser mais sensata quanto ao estabelecimento de metas viáveis. Podemos fazer muitas coisas durante um dia, mas, às vezes, não organizamos o tempo da melhor forma. “Se a sua lista de tarefas tem 10 itens, mas você só pode razoavelmente realizar cinco, então você está se sabotando”, observa Calah.

Encarando a realidade de que não se pode acelerar o tempo, a dica mais importante é planejar o seu dia com antecedência e remover os potenciais estressores. Se você pode antecipar as tarefas do seu trabalho, faça isso. Assim como seus outros afazeres. Separe um tempo para fazer esse planejamento.

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também