Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Comportamento, Virtudes e Valores

Amabilidade: uma virtude que nos torna mais saudáveis

A harmonia interior de quem é amável com as pessoas ao seu redor evita depressão e outros males

Cultivar a virtude da amabilidade não torna as pessoas apenas moralmente melhores. Também as torna mais saudáveis! Estudos comprovam que pessoas mais amáveis – e consequentemente menos irritadas, agressivas ou rancorosas – demonstram melhor saúde física e psicológica.

Isso se deve principalmente porque a harmonia interior obtida com a amabilidade estimula o cérebro a liberar endorfinas, conhecidas como os “hormônios da felicidade”, substâncias poderosas capazes de evitar depressão e uma série de outras doenças.

Contágio

Outra característica importante da amabilidade é o fato de ser uma virtude contagiante. Ela desarma corações. Em outras palavras, contra uma pessoa amável, uma pessoa hostil tende a amenizar as próprias ações e palavras, pois envergonha-se da falta de tranquilidade que sua conduta evidencia. Assim, o efeito multiplicador da amabilidade se converte num valor essencial à sociedade, pois impulsiona a coexistência, a tolerância e a cortesia.

Para a doutora em Psicologia Begoña García Larrauri, a amabilidade é um componente da fortaleza e não deve ser confundida com algum tipo de submissão. “A verdadeira amabilidade está diretamente vinculada com o respeito ao outro”, diz.

Com informações do site La Família.

Leia também