Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

6 maneiras de ensinar o autocontrole a seu filho

Uma criança que aprende a controlar seus impulsos terá mais facilidade para lidar com desafios no futuro

Crianças pequenas costumam agir por impulsividade. Isso é comum e é da natureza delas. E parte da solução para o controle desses impulsos vem durante o seu desenvolvimento na primeira infância, com o entendimento das noções de autodisciplina. É nessa fase da vida também, que elas podem aprender o autocontrole, valor a ser ensinado pelos pais. Juntos, esses valores serão fundamentais para a qualidade dos relacionamentos que essa criança terá ao longo da vida e ajudará elas a lidarem melhor com os desafios que aparecerem. Com atitudes simples, você pode ensinar o autocontrole a seus filhos:

 

1.Ensine as crianças a virem quando são chamadas

Você chama seu filho e ele responde “O quê” lá do outro lado da casa ou do parquinho? Ensine-o a vir até você para que conversem baixo, sem que todos ouçam o que acontece. Essa noção é importante para que elas entendam que autocontrole é desistir de algo que se gosta momentaneamente para atender a algo que será mais importante no futuro.

 

2.Ensine a criança a responder positivamente quando for corrigida

Ninguém gosta de ser corrigido. Uma criança, menos ainda. Mas por sua natureza impulsiva ela poderá responder a uma correção com raiva ou com atitudes ruins. No momento em que for corrigi-lo, ensine seu filho a reagir positivamente, controlando suas respostas. Explique que controlar-se e não ser ríspido diante de algo que o contraria será benéfico para seu futuro e o ajudará a relacionar-se melhor com as pessoas.

 

3.Encoraje seus filhos a realizarem tarefas que exijam autodisciplina

Pode ser a prática de um esporte, aulas de músicas, se responsabilizar por cuidar da alimentação dos bichinhos de estimação, deixar seu quarto limpo e etc. É importante que ela aprenda a fazer essas atividades sem você insistir. Elas devem entender que é preciso haver comprometimento com algumas questões.

 

4.Quando ela receber uma recompensa financeira lembre ela da autodisciplina

Talvez seu filho tenha realizado alguma tarefa para um vizinho e ele pagou com dinheiro. Ou talvez em casa haja a ideia da mesada. Nesse momento, aproveite para explicar a ele a importância de guardar um pouco e não sair gastando tudo o que recebeu. E, principalmente, que esse tipo e conquista não vem ao acaso: ela é fruto de trabalho, assim como você faz indo para seu emprego todas as manhãs. Faça com que ela utilize o dinheiro que tem com itens ou experiências que realmente valham a pena.

 

5.Use a hora de dormir para ensinar autocontrole

Algumas crianças simplesmente não querem ir se deitar para dormir. E aqui está uma ótima hora para ensiná-las o autocontrole. Acontece que ao terem horários definidos de ir para a cama e uma rotina de preparo para este momento, elas entendem que talvez não seja algo que elas queiram, mas que será importante para que tenham um ótimo dia ao acordarem. Além disso, enfatize a importância de pegarem no sono sozinhas.

 

6.Crie uma rotina e atribua tarefas

Não tente dar ao seu filho uma vida cheia de regalias. Um pai sábio usará a infância para ajudar seu filho a ter sucesso na vida adulta. Dê o exemplo arrumando sua cama todas as manhãs e estando pronto e dentro do horário para ir ao trabalho. Depois, faça o mesmo com seu filho ajudando ele a deixar a cama feita e se arrumar para sair de casa sem atrasos. Aos poucos ele vai absorvendo essa informação e criando um bom hábito. Ele não vai gostar de início, claro, mas aprenderá a ter autocontrole e saberá que nem sempre se pode fazer só aquilo que gosta.

 

Com informações de iMOM.

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também