Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Como fazer com que seu filho se sinta valorizado

A criança precisa que determinados conceitos sejam afirmados e reafirmados durante a infância, para que não sintam apenas um projeto dos seus pais, com prazo de validade

Já parou para pensar se as suas crianças se sentem valorizadas por você? “Claro que eu valorizo os meus filhos. Eles são tudo para mim!”, você pode responder. Mas, quantas vezes durante a semana você mostra explicitamente que eles têm grande importância na sua vida?

Muito pais caem no engano de achar que ao suprirem as necessidades dos filhos já estão valorizando-os. Mas é necessário que haja a compreensão de que a criança ainda está passando pelo processo de formação de seu caráter, e por isso precisa que determinados conceitos sejam afirmados e reafirmados.

Quando a criança não recebe esse tipo de informação, ela acaba sentindo que é apenas um projeto que seus pais estão querendo terminar rapidamente. Algo mecânico, sem qualquer processo afetivo e que terá reflexos no adulto que essa criança se tornará. Se você, pai ou mãe, percebe que não está valorizando seus filhos como deveria, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:

1. Ensine-os a mudar, em vez de dizer a eles que mudem. É que por meio do exemplo eles conseguem entender melhor como mudar um comportamento. Ainda, eles percebem que você está disposto a ajuda-los quando precisarem.

2. Certifique-se de que não está pedindo a eles que mudem algo que foge de suas capacidades. É que se você os força a ir além de suas limitações, pode criar o efeito reverso e acabar não conseguindo o que deseja.

3. Afirme de maneira clara os pontos fortes que eles têm em seu comportamento, com linguagem específica para sua idade, para que eles acreditem no que você diz.

4. Demonstre interesse por suas vidas fazendo perguntas sobre sua rotina, ainda que eles relutem em responder. Apesar de não parecer, isso fica guardado no subconsciente e mostra que vocês são as pessoas a quem elas devem recorrer para se aconselhar no futuro.

5. Conecte-se com seu filho procurando conhecer suas paixões e participe de algumas atividades que eles realizam, se for possível. Saber que o pai e a mãe gostam de tocar violão como ele, de ouvir as mesmas músicas, de fazer determinados esportes, faz com que a criança sinta que é importante para sua família.

6. Incentive seus filhos a expor suas opiniões sobre questões relacionadas à família. Essa atitude cria a sensação de pertencimento e faz com que elas vejam que têm seu valor naquele grupo. Mas mostre também que elas precisam saber ouvir os outros.

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

 

Leia também