Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.| Foto:

As palavras têm um alcance inimaginável. Ao mesmo tempo em que possuem uma grande capacidade para transmitir amor, elas podem fazer muito dano, mesmo de forma não intencional. Um exemplo é a palavra “mas”. Quando um marido ou esposa diz ao seu amado “Eu te amo, mas…”, está impondo uma condição, pois o “mas” implica que o sentimento só terá continuidade caso o outro se disponha a mudar e cumprir o que seu marido ou esposa deseja.

Usada muitas vezes de forma automática, em especial no casamento, a palavra “mas” pode ser bastante destrutiva. Quando usamos a sentença “Eu te amo, mas…”, estamos invalidando o amor. Algo similar acontece quando se diz “É verdade, mas…” Nos dois casos, o “mas” possui valor negativo, desacreditando as palavras anteriores, colocando em dúvida o que foi dito.

O melhor caminho é encontrar formas concretas de demonstrar o sentimento, e dar mais crédito às palavras

Uma forma de melhorar a comunicação entre o casal (e também entre os demais membros da família) é trocar o “mas” por “e”. Quando dizemos “Eu te amo e gostaria que…”, comunicamos o amor incondicional, ao mesmo tempo em que se pede ao outro que reconheça as nossas necessidades e preferências. Se a palavra “mas” cria desacordo e resistência, o “e” indica acordo e intensifica a intimidade e a comunicação.

Maneiras

Claro que não se trata apenas do que se diz, mas também da forma como se diz. Quando a fala ganha o tom defensivo ou de julgamento, não há diálogo possível e de nada servirá usar as palavras corretas para chegar a uma conclusão satisfatória para os cônjuges.

As atitudes também contam muito na hora de expressar o amor pelo outro. Para algumas pessoas, aliás, os gestos são mais importantes do que as palavras e, quando não há sintonia entre ações e o que é dito, o resultado pode ser o oposto do esperado. É o que acontece quando um marido, por exemplo, diz “eu te amo para a esposa” e ela responde que “se você me amasse, você me convidaria para jantar”, ou algo parecido.

Nesse caso, não resolve insistir na declaração verbal de amor. O melhor caminho é encontrar formas concretas de demonstrar o sentimento, e dar mais crédito às palavras. Quando se usa as palavras certas, da forma correta e acompanhadas de expressões concretas do amor, é possível melhorar o relacionamento.

Usar expressões como “Eu te amo e…” ou “Respeito seu ponto de vista e” ajuda a consolidar o amor, o apreço, o respeito e o acordo entre ambos. Ao mesmo tempo, se valida o ponto de vista do outro, construindo um vínculo e reconhecendo a importância da comunicação em vez de denegrir ou fazer pouco caso do que o outro diz. E isso ajuda a evitar conflitos desnecessários e a comunicar-se com clareza e a desfrutar de uma intimidade crescente, fundamentais para um relacionamento de qualidade.

Do site LaFamilia.info.

Tradução: Jocelaine Santos

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Deixe sua opinião