"Carpe diem"

3 dicas para não viver seu casamento apenas pensando no futuro

  • Por Equipe Sempre Família
  • 16/11/2020 18:29
Para evitar que os planos e necessidades do seu casamento fiquem apenas no “um dia”, separamos três dicas que podem ajudar.
A relação entre os esposos jamais deve ficar em segundo plano.| Foto: Aldo Delara/Unsplash

Não que sonhar não seja bom, claro que é! Mas você já percebeu que algumas pessoas planejam a própria vida baseando-se na frase “um dia eu vou...”? E isso acontece, principalmente, com aquelas coisas que costumamos não priorizar. “Um dia a gente faz aquela viagem”, “um dia a gente ainda vai jantar naquele restaurante”, “um dia eu ainda vou conversar sobre isso com o meu marido”, “um dia eu peço perdão para minha esposa”.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Pode ser que você tenha se identificado com essa maneira de levar o casamento. E se você tem filhos, é mais comum ainda que acabe priorizando todas as outras tarefas do que os planos e necessidades da relação conjugal. Mas, tenha cuidado. O fato de isso ser comum não quer dizer que seja um hábito saudável para o casamento. A relação entre os esposos jamais deve ficar em segundo plano. Se isso acontece, todo o resto da família perde a sua base, o seu equilíbrio.

Então, para ajudar a evitar que os planos e necessidades do seu casamento fiquem apenas no “um dia”, separamos três dicas do livro Your Time-Starved Marriage: How to Stay Connected to the Speed ​​of Life (em tradução livre, “Seu casamento sem tempo: como permanecer conectado à velocidade da vida”), dos autores e especialistas em casamento Les e Leslie Parrott, e que foram publicadas no site norte-americano iMom. Confira:

  1. Pare de esperar pelo futuro

    Provavelmente, você e seu cônjuge têm uma ampla lista de tarefas a serem cumpridas durante um dia, afinal, uma casa realmente exige muito trabalho. E é natural que façamos por primeiro as coisas mais importantes, não é? Ir ao mercado, levar o carro no mecânico, visitar um parente, fazer faxina na casa, filme no sofá com o marido ou com a esposa, jantar juntos, conversar sobre tal assunto.

    Tudo bem, todas essas coisas são importantes. Mas algumas são muito mais importantes do que outras! Como você as tem organizado? Se você deixa de estar um momento a sós com seu parceiro porque precisa visitar outra pessoa ou comprar algo, já tem algo de errado aí. Não deixe seu casamento esperar por um futuro que é sempre incerto! Comece a aproveitar e a viver seu casamento hoje.
  2. Reconheça o valor do hoje

    Quanto vale um dia normal? Um dia normal em família, curtindo os filhos e o marido ou a esposa? Esses dias costumam “passar batido” para muitos de nós porque não temos a noção do quanto o nosso tempo é precioso. Curto e precioso. Aí, acabamos gastando nossa energia com coisas sem sentido, coisas passageiras.

    Aproveite que você parou um tempinho para ler esse texto e veja isso como uma oportunidade de sentir e aproveitar o hoje, a dar valor para cada momento simples e comum do seu cotidiano. Olhe nos olhos, abrace e beije seu cônjuge, diga o quanto ele ou ela é importante para você. Todos nós só temos o hoje para viver, o agora. Aproveite!
  3. Use seu tempo com sabedoria

    Como você usa o seu tempo? É a sua resposta que vai revelar quais são as suas prioridades. Se você dedica a maior parte do seu tempo útil para seu parceiro e seus filhos e pouco tempo para as distrações e futilidades, parece que as coisas estão “nos eixos”. Mas se acontece o contrário, está na hora de ajustar os ponteiros desse relógio e começar a usar o seu tempo com mais sabedoria.

    E quanto mais cedo você perceber isso, mais tempo terá para aproveitar a vida intensamente. Portanto, esqueça o “um dia vamos”, que tal “vamos hoje?”.
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.