Sem segredos

Que atitudes tomar para ser mais transparente em seu casamento

  • Por Equipe Sempre Família
  • 02/11/2020 07:50
Quando a transparência é vivida no casamento, o relacionamento se torna mais duradouro e a intimidade entre o casal é fortalecida.
Quando a transparência é vivida no casamento, o relacionamento se torna mais duradouro e a intimidade entre o casal é fortalecida.| Foto: Unsplash/Christin Hume

É normal que em nossos relacionamentos de amizade, com familiares ou com colegas de trabalho, mantenhamos um certo limite quanto às coisas que compartilhamos sobre nossa vida e intimidade. Situações difíceis, medos, segredos e até mesmo algumas boas notícias que preferimos esperar um pouco para contar. Por mais que a gente confie nessas pessoas, tem coisas que não precisam mesmo ser compartilhadas, não é?

Mas se tem um lugar onde esse limite não pode existir, esse lugar é o casamento. A vida conjugal não deve ter espaço para segredos. O seu marido ou a mulher foi a pessoa que você escolheu justamente para compartilhar a vida e é por isso que o seu casamento é a única relação humana na qual você deve se abandonar completamente, no sentido de estar vulnerável física, emocional, mental e espiritualmente. Aliás, quando a total transparência é vivida no casamento, o relacionamento se torna mais duradouro e a intimidade entre o casal é fortalecida.

Se você tem alguma dificuldade em ser transparente no seu casamento, confira essa lista, publicada no site norte-americano All Pro Dad, com 5 passos sobre como manter a transparência no casamento:

  1. Conversem para que os dois estejam de acordo com a total transparência

    Se você e seu cônjuge concordam que a transparência é fundamental para o casamento de vocês, conversem sobre a importância de banir todo e qualquer segredo que possa existir entre vocês. Sejam segredos emocionais, relacionais, financeiros ou até sexuais. A total transparência precisa ser um acordo entre vocês e um diálogo sobre isso ajuda ambos a se sentirem responsáveis por buscar e manter essa clareza.
  2. Dê prioridade ao seu cônjuge

    Compartilhar notícias importantes, sejam boas ou ruins, é sempre um momento cercado de muitas emoções. E nada mais natural do que seu cônjuge ser o primeiro a saber sobre o que está acontecendo em sua vida ou na vida de sua família. É o seu marido, é a sua esposa que prometeu a você ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, não é? Então, quando tiver algo novo para compartilhar, dê prioridade ao seu parceiro.
  3. Nas redes sociais e no trabalho, seja claro sobre seu estado civil

    Querer omitir ou esconder dos outros que você é uma pessoa casada é um sinal claro de que você está se colocando numa posição extremamente perigosa. Você não precisa expor detalhes do seu relacionamento para ninguém, mas é seu dever deixar claro para qualquer pessoa que é, sim, alguém casado. Não há por que esconder isso de ninguém! Além disso, o acesso aos telefones, contas em redes sociais e senhas um do outro também não deveria ser um problema. Afinal, o casamento deve ser o relacionamento mais transparente na vida de uma pessoa, não é? Se você fica nervoso quando seu esposo ou sua esposa chega perto do seu celular, tem algo de muito errado aí! Reveja suas atitudes e livre-se de tudo aquilo que pode arruinar seu casamento.
  4. Fale sobre tudo, frequentemente

    Sem diálogo um casamento não vai muito longe. Sabemos que os amigos são fundamentais em nossas vidas e também estão sempre ali para nos ouvir quando precisamos. Mas é no coração da pessoa que você escolheu compartilhar a vida que você deve depositar a grande maioria das coisas que sente e vive. Então, não deixar de conversar frequentemente com seu cônjuge sobre absolutamente tudo. Sobre seus sentimentos, suas dificuldades, seus medos, seus sonhos, sobre os filhos, as finanças da casa, sobre a família de cada um, sobre sexo. Compartilhar a vida é isso!
  5. Não tenha medo!

    Ter a coragem de revelar tudo aquilo que há dentro de nós para o outro, inclusive nossas imperfeições, não é mesmo uma tarefa fácil. Mas casamento é sobre isso! É sobre permitir que o outro nos veja como realmente somos. E é claro que, com isso, podem surgir desentendimentos, mágoas e, o mais importante: a necessidade de perdão regular. Mas não tenha medo de permitir que seu esposo ou sua esposa realmente conheça você de perto, por inteiro, intimamente. É somente essa liberdade e essa transparência que nos permite amar verdadeira e incondicionalmente o outro!
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.