mae e filhos no rio
Nada como curtir uma viagem de última hora, todo mundo gosta! Imagem – arquivo pessoal| Foto:

Não sei vocês, mas se surge uma oportunidade para uma viagem de última hora, eu não perco chance!

Os motivos podem ser vários: um dinheiro extra que entrou, ou pouquinho do 13º que sobrou (quem sabe em algum ano hein); ou então uma folga que não estava prevista, como uns dois dias a mais no trabalho, enfim... o motivo não importa, mas o que é importa é que você tem uma chance na mão, e precisa saber como aproveitá-la de forma inteligente, e sem gastar uma fortuna.

Nesse caso, a primeira dica que dou para planejar uma viagem de última hora é fazer algo fora do comum, um destino menos procurado, não tão distante, e que pode surpreender a turma toda. E estes lugares existem, e estão mais próximos do que você imagina, não é difícil descobrir.

Você pode sim então escolher um roteiro com um agente de viagem, e ele pode te ajudar com o conhecimento que ele possui. Porém, pacotes de viagem e roteiros com datas definidas, geralmente vendidos por eles, dificilmente estarão disponíveis. Você pode então pesquisar por conta, ou junto de um profissional, algumas opções que são incomuns nas empresas, e nada impede de você mesmo montar seu planejamento.

Destinos próximos de sua residência são boas opções para não gastar muito de deslocamento, preferencialmente no interior na alta temporada, afinal destinos de litoral sempre enchem mais em um raio de 100km, você encontra sim muita coisa legal, seja onde for.

Viaje o ano todo com a gente! Acompanhe todas as nossas dicas e destinos no insta @turismoemfamiliablog

Ainda assim, você pode arriscar e pesquisar opções nas praias, você ainda assim pode encontrar algo legal com um bom preço, se fizer questão, e vou logo a seguir falar como!

Só queria também enfatizar que o deslocamento é um fato chave para programar uma viagem de última hora, e por isso uma boa alternativa é sempre viajar de carro. Encontrar passagens com bons preços de avião é uma opção difícil, os preços costumam estar bem altos.

De ônibus você pode encontrar, porém, se for ao interior, e dependendo do roteiro, pode ser um pouco mais difícil de circular. Mas claro, que você pode pesquisar em sites promocionais aéreos (como Passagens Imperdíveis e o Melhores Destinos) ou o ClickBus para os rodoviários. Mas mesmo que você precise alugar um carro, eu geralmente prefiro pela liberdade de ir e vir, especialmente quando é em cima da hora.

Sendo uma viagem de carro, ou de fácil deslocamento, você pode explorar muitas cidadezinhas pequenas, charmosas, gostosas e diferentes. E para escolher onde ir, o que considero mais importante para decidir a viagem de última hora é a hospedagem, porque o restante dá para dar jeito.

Para encontrar uma boa hospedagem com um preço que caiba em seu bolso, um dos buscadores de estadia e que é confiável - já usei inúmeras vezes - é o Booking.com. Eu particularmente gosto muito dele porque a reserva é muito rápida de ser feita, e possui uma série de filtros que ajudam demais encontrar uma boa opção.

Como exemplo de tudo o que já falei, decidi saber o que existia de passeios em cidades nos interior de São Paulo, mas não tão distante da capital.

Descobri pesquisando que Itu e região tinha parques, história e muitos atrativos bacanas. Usando os filtros, encontrei um hotel de ótimo custo benefício, o Gandini Hotel, com quarto temático para as crianças, piscina e espaço kids, e foi incrível! Já uma dica de destino, e agora falo como faço as minhas pesquisas!

Piscina do Gandini Hotel
Piscina do Gandini Hotel: Um achado com lazer e um quarto incrível para famílias em Itu/SP, depois de alguns filtros no booking.com em uma cidade que tem sim muito o que conhecer!

Quando entro no booking.com as primeiras informações solicitadas são o número de hóspedes entre adultos e crianças, as datas e o destino. Coloque algum local onde deseja ir, mesmo que concorrido, para começar a navegar.

Depois que aparecer as primeiras opções, o filtro que considero mais importante é o de avaliação dos hóspedes. Ali você poderá entender que tipo de local vai te receber, e isso não significa que um local caro é sinônimo de bom, mas da experiência como um todo, ou seja, uma pousada simples que mostra exatamente como as coisas são nas suas fotos de divulgação, tem um bom atendimento e cumpre sua proposta pode ter uma excelente nota no site.

Então, eu costumo selecionar opções de nota 8 ou mais, e depois faço a seleção de preços, dentro da faixa esperada.

Outro filtro interessante, para cidades grande principalmente, é o de localização. Você consegue selecionar proximidade com o centro, ou bairros específicos, e alguns destinos tem isso como uma prioridade.

Há muitos outros filtros também, como ter quartos maiores para famílias, se aceita pets, quais refeições inclui, etc. Tudo isso você pode encontrar nestas pesquisas.

Seu plano de saúde cobre despesas no Brasil todo? Senão cobre, faça um seguro viagem de cobertura nacional! Você pode encontrar uma boa opção e pagar menos 5% usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo

Ali então você já vai conseguir ver algumas opções, e geralmente alguma interessante aparece para uma hospedagem à sua viagem de última hora. Pode ter surgido uma desistência ou imprevisto com um proprietário, isso entre casas para alugar, ou hotéis e pousadas (o Booking.com oferece ambos). Basta então entrar em cada opção que gostar, e se já tiver achado algo, já pode reservar na hora. Basta escolher sua acomodação, e efetuar sua reserva com cartão ou aguardar instruções por e-mail - o estabelecimento enviará rapidamente.

Ainda assim, senão encontrar nada, você pode também ir até o final da página do Booking.com e ver a opção de outros destinos. Ali aparecem fotos de lugares próximos do destino inicial, que também podem ser de seu interesse, e você pode pesquisar outras praias, ou mesmo destinos de natureza, centrinhos, enfim... são várias opções.

Se você ver as opções, mas não conhecer o que existe para fazer na cidade sugerida, então é hora de entrar no Trip Advisor, uma das maiores plataformas para viajantes. Nele você escreverá o nome da cidade escolhida, e pode ver quais opções de atrativos possui na aba "o que fazer".

Também é um ótimo recursos de avaliações, e você pode verificar a classificação da estadia que você pesquisou por lá, e se tem uma boa nota pelos viajantes. Eu sempre uso, nunca me decepcionei!

Por fim, estes são ótimos recursos para uma viagem de última hora. Entre os destinos que já fiz isso, posso dizer que já me surpreendi com os parques aquáticos de Olímpia/SP, com o roteiro histórico e natural de Itu e Salto/SP, com o charme do Vale Europeu catarinense em Pomerode e Blumenau/SC, e com as várias cachoeiras em Ponta Grossa/PR. Mas isso é apenas uma amostra de tudo o que o Brasil pode oferecer!

Seja perto, seja longe, só não fique em casa. Uma viagem de última hora pode ser boa demais!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem no Booking.com e alugue um Carro com até 30% de desconto no Rent CarsVocê também tem 5% usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo

Fique conectado com 10% off  p/ Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA da Brasil Roaming e ainda consegue os melhores passeios no Brasil com a Tour On e no Mundo com a Get Your Guide. Todas as vantagens estão aqui: Descontos e Benefícios

Deixe sua opinião