Piscina do Araucária Acqua Park
Na piscina do Araucária Acqua Park – Imagem: Arquivo Pessoal| Foto:

Curtir o verão no Paraná é uma boa pedida no estado todo. Ainda que as praias sejam sempre as opções mais procuradas, o Paraná é rico em atrativos naturais, educativos e até mesmo em parques aquáticos!

Ainda assim, nem todos sabem muito bem o que fazer na época de verão no Paraná, especialmente algumas famílias de férias com as crianças. Para inspirar, aqui vão algumas dicas e ideias bem interessantes:

Em Curitiba e nos arredores: A capital do Paraná tem muitas atrações interessantes, que valem até uma viagem para aproveitar cidade, que inclusive fica mais vazia no geral, com chances de melhores valores de estadias!

As várias áreas verdes, afinal os parques são marcas registradas da cidade, estão a disposição gratuitamente na cidade. Aproveite para explorar algo diferente, por exemplo, o bosque Reinhard Maack tem uma trilha de aventuras, e é uma das melhores pedidas para quem tem crianças,

Há também atividades especiais de férias em Museus. O Museu da Vida, por exemplo, já é um atrativo normalmente interessante, e nas férias o pátio externo com a estrutura com água e as brincadeiras disponíveis ficam mais interessantes. O Museu Oscar Niemeyer também oferece todos os anos tardes de colônia de férias, mas é importante se inscrever com antecedência - consulte no site!

Para quem quer água, há algumas opções de Parques Aquáticos nos arredores da cidade. Entre as opções mais interessantes estão o Araucária Acqua Park e o Panorâmico, em Araucária e Pinhais respectivamente. E se quiser combinar natureza com piscinas, uma opção bem agradável é a Estância Ouro Fino, em Campo Largo. Sobre ela, também contei aqui minha experiência com meus filhos!

Piscina em Ouro Fino
Piscina em Ouro Fino: Muito verde e água para o verão. Imagem: Arquivo Pessoal.

E mesmo que seja por 1 pernoite, há hotéis bacanas para curtir nos arredores, como o Plaza Ecoresort Capivari, em Campina Grande do Sul; e a Estância Betânia, em Colombo.

Por fim, Curitiba ainda conta com duas atrações que você ainda não conheça. A primeira é o stand-up paddle no Parque Passaúna, oferecido pelo Passaúna Paddle Club, que conta com toda estrutura de equipamentos e restaurante, é aberto ao público!

Outra opção diferente e novíssima na cidade é o parque de trampolim Impulso Park, recém chegado na cidade, e que promete agitar as férias.

Por fim, não distante da capital, há uma grande opção de natureza no acesso à Morretes pela estrada da Graciosa, o incrível Ekoa Park. Há trilhas, tirolesa, arvorismo e educação ambiental e um ambiente lindo junto a serra do mar, vale muito conhecer!

Cachoeiras e Cultura em Ponta Grossa e região: Uma das melhores pedidas é curtir uns dias na região de Ponta Grossa, o que inclui os arredores da cidade e algumas de suas vizinhas, como Carambeí e Castro de um lado, assim como o lado de Palmeira, o que mescla cultura e passeios rurais.

Buraco do Padre
Buraco do Padre: Até bebê já viu essa cachoeira. Imagem: Arquivo Pessoal.| Arquivo Pessoal

Em Ponta Grossa, a variedade de cachoeiras é muito boa. Entre as boas opções estão a Cachoeira e Cânion do Rio São Jorge, e o Balneário Capão da Onça, com várias pequenas quedas. Se quiser combinar duas ótimas opções de cachoeiras no mesmo dia, vale visitar a Cachoeira da Mariquinha em um período, e depois o bem estruturado Buraco do Padre, que já é totalmente acessível inclusive para carrinhos de bebê e cadeirantes, e possui inclusive cadeiras anfíbio para ajudar este público aproveitar o espaço.

Já no caminho de Palmeira, há também a bela Cachoeira do Panelão, que conta até com salva vidas e boa estrutura. O seu acesso está bem ao lado da Colônia Witmarsum, e pode combinar uma visita rural com a água do rio.

Castro e Carambeí também são atrativos culturais e que são interessantes de curtir sim para um verão no Paraná, há espaços de aprendizado e delícias da cultura holandesa, como o Parque Histórico de Carambeí. Especialmente se estiver de carro, dá para rodar e passear muito bem na região!

Encontre aqui: opções de hospedagem em Ponta Grossa, para curtir a região toda!

Cânion Guartelá: O quinto maior cânion do mundo é paranaense, e quem deseja curtir uma dose de aventura e natureza, ele tem de sobra!

Fica na cidade de Tibagi, que pode ser sua cidade base para uma estadia, caso queira explorar o local por mais de um dia. Lá há atividades diversas, entre o banho de rio e as "panelas" de água, buracos com diversas profundidas; mirantes, e outras atividades radicais, como o rafting e o acquatrekking. É uma ótima pedida!

Foz do Iguaçu: É uma cidade naturalmente quente, e que já tem muitos atrativos dos mais conhecidos no país e no mundo. Porém, espero te mostrar algumas ideias que você ainda não conhecia no destino mais famoso do estado para este verão no Paraná.

Além o passeio às Cataratas do Iguaçu, que pode incluir a aventura molhada do Macuco Safari, você pode curtir até mesmo o Parque das Aves com o backstage de todo cuidado e trabalho com os animais, que é uma visita bem mais completa.

Cataratas do Iguaçu: Nunca deixa de surpreender! Imagem: Arquivo Pessoal.
Cataratas do Iguaçu: Nunca deixa de surpreender! Imagem: Arquivo Pessoal.

E Foz do Iguaçu tem mais uma opção de parques aquáticos. Ainda que muitos hotéis tenham ótimas piscinas, e vale sim curtir um dia de parque aquático. Entre eles estão o Aquamania, e o Blue Park, vinculado a rede Mabu, mas totalmente aberto ao público. E se tiver ânimo de andar uns quilômetros a mais a quiser conhecer outro parque de grande estrutura, a Itaipuland é uma opção de grande estrutura e diferente da o tradicional.

Por fim, há opções diferentes de passeio nos rios e que são super bacanas, mas claro que vale explorar tudo o que há em Foz, que é uma cidade cheia de atrações para todas as idades!

Mais Parques Aquáticos do Estado: Há muitas opções de parques aquáticos, inclusive com estadias também se desejar, em outras regiões para um ótimo dia de verão no Paraná. Aqui estão mais algumas opções bacanas em todo o estado:

Ody Park, em Maringá;

Águas Claras, em Matinhos - na Serra do Mar;

Aguativa, em Cornélio Procópio, pertinho de Londrina;

Termas de Verê - em Verê.

Prudentópolis - a Terra das Cachoeiras Gigantes: A última sugestão é aproveitar várias e imensas cachoeiras de Prudentópolis. Você pode encontrar uma boa hospedagem que te ajude a explorar a região, que merece sim pelo menos uns 3 dias!

Na divisa com Guarapuava está a maior queda do sul do Brasil, o Salto São Francisco, mas outras quedas, algumas com mais de 100m de altura, também surpreendem, como o Salto São Sebastião e o Salto Mlot, praticamente um de frente para o outro, e o volumoso Salto Barão do Rio Branco. Há muitos mais e você pode ver uma relação mais completa no site de Turismo do Estado.

Não falta opções de diversão, aventura e passeios para um ótimo verão no Paraná, mesmo que ele seja longe das praias. Que tal escolher o seu e programar uns dias de calor agora mesmo?

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem no Booking.com e alugue um Carro com até 30% de desconto no Rent CarsVocê também tem 5% usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo

Fique conectado com 10% off  p/ Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA da Brasil Roaming e ainda consegue os melhores passeios no Brasil com a Tour On e no Mundo com a Get Your Guide. Todas as vantagens estão aqui: Descontos e Benefícios

Deixe sua opinião