Crédito: Arquivo Pessoal -  Certificados de Saúde do Viajante da nossa família.
Crédito: Arquivo Pessoal - Certificados de Saúde do Viajante da nossa família.| Foto:

Apesar de não ser uma novidade, com os recentes casos de febre amarela, especialmente na região sudeste do Brasil, a saúde de nosso país tem trabalhado bastante com a vacinação desta doença, que tem tido atenção dobrada em toda a parte.

Ainda assim, o risco da doença em diversos países tropicais além do nosso é antigo, e as orientações quanto a vacinação para visitar estes países já existem faz tempo, e precisam ser seguidas muito antes da situação atual em que vivemos. Por isso, é importante ficar atento para verificar a necessidade de vacina antes de sua viagem, e se organizar para tomá-la ou providenciar a documentação exigida, no meio de toda essa movimentação que temos no Brasil.

Quem me acompanha no Instagram @turismoemfamiliablog (e se ainda não, já aproveita para seguir) viu que estamos com viagem marcada para o próximo mês e tivemos que “correr atrás” de toda informação e providências. Comentei algumas coisas lá, mas decidi fazer o post que está bem completo e garanto então para vocês que a informação está atualizada e vou colocar algumas das principais dúvidas e informações extras que não tinha encontrado até então (e dicas que ninguém deu até agora)!

A maior parte das respostas você encontra em sites oficiais na internet, no caso da Anvisa. Mas eu recomendo fortemente a leitura do artigo de 23 perguntas sobre o certificado de vacinação internacional da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) – que inclui a febre amarela. Você encontra as respostas que precisa e aqui vou complementar um pouco do que está lá!

Vou viajar, preciso tomar a vacina de febre amarela?

Depende, pois nem toda viagem pelo Brasil ou para o exterior exigem vacinação. No Brasil, a recomendação real é apenas para as cidades que tiveram problemas com o surto (nem mesmo o estado inteiro é exigido), e no exterior apenas para os países que fazem a exigência. Estados Unidos, por exemplo, não exigem vacina, e não tem necessidade de tomar para lá apenas por “precaução”. Porém, se vocês realizarem escala para ir aos EUA em um país que exige, como a Colômbia, neste caso você precisa sim tomá-la.

 

Cartagena de Indias, na Colômbia, exige a vacina, mas é um destino incrível e em alta hoje. Que tal conhecê-la? Já procure e reserve uma boa estadia por lá: Hospedagem em Cartagena 

 

Apenas ressalto que, se você vai para uma área que não possui risco, na situação atual em que se encontra o país, não precisa se desesperar com isso. Eu inclusive esperaria a “poeira baixar” deste momento e tomaria quando estivesse as coisas mais calmas e controladas aqui.

Como descubro se o país que irei passar exige vacina?

Verifique a lista de países que fazem a exigência para tomar as providências. No site da Anvisa você também consegue a informação disso, inclusive você pode selecionar o país e verificar se existe alguma recomendação ou exigência extra, por exemplo, algo para malária. É voltado para a saúde como um todo. Adianto que alguns países não exigem; outros não exigem e apenas recomendam se você fizer apenas conexão e não sair do aeroporto; e alguns exigem inclusive para conexões.

Verifiquei que para onde vou a vacina é exigida. O que devo fazer?

Primeiro, você deve se dirigir à unidade de saúde para tomar a vacina. Ela é gratuita no SUS, mas tem sido muito procurada no momento atual, e por isso você talvez precise ter um pouco de paciência. Algumas recomendações de ouro que posso te passar:

  • Faça um esforço, procure sua caderneta de vacinação, e verifique se você já tomou ela antes. Pode economizar seu tempo e doses para quem ainda precisa.
  • Assim que escolher a unidade de saúde de sua cidade que pretende tomar a vacina de febre amarela, verifique se ela está disponível na mesma. No nosso caso, nem todas as unidades tinham a vacina diariamente, e reprogramamos o local onde pretendíamos tomar (aliás, os nossos filhos, porque nós já tínhamos tomado). Ligue para saber inclusive se tem horários específicos e necessidade de senha nos locais mais críticos.
  • Peça para a pessoa que aplicar a vacina anotar para você o lote e o fabricante da mesma. Esta informação é importante para a Anvisa.
  • Caso você já tenha tomado outra vacina em um prazo curto (menos de 1 mês), veja se você terá que esperar para tomar vacina de febre amarela. Isso vale especialmente para crianças e bebês, que tomam vacinas com mais frequência. É que as vacinas de ?vírus ativo? precisam de um tempo para fazer efeito e não interferir uma na ação da outra. Isso aconteceu conosco: dei uma vacina do calendário regular em meu filho mais novo, e tive que esperar 1 mês completo para ele tomar a de febre amarela. Não vá antes, eles não aplicam sem os prazos serem cumpridos, por isso se programe!

Depois de tomá-la, com o comprovante na mão, você deverá se programar para retirar o Certificado de Internacional de Vacinação, o documento que comprova que está tudo certo e inclusive está traduzido também em inglês para facilitar nos demais países. Apenas a carteirinha de vacinação não é suficiente para a viagem de onde tem exigência. O documento oficial para viajar é o certificado internacional.

Como obter o Certificado Internacional de Vacinação?

Você precisa inicialmente realizar um pré-cadastro no site da Anvisa. Você precisará criar um usuário e preencher as informações pessoais (nada muito diferente do que é necessário normalmente: nome, endereço, documentos, etc). Mas, recomenda-se que você utilize como referência seu RG ou documento mais atualizado em uso, ao invés do passaporte (inclusive na hora de apresentar o documento para a vigilância), devido a validade do passaporte não ser muito longa.

 

Não fique sem vacina e sem seguro! Use as dicas para sua vacinação e pesquise o melhor seguro viagem agora mesmo, e use o cupom TURISMOEMFAMILIA para garantir 5% de desconto no seu: Seguro Viagem

 

Com isso feito, você deve se dirigir a unidade da Anvisa mais próxima para solicitar o certificado. Mais algumas boas recomendações:

  • Nas capitais, é comum a mesma ser no Aeroporto. Mas no site da Vigilância Sanitária você também encontra esta informação, há em outros locais, como portos, fronteiras e secretarias de saúde.
  • Você deverá levar ao local sua carteirinha com a vacinação e seu documento. Não vá antes de ter feito o pré cadastro, agiliza bastante e eles até podem não querer realizar atendimento. E lá eles vão consultar o lote da vacina que mencionei antes. Eu tinha tomado há 10 anos atrás e não tinha essa informação. Felizmente ela tinha uma relação com alguns lotes e deu certo, mas melhor não encarar o problema. Na unidade de saúde é possível pedir essa informação provavelmente, vale a pena ligar se precisar também.
  • Os horários de atendimento variam, e as filas também. Decidi ligar para confirmar algumas informações e perguntei do atendimento. Por aqui o melhor foi ir pela manhã, e de fato foi bom: chegamos cedo e estava tranquilo, e depois de nós chegaram mais pessoas.
  • O site tem tido problemas de agendamento, por isso ligue para verificar se na sua cidade você deverá se dirigir diretamente à Anvisa ou se existe alguma outra forma de agendar, em caso de não conseguir pela internet (nosso caso também, que fomos direto).
  • IMPORTANTE: o certificado apenas será emitido para quem tomou a dose padrão. A fracionada, que tem sido usada para a contenção nas áreas atuais de risco, não é válida (veja aqui mais sobre isso).
  • Você precisa ir pessoalmente solicitar, com exceção de crianças, que os pais não tem a obrigação de levá-las. Fora isso, não tem jeito, tem que ir mesmo.
  • Você só pode viajar após 10 dias da aplicação da vacina, mas o certificado você pode solicitar logo após tomá-la, no mesmo dia se for o caso, não é um problema. Ainda assim, ligue na Anvisa, caso alguém te oriente de alguma outra forma.

E se eu não posso tomar a vacina de febre amarela?

Pessoas acima de 60 anos, abaixo de 9 meses, gestantes e algumas outras exceções estão em grupo de risco e não possuem recomendação da vacinação. Vale ressaltar que nem todos que não tem recomendação realmente não vão tomar a vacina, porque isso vai depender de avaliação médica. Neste caso, você primeiramente deverá procurar um médico e, após sua avaliação, confirmar se você pode ou não tomar a mesma. Se ele der ok, você leva o um atestado à unidade de saúde com esta autorização e segue o fluxo que já mencionei. Caso contrário, você deverá obter um atestado de isenção da vacina. Existe um modelo padrão e traduzido que você também consegue no site da Anvisa. O médico deve assinar e carimbar e você leva esta documento com você.

===

Acredito que este são os pontos principais, e com algumas dicas extras que dei justamente porque acabamos de conseguir os nossos certificados. O processo todo demorou um pouco, por vários motivos que comentei do processo, então, Se você tem viagem planejada, eu sugiro já ver sua necessidade o quanto antes para não se incomodar mais tarde, ok?

Se achou útil, compartilha e tendo dúvidas pode perguntar também!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

 

Deixe sua opinião