Crédito: Arquivo Pessoal - Morretes/PR
Crédito: Arquivo Pessoal - Morretes/PR| Foto:

Depois de conhecermos um pouco mais das belezas naturais do estado no post da semana passada, hoje eu completo pra vocês minha paixão pelo estado que vivo, afinal, ele tem tudo! Além das maravilhas naturais de todos os tipos que vimos – de praia à montanhas e cachoeiras – o Paraná é de muitas histórias, culturas e comida gostosa sim. Os imigrantes de diversos países ao se encontrarem com a cultura local deixaram uma mistura incrível, e tudo isso torna esta terra sem igual.

Chega de enrolação, veja agora porque a parte 2 do estado do Paraná é tão legal assim:

Crédito: Arquivo Pessoal - Antonina/PR Crédito: Arquivo Pessoal – Antonina/PR

Morretes e Antonina/PR: Cidades do litoral com charme de interior, com ruas de pedras, lojinhas de artesanatos simpáticas, pousadas rústicas e comida gostosa. Ambas contam com restaurantes típicos de um dos principais pratos regionais daqui: O barreado, uma carne desfiada e cozida, originalmente por muitas horas em panela de barro, daí vem o nome. Acompanhada de banana da terra, farinha, arroz e frutos do mar, é impossível não gostar. Morretes concentra a maior parte dos restaurantes típicos, e vale passar por lá e aproveitar a região com vários rios de pedrinhas para se refrescar, e ir de trem até a cidade saindo de Curitiba para ver toda a beleza da serra. Antonina é sua vizinha bem próxima, são poucos quilômetros dali, e o passeio tem ruas históricas, o pequeno e conservado Theatro Municipal, e uma baía bonita, que com um passeio de barco você vê o antigo porto, a vegetação, e se você fizer no fim de tarde, um pôr do sol pra guardar pra sempre na memória. Ah, se quiser mesclar Antonina à muita cultura, anualmente a Universidade Federal do Paraná promove o festival de inverno na cidade, em julho, cheio de oficinas, shows e atrações para todos, muitas gratuitas, já fui e vale a pena. Por fim, você não pode voltar sem alguma comidinha na bolsa: mandioca chips e balas de banana são imperdíveis e você encontra nas duas cidades.

 

Morretes está cheia de hospedagens charmosas na beira do rio. Encontre a sua! Estadia em Morretes/PR

 

Crédito - Arquivo Pessoal - Paranaguá/PR Crédito – Arquivo Pessoal – Paranaguá/PR

Paranaguá/PR: Mais conhecida por abrigar o segundo maior porto do Brasil, Paranaguá também tem muita história pra contar, afinal é a cidade mais antiga do estado. Paranaguá conta com um centro histórico variado, com o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, os casarios antigos e a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, além de ser portão de embarque para outros locais do litoral, como a Ilha do Mel e Guaraqueçaba, que comentamos no post anterior. Você pode também fazer um passeio ao caminhar pela gostosa orla, ou mesmo fazê-lo de barco, onde é possível ver uma parte do porto e até alguns golfinhos na água. E em 2014 foi inaugurado um Aquário na cidade – devido a um acidente ambiental que ocorreu na região, parte da condenação da empresa responsável incluiu a abertura dele como um projeto de preservação ambiental, e pode não ser tão grande, mas é muito simpático, toda a família – baixinhos e grandões – vão gostar. Para finalizar, claro que tem frutos do mar tradicionais de litoral, e o restaurante Danúbio Azul é muito antigo e gostoso. Vale passar o dia que tem passeio para todos os gostos da família.

Crédito: Arquivo Pessoal - Lapa/PR Crédito: Arquivo Pessoal – Panteão dos Herois – Lapa/PR

Lapa/PR: Esta é uma cidade muito interessante, porque apresenta uma história de guerra. Foi nela que ocorreu o cerco da Lapa, um episódio militar ocorrido durante a Revolução Federalista, em 1894, entre tropas republicanas e legalistas, contrários ao novo modelo de governo republicano, confronto que durou 26 dias e deixou vários mortos. Por isso lá você encontra o Panteão dos Herois deste confronto, assim como o Museu das Armas e outros locais que fizeram parte desse momento, mas que também foram bem preservados mostram a bonita arquitetura da cidade, como a Casa Lacerda e o Teatro São João. O centro histórico  é muito bonito e também é dedicado a outro pedaço da história: as rotas tropeiras, afinal, a Lapa era parada dos viajantes que saiam do Rio Grande do Sul à São Paulo, e influenciou muito a região, deixando especialmente algo que gosto muito: a comida lapeana.De origem tropeira. as delícias incluem quirera, costela de porco frita e feijão tropeiro, tudo delicioso e irresistível. Então, inclua a Lapa nos seus próximos passeios que tem atrativos para todo mundo!

Campo Mourão/PR – Carneiro do Buraco: A gastronomia é o destaque desta tradição da cidade de Campo Mourão. O Carneiro no Buraco é literalmente feito em um buraco cavado, com brasas dentro. Começou há muitos anos e virou uma tradição, que se transformou em festa. Mais de 20 edições do evento foram realizadas, geralmente na metade do ano, com grande movimentação na região. Ainda tem tempo e dá pra se programar para levar todo mundo comer esta delícia no próximo ano!

Crédito: Arquivo Pessoal - Carambeí/PR Crédito: Arquivo Pessoal – Vila Histórica de Carambeí/PR

Carambeí/PR: este é um pequeno município que fica ao lado de Ponta Grossa, uns 100 km de Curitiba, e sua influência vem da colonização holandesa: a região cresceu especialmente por conta da fabricação de laticínios, de onde surgiu a fábrica da Batavo. Ao chegar você passa pela principal rua da cidade e vê lindas casas bem cuidadas, com gramados impecáveis, tamancos decorativos e ar gostoso de interior. O destaque desta localidade para um excelente bate e volta é o Parque Histórico de Carambeí, um complexo bacana para visitação perfeito para a família toda. O local conta com pavilhão de exposições; parque de fontes de água;, um café delicioso que serve almoço completo no fim de semana, pratos a la carte nos outros dias e uma confeitaria divina de querer levar tudo pra casa; e minha parte favorita: a vila histórica. São réplicas muito bem cuidadas de casas e uma igreja que contam um pouco da história da imigração holandesa e seus costumes. Tem réplica de escola, de uma casa tradicional, e inclusive alguns painéis super interativos para crianças mostrando como é feito o processo de fabricação, pasteurização e distribuição de leite, já que desde sempre foi a principal fonte de renda da região. O passeio é super amigável e familiar, e o parque sempre promove iniciativas bacanas, como apresentações musicais e eventos especiais em datas comemorativas – aproveite que o natal está chegando que tem programação diferenciada lá!

 

Carambeí é vizinha de Ponta Grossa, onde também está Witmarsum. Encontre um lugar bem legal para ficar e curtir estas cidades: Estadia em Ponta Grossa/PR

 

Colônia Witmarsum – Palmeira/PR: Agora que acabamos de falar dos holandeses, chegou a vez dos alemães. A cidade de Palmeira é mais uma localidade com a tranquilidade do anterior, e em parte dela está a Colônia Witmarsum, entre Curitiba e Ponta Grossa. Não tem como não gostar de um lugar – eu particularmente gosto tanto que foi cenário de minhas fotos de gravidez – que tem casas sem muros e com flores coloridas e lindas nos jardins, além de pequenos estabelecimentos com artesanatos, comida caseira típica e doces de dar água na boca. Os motoqueiros gostam muito de fazer um passeio até lá, e vale a pena: a estrada é boa e as paisagens com lindas árvores, plantações e vegetações encantam os olhos. Vale a pena parar em um café colonial comer todas as delícias de lá, ou apenas uma boa torta,  e passear na maior tranquilidade. Ah, se você pegar a estrada sentido Palmeira, vale parar no Recanto dos Papagaios: é um espaço público e gratuito com rio, churrasqueiras e que rendem mais fotos bonitas da região!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

 

Deixe sua opinião