Crédito: Arquivo Pessoal - Ilha do Mel/PR
Crédito: Arquivo Pessoal - Ilha do Mel/PR| Foto:

Não é por nada não, mas o estado onde vivo é lindo. Ok, o Brasil todo é incrível, e o Paraná é um estado que tem suas belezas próprias e uma cultura muito rica. O que acho bacana é que por aqui tem uma mistura boa de passeios interessantes para a família completa e muitas opções “bate e volta” para serem feitas em 1 dia ou 1 final de semana, nos mais diversos tipos de turismo que podemos fazer.

O Paraná é Show! E pra começar, mostro como a Natureza caprichou em muita beleza natural em todo o estado.

Hoje então apresento à vocês algumas opções bem bacanas no estado. E tem tanta coisa bacana que, depois de começar a escrever, decidi dividir em 2 posts: um de belezas naturais, e outro uma mescla de gastronomia, cultura e história. Já adianto que ficam de fora de ambos as cidades de Foz do Iguaçu, que já ganhou um post exclusivo neste blog, sendo meu local favorito do mundo todo; e a capital Curitiba, que futuramente vai ganhar um post completo sobre ela.

Agora vocês vão entender porque tive que dividir: tem um monte de opções interessantes que vocês conferem já:

BELEZAS NATURAIS DO PARANÁ

Crédito: Arquivo Pessoal - Vila Velha Crédito: Arquivo Pessoal – Vila Velha

Parque Estadual de Vila Velha, Furnas e Lagoa Dourada – Ponta Grossa/PR: Este passeio é muito interessante para ver o que vento pode esculpir através da erosão. Este parque está situado na um pouco antes da área central da cidade de Ponta Grossa, em uma região linda do estado chamada de Campos Gerais (100km da capital Curitiba) e você poderá visitar formações rochosas esculpidas pela própria natureza. Após um fechamento necessário em certo período há alguns anos atrás, o parque hoje opera muito melhor com centro de visitantes – onde todos assistem um vídeo sobre o parque e com orientações para a visita – e ônibus, que circulam dentro do parque para levar seus visitantes até os pontos de passeio. Sua imaginação pode ir longe ao visitar os arenitos, alguns deles são bem nítidos de ver suas formas, como a bota, a garrafa e a taça, que é o símbolo do parque.

Além disso, a visitação as furnas é muito interessante. São imensas “crateras” com água no fundo também formadas pela erosão. Existem 4 sendo que normalmente duas delas são abertas ao público, além da lagoa dourada, que também foi uma furna em tempos mais antigos ainda mas que se transformou em lagoa depois da ação do vento nas rochas ao seu redor, e que leva o este nome pelos minerais que existem na água, que ao bater do sol, dão uma coloração dourada à água.

Recomendo como passeio para um dia, ou mesmo um período chegando na abertura do parque. A lanchonete do parque está atualmente fechada, aí fica ao seu critério levar algo para um lanche no centro de visitantes ou programar a visita para depois comer algo. Só é permitido se alimentar na do centro, proibido entrar com alimentos no parque.

 

Leia também: Passeios para a família no Paraná – Parte 2: História, Gastronomia e Cultura

 

Crédito: Arquivo Pessoal - Canyon do Guartelá Crédito: Arquivo Pessoal – Canyon do Guartelá

Canyon do Guartelá – Tibagi/PR: Este parque estadual fica no município de Tibagi, um pouco mais a frente de seu vizinho Vila Velha, que acabamos de comentar. É surpreendente e de tirar o fôlego. Na chegada do parque você faz uma trilha leve que vai até o mirante de madeira para contemplar a imensidão do canyon com o rio Iapó que corre abaixo. Tem cachoeira também pra apreciar e se molhar, e dá pra fazer muitas atividades de ecoturismo, como caminhadas e rafting.

A estrutura de recepção aos visitantes é bem pouca. Leve dinheiro para pagar uma pequena taxa de entrada e leve água e lanche por conta, não tem por lá. Se você quiser fazer as atividades de ecoturismo, há agências especializadas na região com guias e pacotes especiais para isso. Apesar de tudo ser muito rústico, vale a pena sim, especialmente aos amantes de natureza com uma dose de aventura para ver paisagens de tirar o fôlego!

Crédito: Arquivo Pessoal - Salto São João (84m) Crédito: Arquivo Pessoal – Salto São João (84m)

Cachoeiras de Prudentópolis/PR: Esta cidade também está em uma região central do estado. Foi colonizada por ucranianos, e você vê muita gente com os traços dessa origem em muitas famílias da região, assim como a valorização desta influência nos portais, grupos folclóricos e artesanatos da cidade. Além disso, Prudentópolis é conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, que de fato são- e impressionam. A maior cachoeira do sul do Brasil está ali localizada, na divisa com o município de Guarapuava, o Salto São Francisco, com quase 200m de altura e uma vista de serra espetacular. Outro salto da região é  o São Sebastião, de 120m, que é utilizado para prática de rapel e esportes na natureza. Um dos saltos que mais me impressionou foi o São João, 84m, porque a estrutura de visitação é praticamente inexistente e você pode chegar muito perto esmo da cachoeira. E não pára por aí: existem ainda o Salto Barão do Rio Branco, o Salto Mlot, e outros saltos que são um pouco mais complicados em acesso, mas incríveis e que vale buscar um guia da região para ver estas cachoeiras imensas.

No caso do salto São Francisco, há 2 acessos. O acesso via Guarapuava é mais longo, porém asfaltado na maior parte e tranquilo para chegar. Já o acesso via Prudentópolis é mais curto, porém com pedras e muito mais radical, não recomendado para carros pequenos, mas se você tem um 4×4 vá mesmo em frente, é uma ótima pedida.

Aliás, todos os demais acessos são em estrada de chão batido. Dá pra circular de carro, mas vai sujar. Além disso, existem placas turísticas, mas não são muitas, então um gps, um guia ou mesmo um bom bate papo com alguém local podem ser bem interessantes.

Mais informações – www.facebook.com/infoturprudentopolis

Crédito: Arquivo Pessoal - Ilha do Mel/PR Crédito: Arquivo Pessoal – Ilha do Mel/PR

Ilha do Mel/PR: Não tinha como mencionar a lindíssima Ilha do Mel. Se você quer se desligar do mundo, a Ilha é uma ótima pedida. O acesso à ela é apenas por barco, saindo ou de Paranaguá – com uma travessia mais longa, mas muito bela com visual de outras ilhas da região – ou via Pontal da Sul, que leva em torno de 40 min. Não é permitida a circulação de carros por lá, então você pode ir de ônibus para pegar o barco ou deixar seu carro em um dos estacionamentos próximos ao trapiche.

Estando lá, você pode visitar muitas praias e belezas. É possível acampar ou desfrutar uma das pousadas locais, em dois centros específicos: o lado Encantadas, onde há a gruta que leva este nome; ou em Brasília, que dá acesso ao farol e a fortaleza, que protegeu a ilha por muito tempo. Se puder, vá com tempo de sobra para aproveitar cada um destes pontos e das praias da ilha, é uma delícia.

 

A Ilha do Mel é um dos lugares mais deliciosos e de muito alto astral do estado. As hospedagens são rústicas e charmosas, não deixe encontrar a sua agora mesmo: Estadias na Ilha do Mel

 

Guaraqueçaba/PR: O pequeno município do litoral paranaense tem seu acesso um pouco mais distante que os demais, mas quem foi diz que compensa sim, e muito. Possui um ar tranquilo na pequena área central, mas uma grande beleza em seu entorno. Além de mirantes e morros, abriga a reserva natural do salto morato, rica em fauna e flora e com a cachoeira de 80m que leva seu nome, com estrutura para receber visitantes. E também é o portal do imenso Parque Nacional de Superagui. Um gigantesco conjunto de ilhas repleto de mangues, restingas, praias desertas, animais em extinção e muita, mas muita beleza.

Mais informações – www.guaraquecaba.com.br

Crédito: Arquivo Pessoal - Gruta do Bacaetava Crédito: Arquivo Pessoal – Gruta do Bacaetava

Gruta do Bacaetava – Colombo/PR: Este é um passeio mais simples de 1h bem ao lado de Curitiba, cidade da região metropolitana, sendo esta gruta de um conjunto da região que possui centro de visitantes e estrutura para recebê-los. O passeio inicia com um pequeno video sobre a cidade e sobre a gruta, e em seguida o monitor do parque acompanha os visitantes até a formação rochosa, onde pode-se observar estalactites e estalagmites diversas, e inclusive animais que lá habitam, como morcegos e pássaros. O passeio é fácil, apenas é recomendado ir com um calçado fechado e confortável para circular em alguns pontos onde não há passarelas, mas há umidade, ainda que sejam planos.

Mais informações – portal.colombo.pr.gov.br/parque-municipal-gruta-do-bacaetava

Considerações finais

  • Caso sua família tenha crianças pequenas, os melhores passeios são o da gruta e o de vila velha. As trilhas são fáceis e muito educativas. Os demais passeios funcionam também, mas podem ser cansativos, então esteja preparado para quem sabe carregar um pouquinho os pequenos no colo e levar lanchinhos no caminho.
  • Prudentópolis, Guaraqueçaba e Ilha do Mel merecem pelo menos 2 dias de estadia. Quem sabe um feriado prolongado seja uma boa pedida.
  • E falando destes 3 locais, são cidades pequenas e simples, e por isso a variedade de restaurantes e opções de alimentação é pequena, mas tem coisa boa sim. Frutos do Mar no litoral com certeza terão melhores preços e receitas, e Prudentópolis vai te apresentar o X-Cracóvia, um sanduíche de salame que você gostar com certeza.

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom Passeio!

 

Deixe sua opinião