Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal| Foto:

É verão é a grande maioria das famílias brasileiras optam por ir à praia curtir as férias no início do ano. Por aqui não é diferente, e aliás, a galerinha fica ansiosa pelas brincadeiras e diversão que toda praia proporciona. Porém, a praia sempre é melhor com um pouco de planejamento e cuidado. Para ajudar nesta sua temporada, separei algumas dicas gerais e de segurança para toda família, além de uma parte específica para crianças. Confere que vai ser muito útil:

PARA TODOS:

1. Antes de chegar, programe paradas na estrada e não esqueça do dinheiro para os pedágios: Os dias quentes também podem fazer viagens mais cansativas.  A grande maioria viaja de carro até o litoral, e a minoria dos pedágios aceita cartões ou notas altas. Se for seu caso, não esqueça dos trocadinhos para a viagem. E conheça a estrada e veja onde tem paradas para descanso, banheiro e hidratação (nesse quesito também valem garrafinhas de água no carro, e levem em uma térmica para não esquentar, ou até deixem 1 delas congelar um dia antes para derreterem ao longo do caminho).

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

2. Fique próximo dos guarda vidas (e não desafie o mar): Não dá mesmo para brincar com o mar, e não me custa repetir isso. Ainda assim, sempre há áreas que possuem profissionais do corpo de bombeiros que vigiam qualquer problema (e afinal eles avaliam as condições do mar e sabem inclusive onde estão as correntes e “buracos”, enfim, o perigo), então fique próximo dessas áreas, que você terá ajuda rapidamente, se for necessário. Outra coisa boa de estar próximo de um destes profissionais é se houver um problema de saúde, por exemplo, em uma queimadura de água viva, insolação ou mal estar, eles possuem preparo de primeiros socorros para auxiliar. Também não vá em horários onde não há guarda vidas presentes na praia, como no período noturno.

Siga o Instagram do Turismo em Família e acompanhe mais dicas de passeios e viagens.

3. Se quiser ser saudável e economizar, leve água e lanchinhos de casa: Toda praia tem um mercadinho, ou mesmo uma grande rede. Faça uma compra de coisas práticas, como água, biscoitos salgados e frutas, que você pode levar cortadinhas para a praia. Tudo bem beliscar alguma coisa das vendas ambulantes na praia, mas o valor na beira do mar é mais alto, e as opções saudáveis são escassas. Uma bolsinha simples (se possível térmica) já resolve, e faz bem para seu corpo, e seu bolso.

4. Não abuse do sol: Tente respeitar os horários de banho de sol (antes das 11h e após às 16h), mas se essa regra é difícil, ao menos procure uma sombra adequada nos horários mais quentes (melhor um restaurante do que um fino guarda sol), estando próximo da praia. E nem preciso mencionar que protetor solar é essencial, afinal o sol acumulado ao longo de nossa vida, quando há muita exposição, pode sim causar câncer de pele na vida futura (palavra de dermatologistas). Ah, também veja se consegue um creme ou um pós-sol adequado para manter a pele hidratada. Sua saúde agradece.

 

Decidiu aproveitar uma praia do nosso lindo Nordeste? Encontre a sua e reserve sua hospedagem agora mesmo! Hotéis e Opções no Nordeste

 

5. Largue o celular: sim, você vai aproveitar a praia com sua família, desligue um pouco das redes e divirta-se na praia. Ok, você pode tirar algumas fotos, até mandar uma mensagens e postar algumas imagens, mas use apenas alguns minutos, desconecte da tecnologia, e se conecte com sua família.

=======

COM CRIANÇAS

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

6. Oriente as crianças antes de sair de casa: converse sério antes de chegar na beira da praia. Fale a respeito dos perigos do mar, evitar pedras ou áreas com animais e plantas marinhas, sobre pessoas não conhecidas, alimentação, e tudo o que considerar importante. Elas podem sim tomar melhores decisões usando a orientação correta.

7. Identificação: Mesmo que você fique de olho todo o tempo, nunca é demais colocar o nome dos responsáveis e um contato, especialmente em praias bem cheias. Muitas marcas de roupas inclusive mandam de presente pulseiras com roupas de banho, mas nos locais com guarda vidas elas também estão disponíveis.

8. Mantenha o máximo possível da rotina: Para os mais pequenininhos, a praia pode ser boa, mas estar em uma cidade diferente, com uma rotina diferente é um pouco complicado para eles entenderem e se sentirem à vontade. Por isso, não deixe de respeitar os horários de sono, refeições e hábitos da rotina, da melhor forma possível.

9. Acorde cedo (sim, mesmo nas férias): Crianças precisam acordar cedo, e dormir cedo, e isso funciona porque crianças precisam desse “modelo”. O cansaço é mais fácil de gerenciar, e tudo é mais simples. Ao ir cedo vocês encontram a praia mais tranquila, aproveitam o sol não muito forte, e conseguem almoçar mais tranquilos, todos descansarem um pouco no pós almoço, e ainda aproveitarem melhor o restante do dia com mais um pouco de praia, ou piscina. Dias chuva ou de más condições, claro, exigem adaptações, mas na regra geral, por experiência própria, terão crianças menos ansiosas, mais felizes e com boas recordações de família.

 

Praia na Região dos Lagos no Rio de Janeiro? Veja agora mesmo onde ficar: Acomodações em Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo

 

10. Vigie o tempo todo: a atenção de um adulto é a melhor opção para evitar afogamentos e perigo no mar (e na piscina também). Uma boia ou prancha são acessórios interessantes, mas que NUNCA dispensam o cuidado de um responsável. E quando vocês estão com vários familiares reunidos, acredite: 1 adulto cuida, mas 2 ou mais se distraem conversando e não prestam atenção suficiente. Pode parecer exagero, mas para uma tragédia são poucos minutos necessários. Nem que vocês designem a responsabilidade por hora, ou dia, de várias crianças, façam isso. Faz sim muita diferença. Além disso, infelizmente há problemas de desaparecimento e sequestros nas praias, o que é mais um problema que é evitado com a devida atenção.

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

 

 

Deixe sua opinião