Crédito: Freepik
Crédito: Freepik| Foto:

Que todo mundo gosta de viajar para passear, descansar e aproveitar já sabemos, mas também sabemos que, na hora de fazer as malas para isso, especialmente nas famílias – onde os pais precisam fazer tanto a deles como a dos filhos – bate preguiça e até desespero. Alguns questionamentos comuns são:

Será que não estou esquecendo de alguma coisa?

Essa mala não é muito pequena? “Cabe” tudo aí dentro?

Vai chegar tudo inteiro no destino aí dentro? Minhas roupas vão ficar boas pra usar?

Quem nunca ficou na dúvida na hora de arrumar as malas?

Mesmo os viajantes frequentes – que talvez hoje não tenham mais esse problema – algum dia na vida já tiveram alguns questionamentos. Eu também já passei por isso, mas, com um pouco de experiência e alguns truques, acho que posso agora passar algumas dicas de algumas coisas que considero bem úteis na hora de arrumar as malas. Aqui vão elas:

– Já na hora de comprar uma mala, procure modelos leves, resistentes e práticos para se locomover, facilita bastante. Veja sua necessidade, talvez você tenha que investir um pouco mais, porém, se você for usar com alguma frequência, vale sim o valor. Um modelo grande, mas leve, permite você levar suas coisas e a de sua família com menos bagagens no total.

– Escolham o que vocês querem levar com alguns dias de antecedência, dá tempo de lembrar, colocar ou tirar algo da mala nos próximos dias antes de fechar e partir. E levem aquilo que pode ter uso real, por exemplo, se vocês moram no sul e vão para o nordeste, não tem necessidade de levar o casaco mais grosso na mala, a chance de uso é quase zero. No máximo você pode viajar com um casaco coringa para usar na ida e na volta de sua cidade, sem mesmo colocar na mala.

 

Não esqueça de incluir na “mala de mão” o Chip Internacional do celular. Use o cupom @TURISMOEMFAMILIA para ganhar 10% de desconto: Brasil Roaming

 

– Escolha peças coringa de seu guarda roupa, ou seja, que sejam fáceis de combinar entre si. Uma calça jeans por exemplo dá pra usar de formas diversas, é uma boa peça. Um vestido cheio de detalhes que precise de um sapato e acessórios específicos, para uma viagem, pode não ser uma boa pedida. As mulheres pode levar uma roupa de cor básica – preto, azul marinho, branco ou similares – e levar mais acessórios para mudar o visual em cada dia, variando inclusive para fotos bacanas de viagem.

– Procure levar roupas em tecidos que não amassem. Evite algodão, seda e tecidos de fibras naturais, e leve roupas com fibras artificiais, como nylon e viscose. Para as roupas que amassam no caso de você ainda precisar levar algumas, uma dica é levá-las não dobradas, mas enroladas na mala, amassam menos.

– Para os itens de higiene pessoal, especialmente em viagens curtas, usem miniaturas. Separe shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, perfume, creme de barbear, em versões menores que ocupam muito menos espaço na bagagem. Eu tenho até uma necessaire pronta de viagens que deixo tudo lá, e em meu retorno, apenas substituo o que for necessário. Para estes itens, também costumo colocar um saco plástico em volta, no caso de vazar ou estourar no trajeto, evitando o contato com roupas e calçados.

– Se a viagem for de avião e vocês estiverem em família, dividam o conteúdo das malas. Coloquem mudas de roupas de todos os membros da família em todas as malas que forem despachadas, porque, no caso de alguma bagagem ser extraviada ou não chegar na hora, vocês não ficam sem nada, mas com pelo menos alguma coisa pra usar. Eu também costumo levar ao menos uma muda de roupa na mala de mão, – outra camiseta e uma peça de roupa íntima, já “quebra o galho”.

– Filhos pequenos precisam de distrações, então não esqueça de incluir brinquedos e passatempos em sua mala. Naturalmente, escolha aqueles menos volumosos – livros, blocos de montar, bonecas, carrinhos pequenos são opções boas. Brinquedos menos barulhentos também são mais interessantes nas viagens nos transportes coletivos.

– Não esqueça de deixar um espaço para compras de viagem. Cada um sabe quanto tempo vai ficar viajando e, se existe a possibilidade de encher a mala, leve o mínimo possível. Sabe que vai para um lugar legal pra comprar roupas? Então nem leve quase nada na mala, você pode usar as peças que comprar durante a viagem mesmo.

Como vocês arrumam as malas de sua família?

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião