Crédito: Arquivo Pessoal - Exposição os primeiros 1000 dias.
Crédito: Arquivo Pessoal - Exposição os primeiros 1000 dias.| Foto:

Neste dia 29 de março de 2018 a capital do paraná completa 325 anos! E como não apenas moradora e nascida em Curitiba, mas alguém que ama a cidade, minha homenagem à ela é mostrar pra vocês que Curitiba é ainda mais do que os parques famosos pra um fim de semana, mas que existem ainda muitas atrações incríveis que valem muitas visitas. E a parte ainda melhor: é barato ou gratuito, além de ser uma das capitais mais econômicas para se hospedar e comer (bem por sinal), o que deixa Curitiba ainda mais linda!

Curitiba tem ainda mais parques, cultura e atrações incríveis do que você imagina.

Se você ainda não conhece a cidade, eu já escrevi sobre ela, confere o post que fala mais detalhes, incluindo o Museu Oscar Niemeyer, Torre Panorâmica, Parque Tanguá, Jardim Botânico e mais alguns pontos turísticos famosos da cidade! Mas se você já viu tudo isso, que tal conhecer um pouco mais agora? A única dica é que, como estes atrativos estão fora do roteiro turístico tradicional, ônibus de turismo da cidade não passa por ele. Dessa forma, quem não é daqui eu recomendo alugar um carro ou utilizar outros transportes da cidade para os passeios.

  • Observação boa: todos os parques que eu mencionar hoje tem entrada e estacionamento gratuitos!

Vem comigo conhecer mais:

sala sobre a vida de zilda arns da exposição no museu da vida Crédito: Arquivo Pessoal – Museu da Vida – Exposição de Zilda Arns

1. Museu da Vida (Memorial à Zilda Arns). Esse lugar é muito legal e pouco conhecido. É parte da pastoral da criança, ong que auxilia muitas famílias em situação de risco, que foi fundada pela Dra. Zilda Arns, médica que concorreu inclusive ao Nobel da Paz, visitou muitos países em situação crítica para combater desnutrição e doenças, que morreu em uma dessas viagens no terremoto do Haiti.

 

Reserve agora mesmo sua hospedagem em Curitiba com estas opções: Estadia em Curitiba/PR

 

Sua história é uma das exposições no local, mas que também possui uma linda exposição de muito aprendizado sobre os primeiros 1000 dias de vida, uma sala de brincar com muitos objetos às crianças, um pátio onde é possível resgatar brincadeiras de infância, e um pequeno bosque para passear na área verde e pegar um ar puro.

Na entrada do museu também é possível conhecer algumas ações da pastoral. Tem estacionamento, funciona diariamente e é de graça. Tem coisa melhor?

Obstáculo da trilha de aventuras do bosque reinhard maack Crédito: Arquivo Pessoal – Bosque Reinhard Maack

2. Bosque Reinard Maack (trilha de aventuras). As crianças vão amar esse passeio muito divertido. Trata-se de um bosque que possui uma série de obstáculos para serem superados, que foram renovados no fim de 2017 e estão ótimos para a brincadeira. Possui uma espécie de tirolesa mas em um pneu para descer pendurado, troncos para andar em cima, escorregadores, torre para subir e alcançar o topo, correntes para se equilibrar, e muitas coisas legais.

Abre apenas nos finais de semana e feriados para o público, e por se tratar de área de preservação, o espaço não é pavimentado, e não recomendado em dias chuvosos, já que pode ficar perigoso. Mas fora isso, vale muito a pena mesmo.

3. Parque do Lago Azul: É um parque bem mais longe da área central, porém, bonito e com um ponto favorável: acessibilidade, já que possui mais passarelas e áreas planas. Era bem desconhecido, mas nos últimos tempos muitos dos curitibanos passaram a dar mais atenção e pesquisar mais sobre o local, batendo recorde de buscas sobre ele na internet. Lugar tranquilo que dá pra aproveitar muito bem também! Possui um restaurante e lanchonete, mas não fica aberto o tempo todo.

Cachoeira do Parque Vista Alegre Crédito: Arquivo Pessoal – Cachoeira do Parque Vista Alegre

4. Parque Vista Alegre: Mais um espaço que não faz tanto tempo que foi inaugurado (cerca de 2 anos), é uma área tranquila com estacionamento próprio e que possui a única cachoeira natural da cidade, pequena com 7 metros com um pequena ponte um descida. Também tem um parquinho bacana em madeira. A entrada tem dois acessos, ambos com estacionamento, porém, não possui nem uma lanchonete ou espaço de venda próximo para comes e bebes, melhor levar com você alguma coisa.

5. Parque do Passaúna: é um pouco longe do centro, mas é enorme, já que faz parte de uma represa. Possui acesso para um mirante bem no alto e muito bonito para o lago dela, e o outro acesso até a área mais embaixo com brinquedos, academia ao ar livre e o que é o mais legal atualmente: tem uma empresa de stand up paddle que você pode praticar o esporte no lago. Quem achava que não dava para fazer esse tipo de atividade em Curitiba agora já sabe que dá! A próxima atração do memorial do transporte é bem próxima e vale a pena combinar a visita.

Crédito: Arquivo Pessoal - memorial de segurança no transporte Crédito: Arquivo Pessoal – memorial de segurança no transporte

6. Memorial de Segurança no Transporte: Um dos lugares mais legais da cidade, de verdade! Trata-se de um espaço de conscientização para o trânsito que conta a história dos transportes com várias interações nas exposições, e que também mostra a evolução e a importância de termos atitudes seguras no trânsito. O mais legal é que possui dois simuladores: um de capotamento e outro de colisão frontal (é apenas 10km mas com realidade virtual e dá medo!). É gratuito, mas exige agendamento prévio pelo site (mas é ótimo que eu por exemplo fui em um dia chuvoso e foi muito bom mesmo), a família toda pode visitar, mas os simuladores apenas para maiores de 9 anos (1,20m).

7. Museu do Holocausto. A cidade possui um museu dedicado à história e aos sobreviventes do Holocausto na segunda guerra mundial, com detalhes e muitas informações. Objetos, passaportes, fotos e histórias reais de pessoas que passaram por essa experiência difícil da história do mundo fazem do museu um lugar muito interessante de se visitar. O passeio é próprio para os jovens e adultos, inclusive é apenas permitida entrada de maiores de 12 anos, apenas com visita agendada pela internet, que pode ser facilmente realizada pelo site (mesmo se não for visita guiada, é necessário agendar).

Esculturas no Museu Egípcio Rosa Cruz Crédito: Arquivo Pessoal – Esculturas no Museu Egípcio Rosa Cruz

8. Museu Egípcio Rosa Cruz+ Parque Bacacheri: O museu egípcio tem muitos objetos e artefatos da cultura do Egito, incluindo uma múmia de verdade. Não é muito grande, mas é bem bacana e interessante. Já na área externa possui algumas esculturas e um obelisco, e a entrada no museu atualmente de 10,00 (meia para crianças e demais beneficiários).

 

Já pensou em fazer um ensaio de fotos durante sua viagem? Em Curitiba, nosso fotógrafo é o talentoso Daniel Lemos, e ele faz ensaios de viajantes! Ganhe 20% pela minha indicação: Cupom de Desconto do Daniel Lemos Fotografia

 

Fica exatamente colado ao parque bacacheri, que consideramos um mini parque barigui e que é muito bonito para encerrar o passeio e tomar um caldo de cana. Mais informações no site, mas o ingresso pode ser comprado na hora até 30 minutos antes do fechamento do museu.

9. Parque do Barreirinha: Para quem quer um parque grande, mas com completo sossego, esse é o lugar! Bem próximo à um horto com incentivo à educação ambiental, o parque é muito bonito com um grande lago no centro. Vale a pena circular o espaço para “fugir do mundo” e aproveitar um pouco da natureza. Não possui lanchonete ou venda de alimentação, e tem uma descida/subida bem íngreme no começo do parque (prepare o fôlego, mas é rapidinho).

carro e motos antigas do museu do automovel Crédito: Arquivo Pessoal – Museu do Automóvel

10. Museu do Automóvel: muitos visitam o parque barigui, um dos famosos de Curitiba, mas não sabem que lá tem um museu de automóveis antigos muito bacana. Trata-se de um espaço com alguns exemplares próprios, mas também para os amantes das antiguidades sobre rodas que são donos destes carros, onde eles fazem manutenção dos veículos, e deixam o acervo mais interessante. Tem muitos automóveis bacanas para ver.

A entrada é 10,00 e crianças não pagam, e como o parque barigui é bem cheio, caso visite o museu você estacionar dentro dele na maior tranquilidade, e converse com o pessoal para dar uma voltinha no parque durante o funcionamento dele que o pessoal deixa sem problemas. Especialmente no final de semana, facilita bastante.

Crédito: Lisa Strapasson - Tour Curitidoce Crédito: Lisa Strapasson – Tour Curitidoce, no Ateliê de Pães Sphair Gourmande

11. Tour Curitidoce: Curitiba tem tantas opções deliciosas de docerias e lugares diferentes e deliciosos que existe um tour especial na cidade nesta temática. O curitidoce faz tanto tours a pé em docerias próximas de uma região, onde é possível degustar e comprar delícias, assim como versões temáticas feita em van. Vale a pena mesmo, experiência própria, são cerca de 3h de gostosuras. Há vagas limitadas, feito nos finais de semana, e é necessário agendar e garantir sua vaga pelas redes do tour! A maioria dos lugares são feitos “de açúcar” mas ainda tem algo artesanal e gostoso para quebrar o doce e fazer tudo mais tranquilo (como os pães deliciosos da nossa foto).

Por fim, duas dicas extras para qualquer visita à Curitiba:

  • use repelente, especialmente nos dias quentes e por termos muitas áreas verdes, é importante.
  • todas as estações do ano podem acontecer no mesmo dia. Guarda chuva, óculos e protetor solar e um casaquinho devem estar na sua bolsa ou mochila.

Que tal programar correndo esses passeios super legais? Tenho certeza que vai ser o maior sucesso!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

 

Deixe sua opinião