Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal| Foto:

Por muito tempo eu não fui muito fã de cruzeiros. Pensava viajar e ficar tão pouco tempo em determinadas cidades não valia a pena, e que se deslocar até um porto era bobagem… eu pensava algumas bobagens até embarcar no navio e definitivamente mudar de opinião. Fazer um cruzeiro com minha família foi maravilhoso, e se você ainda não fez um, na maior parte das situações vale a pena demais (mas já explico isso melhor).

Então, quero contar um pouco da nossa experiência, do que rola nesse mercado e algumas vantagens e cuidados para você começar a planejar uma grande viagem em alto mar!

O que faz um cruzeiro ser tão interessante para a família?

O que mais destaco é a variedade… tanto de programação, entretenimento e alimentação. Os menores cruzeiros já contam com bares com música, lojas, piscina, paredão de escalada, academia, teatro para shows… e a partir disso só melhora, com cassinos, tobogãs, carrossel, carrinho de bate bate… a infinidade de opções é absurda, e cada companhia tem seus diferenciais. Além da enorme equipe de recreação, que realiza uma série de gincanas, brincadeiras, coreografias, aulas de dança e de tudo um pouco para agitar o clima.

A alimentação é super variada para realmente todos os gostos. Sempre há um buffet principal que tem um pouco de tudo, para todos os paladares, mas ainda assim há restaurantes temáticos e com cardápios diferenciados. Fora os lanchinhos nos intervalos das pequenas lanchonetes, cafés, sorvetes (eu comi muito sorvete bom). Apenas verifique a questão das bebidas, que geralmente não estão inclusas no valor da cabine, e se desejar algo diferente de água e um suco artificial, você deverá adquirir um pacote de bebidas para seu trajeto. Quando fomos, como queríamos apenas um refrigerante de vez enquando e não tomamos nada alcoólico, pegamos apenas para 1 pessoa e ganhamos um copão para usar e dividir que deu bem certo. Veja o que é permitido em seu caso para aproveitar da melhor forma.

Vale a pena para qualquer pessoa? 

Para a grande maioria sim, tem uma variedade de programas e espaços interessantes e muito bacanas MESMO para a maioria das pessoas, mas tenho observações para dois públicos:

1. Gestantes. As mulheres que tiverem uma gestação mais “chata” com muita náusea e enjôos, o balanço do mar em determinadas ocasiões pode piorar o mal estar (e detalhe: gestantes só podem embarcar até 20 semanas – é mais restrito do que aviões – e considerando que para quem tem enjôos a pior fase é no início da gestação, pode acabar não sendo uma boa opção. Mas ainda assim o balanço é muito sutil, e se você não tem mal estar, aí é bem tranquil0).

Família em Navio Crédito: Arquivo Pessoal

2. Famílias com bebês e crianças que ainda usam fraldas. Infelizmente eu não recomendo tanto para os mais pequenininhos por alguns motivos. Eles pagam quase integralmente o valor do cruzeiro (70-80% em geral), mesmo não usufruindo de todos os benefícios disponíveis, e não falo apenas pela alimentação, mas porque divide uma cabine com os pais (e se você pega uma cabine interna então o espaço que já é pequeno fica minúsculo); não há atividades para eles (geralmente o entretenimento começa para crianças de uns 5 anos até os adultos) e serviços de baby sitter são pagos à parte. Outra razão é porque a grande maioria das cias de cruzeiro não permitem crianças pequenas em piscinas (mesmo com a fralda especial de água) devido à normas sanitárias de seus países de origem (então verifique antes). Eu fui com nosso filho com 1 ano e meio na época, sabia disso e resolvi levar uma piscina inflável para ele brincar próximo de nós, mas o pessoal do cruzeiro reclamou e não nos deixou usar porque molhava o chão… imagina isso naquele calor do início do ano no Rio de Janeiro… foi complicado, mas demos nosso jeito, e ainda assim, deu pra fazer muita coisa boa com nosso menininho junto (e jamais teria ido sem ele na ocasião).  Ainda assim há coisas boas aos menorzinhos, como brinquedotecas, bastante área de circulação pra correr e brincar, e em nosso caso você podia levar uma sacola de brinquedos emprestadas para sua cabine, e trocar a sacola sempre que quisesse. Avalie então tudo isso, a época, as àreas que vocês vão utilizar, e no todo se vale a pena, lembrando destas questões.

Aos demais passageiros, não vejo problema nenhum mesmo! Há muita diversão à bordo, e roteiros incríveis para aproveitar muito a mágica de fazer um cruzeiro com a turma toda.

 

Cruzeiro no exterior? Não esqueça o seguro viagem,  é essencial. Compare as melhores opções e reserve com 5% de desconto usando o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguro Viagem

 

Qual cruzeiro vale a pena fazer em família?

Qualquer um kkk, mas com certeza vai depender de quem vai (se a família tem mais crianças, jovens, adultos…), quais são as paradas programadas, quais são as opções de lazer à bordo, e obviamente, os preços. A variedade é imensa!! Eu pessoalmente gosto da ideia de ir em cruzeiros que iniciem e terminem em locais que você queira aproveitar bem vários dias, como Miami por exemplo, e depois partir para locais que você nunca iria se não fosse com o navio, como alguns dos destinos específicos do Caribe e da Europa.

Falando de Brasil, infelizmente, devido à falta de estrutura combinada com problemas logísticos e taxas muito altas para as empresas, o número de cruzeiros no país tem diminuído bastante, mas ainda há opções com paradas especialmente em destinos em RJ, SP, SC e Nordeste. Assistir o Reveillon do Rio de Janeiro no sossego e tranquilidade do navio é algo só nosso, e sensacional.

Mas, há uma infinidade de cruzeiros na região do Caribe com praias incríveis; há opções charmosas e cheias de história na Europa; e há cruzeiros únicos de regiões incríveis, como Alasca e Ushuaia; e temáticos, como os cruzeiros Disney, e um especial da turma do Mickey também que passa pelo Canal do Panamá. Há opções muito interessantes.

Crédito: Arquivo Pessoal - surpresas que você encontra no retorno à sua cabine Crédito: Arquivo Pessoal – surpresas que você encontra no retorno à sua cabine

Financeiramente compensa?

Sim, compensa. Veja que você fará uma viagem que terá que se preocupar apenas como chegar no navio, e guardar dinheiro para compras e, se for o caso, para algum passeio em uma parada, o que não é obrigatório (há cruzeiros com ilhas privativas onde o pessoal desce aproveitar a praia na ilha da cia de cruzeiro e não paga mais por isso). Você já terá hospedagem garantida, alimentação totalmente inclusa. E se pesquisar e aproveitar, consegue encontrar preços inacreditáveis na baixa temporada, a ponto de o tudo incluso custar o mesmo valor de apenas uma diária em um hotel.

O que acho que não vale a pena é fazer passeios com a equipe de turismo do próprio cruzeiro. Apesar de ter a confiança de ser da própria empresa e de você nunca perder o navio no caso de atraso na volta, eles cobram um valor bem mais alto que qualquer boa agência de receptivo, nesse caso, recomendo que você veja certinho os dias de parada e contrate antecipadamente um bom passeio. E pode saber que na hora que você desembarcar no porto vai ter um monte de gente esperando e oferecendo passeios: Tome cuidado, mas nem que você chame um Uber você pode aproveitar super bem as paradas. Ah, eu posso não recomendar comprar os passeios, mas definitivamente recomendo fazer compras em dias promocionais dentro do navio. Tem eletrônicos, roupas, óculos, joias… e cada dia tem promoções boas, inclusive considerando que as águas são isentas de impostos, ou seja, tax free rola solto e você pode se dar bem nisso!

Quando ir?

As empresas não operam em épocas mais quentes à toa, e eu pessoalmente gosto bastante de aproveitar no verão, porque realmente fica um pouco frio e venta nas áreas externas mesmo em dias de calor ao cair da noite, quanto mais isso nas outras estações. Claro, há exceções que você se prepara, como o caso do Alasca, mas no geral, para aproveitar bem as festas, piscinas e o clima, acho que o verão é melhor, podendo fugir do inverno aqui para ir ao hemisfério norte, ou aproveitar alguma opção no fim do ano por aqui também.

Crédito: Arquivo Pessoal - Sempre tem festa à bordo, mas que não incomoda quem está nas cabines e outro ambientes. Crédito: Arquivo Pessoal – Sempre tem festa e apresentações à bordo, mas que não incomoda quem está nas cabines e outro ambientes.

Como foi nossa experiência?

Tivemos avós dos dois lados da família, tios e tia avó em um cruzeiro pela costa brasileira. Estávamos em 10 pessoas da família e foi bem bacana. O que vale a pena antecipar apenas é a conversa sobre passeios, se tem alguma pessoa da família que quer ir em algum lugar específico em cada parada (um cruzeiro de praia no Caribe já não deve ter esse problema) e deixar o que puder combinado antes que facilita, mas é só. A bordo foi muito legal, nós com o bebê sempre tínhamos ajuda e cada pessoa participava de coisas que gostava também. Cada uma comia da forma que preferia, mas na janta tínhamos mesa reservada no restaurante e certinha para todos ficarem juntos. Assistimos os familiares que participaram do entretenimento, e viagem foi uma delícia, com certeza quero fazer assim denovo!

Você tem dúvidas sobre como programar seu cruzeiro? Pode colocar aqui que ajudo no que puder, e espero ter dado bons motivos para você programar o seu em família!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

 

 

Deixe sua opinião