Crédito: Arquivo Pessoal - Las Vegas/EUA
Crédito: Arquivo Pessoal - Las Vegas/EUA| Foto:

Uma das primeiras providências escolhidas após começarmos a organizar uma viagem é decidir onde será a hospedagem, afinal é essencial saber, no mínimo, onde vamos passar à noite. Apesar de existirem aventureiros que seguem com mochila nas costas e só se preocupam com isso estando no destino, quando falamos de família (especialmente com idosos e crianças pequenas), o normal é escolher a hospedagem com certa antecedência.

Crédito: Arquivo Pessoal - Recepção em São Bento do Sul/SC Crédito: Arquivo Pessoal – Recepção em São Bento do Sul/SC

Há tipos dos mais variados, e não estamos falando apenas de diferenças de opções de luxo e opções econômicas, mas cada rede ou estabelecimento do ramo possuem características próprias e que podem fazer bastante diferença na hora de acomodar os hóspedes. Por exemplo: há hotéis e spas que nem mesmo permitem a presença de crianças pequenas (geralmente indicado para casais ou para para tratamentos médicos), mas por outro lado há outros em que as opções de lazer foram projetadas especialmente pensando nos pequenos. E as diferenças não são apenas em questões grandes como estas, mas em detalhes sutis também.

Que tal pegar algumas dicas para escolher um local bem bacana para se hospedar em sua próxima viagem? Se você nunca se hospedou neste local ou não conhece a rede de hospedagem em questão, aqui vão algumas ideias:

* No que se trata ao quarto, verifique quais itens mais importam, para que seja comparável inclusive como você dorme em sua própria casa. Se uma cama ou chuveiro simples dão conta do recado porque você só vai dormir lá, ótimo. Mas, talvez você deseje passar um tempo a mais nele, então veja os detalhes. Ligue mesmo no estabelecimento se tiver muitas dúvidas.

Um exemplo: é costume que ao menos uma mesa com uma cadeira e uma televisão estejam disponíveis, mas pode ser que não existam canais de tv à cabo que você espera; ou apenas ventiladores ao invés de ar condicionado em uma pousada rústica de um destino quente.  Até mesmo é bom questionar se o local oferece itens de higiene pessoal nos banheiros, como sabonete e shampoo: já vi quem precisou comprar ao chegar porque achou que tinha disponível e ficou surpreso com o balcão da pia vazio!

Você pode inclusive ver uma opção de mini apartamento ou chalé que inclua uma cozinha e lavanderia também, que até pode ser um pouco mais cara, mas que será mais econômico no todo para preparar refeições da família lá mesmo. E falando em economia, não esqueça que apartamentos e quartos com vista para o mar ou piscinas quase sempre são mais caros do que aqueles com vista para a cidade ou um jardim, então é bom ver se isso faz diferença para vocês ou não!

 

Sua opção de estadia é um apartamento para a família toda ficar junto? Então veja aqui opções no Brasil e no Mundo!

 

Crédito: Arquivo Pessoal - Montevideo/UR Crédito: Arquivo Pessoal – Sala de Refeições em Montevideo/UR

Por fim, se tem bebê na família, lembre-se de perguntar se há berço e banheira disponíveis; tela nas janelas para evitar mosquitos (nos destinos de praia e campo); e vale questionar sobre barulho, porque há quartos mais silenciosos que outros. Ao mesmo tempo, os vizinhos podem se incomodar com chorinhos do pequeno, é legal verificar se há uma solução boa para evitar problemas com isso.

Sem deixar de mencionar que, mesmo que a criança durma no quarto com os pais, camas extras podem ser cobradas. A maioria deles cobram pouco ou mesmo isentam o custo se apenas 1 criança pequena ficará no quarto, com variação de idade para a cobrança. Um segundo filho já costuma ser cobrado, mas ainda assim, tem locais que permitem que 2 crianças sem adicional de custo à família. Vale pesquisar!

* Talvez você faça questão de ter comida boa em sua hospedagem, maravilha então! Há hotéis que oferecem café da manhã, meia pensão e pensão completa, e tem os que não oferecem nem café da manhã, verifique! Nos resorts que trabalham com sistema all inclusive (tudo incluso) há alguns que inclusive oferecem restaurantes diferenciados dentro do próprio hotel sem custo adicional, mas com uma reserva prévia que pode ser feita na recepção no dia anterior ou na manhã do dia para um jantar. Aí você tem a oportunidade de provar várias delícias.

 

Quer mesmo a vida boa de um resort dessa vez? Escolha o seu aqui e reserve agora mesmo

 

E claro, o destino influencia totalmente no cardápio. No nordeste é comum você encontrar tapioca, água de coco e refeições com frutos do mar. Já no sul, especialmente nos destinos frios e de serra, você já vai ter uma alimentação com estilo café colonial incluindo pães, bolos, tortas e doce – assim como refeições com um bom churrasco. No norte e centro-oeste é possível ter belos jantares com peixes diferenciados. E aí, você deseja comer o que em sua hospedagem?

* No que se trata de lazer, é possível que você nem se preocupe com isso, caso seu objetivo seja explorar a cidade onde está e apenas descansar no término do dia. Mas se a viagem for feita especialmente para aproveitar o local da hospedagem, então vale a pena investir bastante tempo na escolha. Reúna “sua galera” para discutir opções e ver o que mais importa na diversão e descanso da família.

Crédito: Arquivo Pessoal - Porto Seguro/BA Crédito: Arquivo Pessoal – Piscina em Porto Seguro/BA

O que vocês podem pensar? Piscina é o mais importante e a praia só pra dar uma voltinha? Tem bastante opções esportivas como quadras diversas, bicicletas, paredão de escalada, boliche, mini golfe, etc? A equipe de recreação é grande e o hotel costuma atender famílias com crianças e fazer muitas atividades com elas, inclusive com programação noturna? Tem um spa bem bacana para tirar um dia só pra relaxar e fazer uma boa massagem?

No quesito lazer, você pode até optar por uma hospedagem que não tenham tantas opções dentro dela, mas que seja vinculadas à uma grande área de lazer, como parques temáticos, fazendas rurais e parques aquáticos e termais, por se tratarem do mesmo grupo de empresas. Aí vale investigar se o ingresso destas áreas possuem algum desconto ou são mesmo inclusos no valor da hospedagem, também pode valer a pena! O que é mais importante para você e sua família? Não deixe de listar e procurar, que vai fazer a diferença no final!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião