Arquivo Pessoal -Praia da Lagoinha - Bombinhas/SC
Arquivo Pessoal -Praia da Lagoinha - Bombinhas/SC| Foto:

Quando se fala em praias famosas no Brasil, o nordeste logo vem à mente. Mas… ainda bem que o Brasil é generoso de norte à sul, porque existem alguns paraísos de areia e mar em toda a costa, e um deles se chama Bombinhas, em Santa Catarina.

A maior parte do litoral de Santa é bom demais para a família – como já falamos em outro post do litoral sul do estado – e Bombinhas não é diferente. Boa estrutura, praias para vários gostos e acesso fácil na maioria dos casos. Não é a toa que todo sul do país e também “hermanos” argentinos e uruguaios sempre aparecem por lá. Por isso, vou destacar então alguns pontos que acho interessantes deste destino de cair o queixo.

Arquivo Pessoal - Praia de Bombas - Bombinhas/SC Arquivo Pessoal – Praia de Bombas – Bombinhas/SC

* O acesso à Bombinhas tem estradas pavimentadas, e na própria cidade a parte beira mar e comercial também. Estradas de chão e areia existem na área interior do município, de menor circulação de carros e pessoas. Porém, não esqueça que existe uma taxa de preservação ambiental, cobrada na entrada de Bombinhas, para todos os veículos, em alta e média temporada (geralmente de novembro à abril). Há equipamentos como radares que captam as placas dos veículos, e assim o motorista não precisa parar. O débito será lançado em nome do proprietário do veículo o pagamento deve ser feito em um ponto comercial cadastrado no centro da cidade ou fazer o pagamento de forma antecipada no site da prefeitura na internet. A cobrança é pelo número de vezes que o veículo entrar na cidade.

* A estrutura da cidade não é grande, mas tem tudo o que é necessário para vários dias de sol e mar. Há pousadas de todos os tipos, tamanhos e preços. O comércio é variado com artigos de praia, farmácias, restaurantes e lanchonetes (particularmente gosto muito do fato de existirem “milkshakerias” deliciosas para o verão, afinal quem resiste a qualquer coisa feita com sorvete? Eu não).

 

Encontre sua melhor hospedagem em Bombinhas aqui! Estadia em Bombinhas/SC

 

Crédito: Arquivo Pessoal - Passeio de Escuna Crédito: Arquivo Pessoal – Passeio de Escuna

* Tanto a vizinha Porto Belo (que é linda também, sossegada, porém para banho pessoalmente prefiro Bombinhas), como o trapiche na própria prainha do trapiche, oferecem passeios de escuna. Tem opções com mergulho, com passeio em ilhas próximas,com almoço, ou mesmo apenas para ver algumas praias em um outro ângulo. É gostoso, mas não se esqueça que há o balanço do mar, caso você tenha tendência a ficar enjoado, escolha uma opção mais curta em alto mar. E falando do trapiche de Porto Belo, é lá o ponto de algumas paradas de cruzeiro, e sempre tem vans ou outros transportes que fazem passeios pelo destino. Fique atento, se for o seu caso, para contratar pessoas confiáveis e evitar problemas.

* No quesito quais praias conhecer, o problema é descobrir qual você mais vai gostar. A Praia de Bombas tem uma boa faixa de litoral e 1 quadra pra dentro dela há a Av. Leopoldo Zarling, que possui uma boa estrutura de lojas, restaurantes, pousadas e serviços em geral, o que facilita muita coisa. Bombinhas é o centro de tudo, tem muita coisa na beira da praia, mas costuma ser a mais movimentada de todas, é o maior agito. A Sepultura é mais difícil de ser acessada, mas é considerada a mais bela da região, e quem gosta de mergulho, é um bom ponto.

Arquivo Pessoal - Praia da Lagoinha - Bombinhas/SC Arquivo Pessoal – Praia da Lagoinha – Bombinhas/SC

Para crianças, muitos querem mais sossego e águas mais calmas, a maioria gosta de indicar Canto Grande, e pessoalmente gostei da Lagoinha, que tem uma faixa bem pequena de areia e pedras, mas que formam piscinas naturais, que garantem diversão aos pequenos, além de pontos de calmaria. A mais distante, e menos frequentada por ser um ponto de pescadores é Zimbros, mas quem ficar um tempo bom por lá, a região como um todo é bonita e se sobrar um tempinho, dê uma passadinha lá. Mas, se você escolher se hospedar mesmo em alguma outra praia que não mencionei aqui, não se preocupe, todas tem suas vantagens, e são lindas.

* Por fim, o município é pequeno, e se você vai na alta temporada, melhor deixar o carro estacionado o maior tempo possível, afinal as ruas são pequenas e o movimento bem alto, sempre que puder evite o trânsito, e caminhar e passear com a brisa, o sol e o mar faz um bem danado, não é?

Conclusão: um dia, vá para Bombinhas; e se já foi, volte quando puder! E é claro que este é só um pedacinho do maravilhoso litoral de Santa Catarina. Que tal ver mais dele em nosso post já publicado sobre as praias do litoral sul do estado? É mais um motivo pra curtir.

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião