Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal| Foto:

Férias em família é uma delícia. Mas… é normal nos restringimos à pais e filhos, às vezes com os avós junto e só. Já pensou em reunir o máximo de pessoas possíveis – tios, avós, sobrinhos, cunhados, todos que puderem – para uma super viagem? Garanto pra você que dá certo e vai ser uma ótimo viajar com muita gente.

Eu te garanto vai ser uma delícia viajar com toda a família.

No início deste ano fizemos um cruzeiro com 10 pessoas, tanto familiares meus como de meu esposo. Foram meses planejando, com certeza alguns problemas aconteceram, mas foi muito legal. E depois percebi que fomos poucos: Vimos um grupo de quase 40 pessoas de uma única família no mesmo barco, tinham até camiseta personalizada!

Se você começar a pensar nos problemas, ninguém sai de casa: organizar as saídas, esperar alguém, acalmar as crianças, conseguir o consenso de todo mundo, dá pra fazer uma lista! Mas eu também tenho uma lista de coisas positivas que vou mencionar para você se convencer que é uma boa ideia:

– Pode ser uma oportunidade única de conviver com todas aquelas pessoas ao mesmo tempo. Sempre há alguém que muda de cidade, ou surge uma doença e mesmo um falecimento inesperado. Nunca sabemos o dia de amanhã, e se existe esta chance de reunir todos, ela merece ser aproveitada.

– Você vai se aproximar mais daquelas pessoas que nem sempre vê com tanta frequência. Talvez um tio ou cunhada que você não tem tanto convívio, e descobrir que é há muito em comum e para conhecer deste parente.

– Você vai ter ajuda de muitas maneiras. Pais com filhos pequenos podem ganhar um tempo de sossego quando os filhos brincarem com outros tios e avós. Já os mais idosos podem ganhar aquela ajudinha com malas, locomoção e mesmo a simples companhia dos netos e filhos. Com ajuda de lá e de cá, é mais fácil descansar e aproveitar.

– Sabe aquelas fotos que você quer de casal ou junto com seus filhos e que você precisa arranjar alguém na rua pra tirar? Muito mais fácil com alguém conhecido do lado. A única foto difícil vai ser a do grupo inteiro, mas é claro que isso vai ser resolvido, nem que seja só com o pau de selfie!

– Vocês vão dar muita risada e ter muitos momentos divertidos juntos, sem dúvida.

Ok, você me diz que gostou da ideia, mas fica pensando: como é que vai dar pra planejar algo assim? Tem como coordenar tudo? Tem sim, e aqui então vão algumas dicas que podem ajudar:

 

Seja para onde for, use os benefícios e parceiros do blog, e deixe sua viagem melhor e mais econômica: Parceiros e Descontos

 

– Escolham um destino ou passeio que esteja dentro das condições pessoais e financeiras de todos os membros da família. Vocês podem escolher um cruzeiro, um hotel fazenda, passeios de ônibus, algo que não seja complicado realizar com grupos grandes e tranquilo para todos familiares. Não é legal programar, por exemplo, um passeio subterrâneo em uma caverna apenas para maiores de 12 anos, sendo que tem várias crianças e bebês na família. E saber o quanto cada pessoa pode gastar para o total da viagem é fundamental, fica muito chato alguém não ir apenas porque não pode pagar. Outros familiares também podem verificar a possibilidade de dar uma ajuda nessa questão se for viável.

– Estabeleçam horários e pontos de encontro para os passeios e programações. Em nosso cruzeiro, estávamos em cabines de variados andares. Nosso ponto de encontro era sempre no hall do quinto andar do navio. Também sempre jantávamos juntos e nesse momento combinávamos os horários de passeios no dia seguinte.

– Se for muita gente mesmo, vale até fazer um uniforme (como a camiseta que falei) ou todo mundo usar a mesma cor no caso de um passeio com risco de alguém se perder. Algum tipo de identificação que seja útil e funcione pra todos. Até chamada no ônibus dá pra fazer antes de sair.

– Usem a tecnologia para discutir pequenos detalhes até a data programada. Vale grupo de e-mail, messenger ou whatsapp, o que todos preferirem, e cada um pode opinar e dar sugestões.

– Programem os locais e passeios o máximo possível, para não precisar decidir muita coisa na hora, pois decidir tudo “em cima do laço” pode complicar muitos passeios, sem saber horários, valores, etc.

– Imprevistos vão acontecer, e mudanças provavelmente serão necessárias, mas leve numa boa e não se estresse com isso, o mais importante nesta viagem é curtir quem está nela com você. O stress que passamos (e me incluo nessa, porque deixei de relaxar por bobagem) não vale mesmo a pena.

– Deixe tempo livre e alguns momentos individuais no programa. Ainda que objetivo principal seja estar com a parentada reunida, todo mundo precisa de um tempinho por conta ao longo dos dias. É possível programar um passeio e um almoço com todos juntos, mas deixar as compras para cada pessoa fazer individualmente depois disso. No navio às vezes almoçávamos juntos e às vezes não, mas a janta era certo que todo mundo estaria reunido. Fazíamos os passeios pelas cidades que passamos juntos logo que chegávamos, mas cada um pegava a lancha de retorno ao navio na hora que preferisse, no caso de querer descansar na cabine antes ou curtir um pouco mais da cidade visitada.

– Sempre é bom ter uma pessoa de referência em cada momento. Vai fechar um passeio, uma pessoa negocia e repassa as informações ao restante. E assim com muitos outros pontos. Naturalmente, é importante confiar em quem está coordenando o passeio da vez, senão fica complicado!

Já fez uma grande viagem em família? Quais são as suas dicas e lembranças?

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Deixe sua opinião