Crédito: Arquivo Pessoal - Salvador/BA
Crédito: Arquivo Pessoal - Salvador/BA| Foto:

Muitas famílias pensam bastante antes de fazer uma viagem por um “simples” motivo: dinheiro. E muitas famílias desistem de viajar pelo fato de os gastos parecerem muito maiores do que os permitidos. Vejo muitos casais e viajantes sozinhos desbravando o mundo, com uma lista de países visitados (e contando), afinal, é muito mais fácil e barato viajar assim. Mas, quando os gastos dobram, ou triplicam, na hora de fazer a mesma coisa com a família junto, bate aquele desânimo: o orçamento não dá.

Veja aqui também mais dicas de viagem com economia

Considere então uma família com crianças: não dá pra comprar qualquer passagem, se hospedar em qualquer cantinho e mesmo comer qualquer coisa. Você pode até pensar que tem um pouco de frescura no meu pensamento, mas mesmo fazendo várias adaptações, os ainda há muito a se considerar (por exemplo, talvez você não se importe de acampar com seus filhos, uma opção bem em conta, mas no mínimo terá que gastar os valores básicos de hospedagem e alimentação, colchonetes, etc).  E neste tópico, há muitas e muitas dicas em diversos portais para economizar em SUA viagem (Ficar em Hostel com 2 crianças, vai dar mesmo? Viajar na baixa temporada e se complicar na escola? E por aí vai…) mas que acabam não se aplicando quando falamos em NOSSA viagem. Por isso, decidi dar dicas que funcionam em um sentido mais amplo para economizar em família.

O objetivo do post é falar como economizar na hora de planejar e comprar tudo que se relaciona aos serviços de viagem familiar, já que normalmente 1-2 pessoas vão bancar o custo de 3, 4, 5… ou mais pessoas. Sobre juntar dinheiro para viajar no dia a dia é outro assunto (tem bastante dicas disso também por ai, mas, escrevam nos comentários se querem dicas assim também, inclusive incluindo crianças, que falo mais sobre isso em um próximo post). Vamos lá para o que interessa:

 

Economize desde já no Seguro Viagem. Pesquise a melhor cotação e garanta 5% de desconto usando o cupom TURISMOEMFAMILIA aqui: Seguro Viagem

 

1. Seja flexível – na data ou no destino. A chance de você conseguir um preço incrível, na data que você quer, com as condições desejadas é… quase nula. Pode ser que vocês queira fazer aquela viagem dos sonhos à Disney com as crianças, mas as condições não estão nada boas. Porém, apareceu uma super promoção para Bariloche com vários passeios divertidos com neve, e deliciosos chocolates e doces de leite. É uma boa para a família? Eu acho que sim. Ou quem sabe seus filhos já estão com “passados de ano” e com as melhores notas da turma da escola… talvez faltar alguns dias na escola não seja um problemão, e você aproveita um preço bacana de uma promoção na data. Eu tenho certeza que as experiências em família vai ser o que mais vai contar no fim. Seja aberto, será tão legal quanto a primeira opção.

2. Use milhas do cartão, de sites de vendas e inclusive inclua as crianças: Talvez seja agora a hora de usar as pontuações e milhas que seu cartão de crédito tem. Uma boa opção também é verificar preços em sites de venda de milhas. Talvez você encontre uma super promoção de milhas que vale a pena comprar algumas para sua viagem. E para economizar ainda mais no futuro, não deixe inclusive de incluir crianças no programa. O nossos parceiros aqui no Sempre Família do Ases a Bordo tem dicas boas nesse sentido.

Lago e Paisagem do Parque Bacacheri - Curitiba/PR Crédito: Arquivo Pessoal – Parque Bacacheri – Curitiba/PR

3. Planeje no detalhe, considere não apenas passagens e hospedagem, mas os gastos durante a viagem: É comum concentrarmos nossos esforços nos gastos maiores que são passagens ou combustível, e na hospedagem. Mas e o destino? A alimentação é cara ou barata e variada de opções? E os passeios são gratuitos ou pagos, e qual é o valor de cada um deles? Tem boas opções de compras? Tem que sim colocar isso na conta… por exemplo: Pode ser que você queira vir ao Sul do Brasil e encontre uma ótima oferta para a Gramado e Canela/RS, mas lá quase todos os passeios são pagos. Talvez a passagem para Curitiba/PR esteja um pouquinho mais alta, porém aqui os parques e atrativos famosos são todos gratuitos. Então, vale considerar a conta para tomar a decisão final!

4. Comece a pesquisar e planejar e pesquisar mesmo sem saber quando irá viajar: informação nunca é demais, certo? Pois você já ter uma ideia de quais destinos quer conhecer e os gastos que devem ocorrer nos mesmos podem ter ajudar na hora que aparecer uma super promoção com tempo limitado de compra. Se você já tem uma ideia dos valores praticados normalmente, vai também saber se os preços estão realmente bons, ou não, para sua opções, saber quando dar “o pulo do gato” na hora certa. Dá pra dar umas olhadinhas ao longo da semana, coisa rápida, mas preciosa.

5. Use compra coletiva em seu destino: Já pensou em pesquisar alguma oferta de compra coletiva? Apesar de não ser mais uma febre como foi um tempo atrás (o que é bom, porque houve muitos problemas também no passado), pode ser que não existam ofertas absurdamente baratas, mas existem sim preços melhores. Pesquise em sites bem estabelecidos e confiáveis, veja o que pode ser interessante e pesquise as tarifas atuais x compra coletiva. Você pode se dar bem. E não se restrinja a reservas de passagens, hospedagem e pacotes: se já definiu o destino, você pode também pesquisar opções de passeios, restaurantes, compras e outros serviços na cidade sua viagem. Fui em uma sequência de fondue deliciosa em Canela para 4 pessoas através de uma compra coletiva, e foi muito mais barata, e deliciosa!

 

Para ajudar quem confia no meu trabalho, fiz parcerias com algumas empresas para dar vantagens aos seguidores. Dá uma olhadinha, quem sabe você usa também: Descontos e Benefícios

 

6. Abuse das atrações gratuitas e atrações pagas com dias e horários gratuitos: especialmente os destinos mais famosos do mundo, onde costumam ser mais caros, você ainda assim encontra opções de graça. Só em Nova Iorque por exemplo, li um post com mais de 50 opções que você pode fazer de graça na Big Apple. Paris também tem dias gratuitos em museus famosos na cidade. E isso não se restringe ao exterior: no Brasil já temos esta opção (aqui em Curitiba o Museu Oscar Niemeyer tem 1 dia da semana free). Você pode decidir para onde vai baseado no número de atrativos bacanas e gratuitos disponíveis na cidade. E não se prenda apenas aos atrativos principais, afinal você pode sim aproveitar muito bem um destino conhecendo opções diferentes da cidade, fugindo do roteiro básico, mas muito mais caro!

7. Pesquise bem e compre (ou não) serviços antecipadamente: parece coisa de louco falar desse jeito, mas vale entender o valor de determinados passeios e serviços para optar o que comprar antes ou deixar para comprar na hora. Já garanto que franquias de bagagem para voar valem a pena comprar antes (e quem vai carregar mala de criança com um monte de coisa provavelmente vai precisar dela, e o preço na hora é o dobro do antecipado). Isso também vale para passeios, que inclusive se tiver em um grupo familiar maior, dá pra negociar um desconto por causa do número de pessoas. Ainda assim, algumas opções podem valer mais na hora. Um passeio que você não faz tanta questão de fazer, mas chega na hora e ganha um desconto para entrar em grupo que já tinha um mínimo de participantes, na sorte pode dar certo, você acaba “no lucro”.

8. Siga perfis de viagem e participe de grupos nas redes sociais: há muitos e muitos grupos e perfis de viagens. E nestes espaços as pessoas trocam ideias e dicas atualizadas, sem esquecer que o destino que você vai pode ser a casa de outro viajante, que vai dar muitas opções boas locais que ele está bem acostumado. Eu uso muito e comento, as pessoas dos grupos são parceiras porque também compartilham do desejo de viajar e também precisam de dicas em seus roteiros. Para todo mundo economizar, todo pode se ajudar (e logo abaixo estão meus links e sim, me segue lá que também posso dar minhas dicas).

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião