Limpeza da residência
| Foto:

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trouxe para vocês algumas dicas de misturinhas para o uso diário da casa.

Sabemos que no mercado existem vários produtos de limpeza. Porém, se pararmos para pensar, sempre temos que comprar aquele arsenal de produtos, um para cada função e tipo de limpeza. Além disso, alguns produtos contém ingredientes muito fortes que podem ser nocivos para crianças e animais domésticos. Por isso, fazer algumas substituições por produtos mais saudáveis e simples pode ser mais eficiente, barato e prático.

Ai vão algumas dicas, já foram testadas na casa de vários clientes e aprovadas. Espero que vocês gostem e coloquem em prática, ok?

Vamos começar explicando para que serve cada ingrediente:

  • Água oxigenada: atua como um ótimo desinfetante e removedor de gordura. A água oxigenada funciona para matar germes e eliminar mofo e bolor. Também é um bom substituto para branqueadores e não causa efeitos nocivos à saúde nem ao meio ambiente.
  • Bicarbonato de sódio: sem qualquer toxicidade, atua como poderoso desodorizante, tira-manchas e bactericida.
  • Vinagre branco: 100% natural e livre de toxinas, tem ótima ação desinfetante, desodorizante, germicida e até repelente. O vinagre se dissipa no ar, eliminando o cheiro que incomoda muita gente. Tire proveito dele!

Agora, tendo isso em mente, podemos criar algumas misturas bem bacanas para cada função:

  • Aromatizador de ambientes: Misture 1 litro de água, 1/2 copo (americano) de vinagre, 1 colher (sopa) de bicarbonato, 1/4 de copo (americano) de álcool e 1 colher (sopa) de amaciante. Coloque no borrifador. Aplique em almofadas e cortinas.
  • Desengordurante: Em um balde grande, misture 3 ou 4 xícaras (chá) de vinagre branco com 1 de bicarbonato. A solução acaba com a gordura das paredes.
  • Desinfetante para vaso sanitário: Despeje 1/2 xícara (chá) de vinagre branco no vaso. Em seguida, adicione 1/2 xícara (chá) de bicarbonato. Essa mistura forma bolhas e espuma. Deixe por um minuto, esfregue e dê descarga.
  • Tira-bolor: Misture partes iguais de bicarbonato e vinagre branco ou água oxigenada 10 volumes até formar uma pasta. Aplique na superfície embolorada, deixe por 30 minutos, esfregue com uma escovinha e retire o excesso com pano úmido.
  • Limpa-alumínio: Prepare uma pasta com 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio e a mesma medida de água oxigenada 10 volumes. Espalhe em todo o utensílio, deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma esponja de aço ou bola de papel-alumínio. Enxágue bem e seque com um pano macio.
  • Limpa-carpete: Para remover manchas e sujeiras difíceis, misture partes iguais de bicarbonato, sal e vinagre branco. Aplique a pasta sobre a mancha com uma escovinha, deixe secar e escove novamente. Sai tudo!
  • Limpa-vidro: Misture 1 parte de vinagre branco com 1 parte de água em um borrifador e aplique no vidro. Passe um pano macio e seque com jornal.
  • Limpa-limo: Para limpar rejuntes dos azulejos, faça uma mistura com partes iguais de bicarbonato de sódio e água oxigenada 10 volumes e escove a superfície (use uma escova de dente para facilitar a remoção da sujeira).
  • Mistura desentupidora: Para não deixar a pia entupir, use, de vez em quando, uma mistura de 250 ml de vinagre branco com 500 ml de água e 1/2 xícara (chá) de bicarbonato de sódio. A solução elimina a gordura e os restos de comida presentes nos canos.
  • Produto multiuso: Misture partes iguais de água oxigenada 10 volumes e vinagre de vinho branco com algumas gotas do seu óleo essencial favorito. Coloque em um borrifador e aplique em balcões de cozinha, pia do banheiro e outras superfícies. Essa solução elimina as bactérias e perfuma bem o ambiente.
  • Tira-manchas: Misture partes iguais de água oxigenada 10 volumes e detergente neutro. Com uma esponja, esfregue sobre a mancha. Deixe agir por um minuto e, em seguida, encharque o tecido com a mistura novamente (o equivalente a 1 moeda). Deixe absorver bem e, então, lave como de costume. A solução remove manchas de vinho, sangue e suor.

Por último, deixo a dica de como limpar cada tipo de utensílio e eletrodoméstico na sua casa:

  • Microondas (Água + limão + detergente + pano): Ferva uma xícara de água com uma rodela de limão em um recipiente de vidro e deixe-o descansar dentro do micro-ondas por alguns minutos. O vapor que a água libera amolece os resíduos grudado na parte interna do micro-ondas. Em seguida, passe um pano úmido com detergente e depois enxágue com outro pano úmido. Caso precise, aumente a proporção dos ingredientes para limpar o equipamento.
  • Panelas de inox ou formas sujas (Água + detergente + vinagre de álcool + escova e esponja): Para limpar panelas de inox por dentro e por fora, cubra a sujeira do fundo da panela com água, ¼ ou ½ xícara de vinagre de álcool e duas colheres de sopa de detergente (medidas válidas para uma panela grande) e ferva. Com o auxílio de uma escova de cabo longo, esfregue o interior da panela com o líquido ainda quente. Espere esfriar um pouco e use a mesma água para limpar a parte externa da panela com uma esponja macia. A mesma fórmula serve para formas sujas.
  • Forno (Vinagre de álcool + pano de limpeza multiuso): Passe uma esponja com vinagre dentro do forno e deixe agir por alguns minutos. Remova com um pano multiuso molhado. O vinagre substitui os produtos limpa-forno e não agride as mãos.
  • Fogão (Pano de microfibra): Para limpeza do tampo do fogão ou cooktop; seja de vidro ou inox, prefira pano de microfibra somente molhado com água, ele remove gorduras e manchas com facilidade.
  • Geladeira (Água + detergente + bicarbonato de sódio): Limpe a geladeira com um pano úmido com detergente. Enxágue com outro pano torcido úmido em um litro de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. A combinação limpa e elimina bactérias. Prefira recipientes (baldes e tigelas) usados para a cozinha, pois os usados em área de serviço ou banheiro podem causar contaminação.
  • Pia (Limão ou vinagre de álcool + esponja): Para tirar cheiro de peixe e frutos do mar ou outro mau cheiro que possa ficar na pia, passe uma esponja molhada em vinagre de álcool e deixe agir por alguns minutos. Depois lave normalmente. Esfregar um pouco de limão também resolve.
  • Pote de plástico com cheiro (Limão): Esprema ou esfregue um limão (pode ser um que foi espremido) e deixe agir por alguns minutos. Lave normalmente em seguida.

Boa Limpeza e Organização.

Visite o meu site | Facebook | Instagram

Deixe sua opinião