Bem vindo ao Blog Ser Mãe! Nele compartilharei minha experiência do que para mim sempre foi um sonho. Para muitas mulheres a maternidade também é sonhada, às vezes planejada ou simplesmente desejada, para outras acontece por acaso… mas tenho certeza que para todas é uma experiência sem comparação. Por isso vou contar como foi, como tem sido e quais as minhas expectativas.
Comecei tentar engravidar quando tinha um ano e meio de casada, até aí uma história como de muitos casais, mas o tempo foi passando… um, três, seis meses… um ano… e a cada suspeita um exame Beta HCG. Um negativo, outro negativo… tinha uma gaveta com uma coleção de resultados negativos. Comecei a ir a um médico, em outro e outro. Fazia tudo que eles mandavam. Vários exames. Até que quando já se haviam passado 4 anos, um médico me pediu um exame chamado histerossalpingografia. Trata-se de um exame de radiografia usando-se contraste, nele descobri que minhas trompas eram voltadas pra cima e estavam fixas, ou seja, meu óvulos nunca caiam nas trompas, era impossível engravidar. Exatamente dois meses depois do exame fiz uma videolaparoscopia para arrumar as trompas. Na cirurgia, mais um descoberta, eu tinha endometriose. Resolvi começar contando essa trajetória, porque muitas mulheres acabam desistindo do sonho de engravidar ou encontram médicos que preferem encaminhar direto para clínicas de reprodução ao invés de investigar as causas da possível infertilidade. Não desista fácil! Procure entender primeiro seu corpo! Existem muitos profissionais competentes e experientes para nos ajudar.
Bem, passado a cirurgia, era hora de voltar a tentar engravidar. No primeiro mês, expectativa total e… nada. No segundo mês, agora vai dar certo…nada. Que frustração! Afinal já não tinha mais nada de errado, por quê não engravidava? Conversando com meu marido, decidimos tirar isso da cabeça por um período de um ano, pois um dos inimigos da fertilidade é a ansiedade. Mas justo no mês seguinte nada da menstruação descer. Passou uma semana e não me dei conta, na segunda comecei a estranhar a demora. Resolvi fazer um exame, mas já descrente, depois de tantos negativos. E para minha surpresa lá estava! Resultado >1.000 mUI/ml. Comecei a olhar se os dados em cima, nome, idade, data, eram meus mesmo… Jamais vou esquecer esse momento e esse dia.
Assim foi o começo do meu sonho.