Estou grávida!  O primeiro trimestre de gravidez
| Foto:

Não é a toa que vira notícia mulheres que só descobrem que estão grávidas quando ganham bebê. Afinal a maioria descobre com um teste de gravidez, seja de farmácia ou de sangue. Mas quando isso acontece, praticamente, já se passou o primeiro mês de gravidez. Um dos primeiros sinais é o atraso menstrual, outras mulheres tem os famosos enjoos, mas algumas só se dão conta com a barriga crescendo ou ainda quando o bebê já começa a se mexer.

De todas as formas, esses primeiros três meses são de descobertas e experiências totalmente novas. Por isso vou dar algumas dicas do que fiz neste período:

  1. Marcar uma consulta com ginecologista: nesta primeira consulta não teve muita novidade, mas foram solicitados os primeiros exames entre ele a primeiro ecografia para ver o bebezinho.
  2. A primeiro ecografia: Essa é emocionante! Ver seu amorzinho pela primeira vez! No meu caso, ele nem tinha forma de bebê ainda, mas ouvir seu coraçãozinho batendo foi emocionante demais.
  3. Começar a acompanhar o crescimento do  bebê: baixei um aplicativo do Baby Center Brasil. Semana a semana você pode acompanhar a evolução do bebê e ainda ter muitas dicas sobre a gravidez.
  4. Para ajudar com os enjoos: eu tive muito durante todo o primeiro trimestre. Quando entrei no quarto mês parou como mágica. Geralmente acontecia de manhã, em jejum. Um truque que me ajudou muito foi deixar bolacha água e sal do lado da cama e, antes de se levantar, comer umas três bolachinhas. Aliviou, mas não evitou que algumas vezes passasse mal. Porém uma coisa é certa: passar mal sabendo que é apenas uma reação do seu corpo porque você esta carregando seu amorzinho, faz com que não seja tão ruim assim.

Confesso que neste período algumas vezes esquecia que estava grávida, tanto que deixava de aproveitar e usar as filas preferencias, as roupas ainda eram as mesmas e a barriga só eu que enxergava crescendo, para os outros não tinha nada. Mas o que torna esse momento especial é que, assim como seu bebê que é uma sementinha, seu amor por ele e a sensação de maternidade vai crescendo aos poucos nos preparando para o semestre seguinte que é o que mais aproveitamos da gravidez. Mas sobre isso vou contar no próximo post. Até lá!

 

Deixe sua opinião