8 dicas para otimizar sua rotina no lar
| Foto:

Muitas pessoas me perguntam como dou conta de fazer tudo que faço tendo duas crianças pequenas  (3 e 2 anos) e estando grávida.  É verdade que há alguns anos atrás eu também não saberia lhe dizer, mas com amor vamos nos adaptando e crescendo como pessoas. Por isso resolvi compartilhar o que tenho feito até o momento e tem dado certo. Não pretendo parar por aqui! Quero seguir otimizando meu tempo afinal em breve serão três crianças e se Deus me permitir no futuro serão mais ainda :).
Então vamos direto ao assunto:

Primeiro, comigo mesma!

Afinal nossa eficácia é consequência do amor que empregamos no que fazemos. E esse amor tem que ser uma ação de dentro para fora!

  •  Trocar de roupa assim que levantar. Se você fosse trabalhar fora, não sairia de pijama.
  • E não é qualquer roupa! Não é porque vai ficar em casa que tem que ficar desleixada! Aqui o marido odeia moletons, mas eu amo roupas confortáveis que me permitam levantar e agachar, sentar no chão se for preciso? Então procuro até mesmo jeans que possibilitem isso. No calor saias e vestidos são a melhor coisa! Nos mantemos arrumadas, femininas e confortáveis.
  • Manter os cabelos penteados e uma maquiagem (nem que seja apenas uma base+máscara para cílios+ blush+batom). Os membros do meu lar são os primeiros que merecem me ver bem! As pessoas da rua não importa! Além do que quando damos uma ?melhoradinha? no visual nos animados por mais preguiçoso ou difícil esteja o dia.
    #olhadica Você pode me dizer: ah mas você não sabe a loucura que foi minha manhã,  sem chance de passar um pózinho na cara! 
    Olha! Eu sei sim! Sei muito bem! Por isso te digo, quando as crianças dormirem depois do almoço,  ou quando você for rapidinho escovar os dentes, você consegue sim dar um trato na cara! E se fizer isso sempre, vai ficar super prática e rápida!  Lembre-se: até cinco minutos antes do marido chegar do trabalho,  o dia não acabou! Sempre é chance de se cuidar!
  • Procure usar sapatos confortáveis mas não fique de chinelos! Tenho uns chinelos maravilhosos quentinhos e peludinhos mas com eles fico arrastando os pés. Por isso tenho um par de tênis e de sapatilhas que sempre deixo com o solado limpo para ficar dentro de casa. Assim mantenho-me com os pés ágeis e não fico me arrastando.

Agora sim! Vamos às dicas no serviço doméstico! 

  • Otimize seu tempo! Comece a cronometrar e saiba quanto tempo leva para alguns serviços,  como por exemplo limpar a cozinha depois do almoço ou arrumar uma cama. Por quê? Aí vai!
    ? se você sabe que leva 8 minutos para arrumar uma cama, você pode fazer isso enquanto seus filhos assistem um desenho que gostam muito e que dura 10 minutos. Ou se o desenho dura um pouco mais você sabe quantas camas ou o que mais pode fazer nesse tempo.
    ? você consegue se organizar! Por exemplo: meus filhos dormem entorno de 1h30min a tarde, hoje me organizei para nesse tempo limpar a cozinha, tirar uma roupa da secadora, colocar outra para lavar e escrever este texto.
    ? mas?. É claro que você só consegue fazer isso se for disciplinada e não ficar nesse momento vendo mensagens no whatsapp ou dando uma olhadinha no Facebook?. Quem ama não perde tempo! Deixe para fazer isso em outro momento!  Reflita: se você leva 8 minutos para arrumar uma cama, você consegue perder fácil 20 minutos no Facebook!
  • Tenha sempre borrifador à mão! Aqui tenho 4 com produtos específicos (Água Sanitária, Multi-uso diluído, Accel Clean diluído, e um reserva para outro produto que precise). É prático pra limpar um vaso sanitário que teve um xixi escapador, ou para limpar o chão da cozinha depois do almoço se não estiver muito engordurado, ou até para dar uma limpadinha no sofá!
  • Selecione roupas que realmente precisam ser passadas. Sei que nem todo mundo tem secadora de roupa. Para nós Curitibano é quase um item de sobrevivência.  Então quando uso,  procuro tirar a roupa assim que a máquina desliga,  é só passar a mão e dobrar. Isso diminui e muito as roupas que realmente precisam ser passadas além de economizar energia. Quando aqui raramente tem um sol muito bom pra secar roupa, procuro estender bem esticada (sem estragar, é claro) e logo que recolho também já dobro e passo a mão.
  • Separar um dia da semana para dar uma boa limpada do banheiro, outro dia para caprichar na cozinha, e outro nos quartos. Com crianças pequenas e sozinha é quase impossível conseguir limpar tudo num dia só. Então fraciono o trabalho pesado. Isso em conjunto com a refeição do dia. Por exemplo: um dia que a mistura do almoço será ovos e pela tarde não precisa fazer bolo ou outra coisa para o lanche, é o dia de limpar bem o banheiro que demanda mais tempo. Isso pode variar de uma para outra dona de casa, afinal depende das habilidade de cada uma na cozinha e na limpeza.

Essa é minha experiência que espero possa ser útil para quem esteja tendo dificuldades com os cuidados dos filhos, o serviço doméstico e possa até estar desanimada. Lembre-se sempre: seu trabalho tem muito valor! Embora muitas vezes não seja reconhecido, tem Alguém que valoriza muito e é a melhor testemunha de cada amor empregado no dia a dia. Além do que nossos filhos são como esponjas e nos observam em TUDO! Tenha certeza que o amor e carinho que você coloca em cada cuidado tanto com eles, com seu esposo ou com seu lar valerá muito na formação dos pequenos, e esta é a melhor herança que você pode deixar. E por mais tímido ou fechado seja seu esposo, todo seu esforço servirá como reflexão dele e muitas vezes até de motivação para seguir lutando pela família de vocês.

Até a próxima! 😉

Deixe sua opinião