(Fonte: American United for Life)
(Fonte: American United for Life)| Foto:

A ONG norte-americana Americans United for Life divulgou nesta terça-feira seu relatório anual sobre os estados que mais protegem nascituros e suas mães, levando em conta as legislações locais e políticas públicas. O estado de Louisiana foi nomeado como o mais pró-vida dos Estados Unidos, pela 5ª vez consecutiva. Washington ficou com o nada digno título de menos protetor. Esta também é a quinta vez que o estado aparece na pior colocação.

Confiram no mapa abaixo quais são os dez estados norte-americanos que mais protegem a vida humana no ventre materno (identificados com números em branco), e quais são os que deixam muito a desejar nesse quesito (com números em preto).

 

(Fonte: American United for Life) (Fonte: American United for Life)

 

Depois de Louisiana, surgem na lista os estados de Oklahoma, Arkansas, Arizona, Pensilvânia e Texas, como aqueles que tiveram sucesso na luta contra a indústria do aborto no último ano. Na outra lista, acompanhando Washington como exemplos de desleixo na fiscalização da prática, e quase sem iniciativas de proteção aos não nascidos, estão Califórnia, Vermont, Nova York e Connecticut.

Entre outras atividades, a Americans United for Life (AUL) auxilia parlamentares e governos na construção de leis que reduzem os danos trazidos pelo aborto, como políticas de acompanhamento a jovens grávidas. Neste ano a AUL está lançando o Projeto de Proteção da Mulher, uma coletânea de textos que aponta as lacunas existentes na legislação de cada estado norte-americano que fragilizam a situação das mulheres frente a exploração econômica promovida pelas clínicas de aborto.

Vale lembrar que as legislações restritivas e políticas públicas para a redução do número de abortos é o máximo que os estados podem fazer, já que a legalização da prática nos Estados Unidos ocorreu por uma decisão judicial da Suprema Corte, sendo impossível aos estados ou mesmo ao presidente revogá-la.

*****

Curta a página do Blog da Vida no Facebook.

Deixe sua opinião