Coronavírus: associação pede urgente regulamentação do homeschooling
| Foto:

A situação atual é de emergência e de exceção, portanto, distante da realidade na qual o legítimo ensino domiciliar realmente é vivido entre as famílias, e que consiste num ambiente de liberdade, não de confinamento imposto pelo estado. Feita essa ressalva, convém contudo admitir que as peculiares circunstâncias são propícias para desmontar mentiras fabricadas e difundidas por quem odeia a prática de famílias responsáveis e preparadas que escolhem educar os filhos em casa.

Ciente da oportunidade, a Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), em parceria com a Global Home Education Exchange (GHEx) publicou um documento no qual aborda o histórico do homeschooling no Brasil, seu atual status jurídico, a longa espera por regulamentação do Congresso Nacional - que já ultrapassa 25 anos - e os vários projetos de lei municipais e estaduais que tramitam em todo o Brasil.

O documento destaca que "o homeschooling é garantido legalmente em mais de 60 países (Estados Unidos, Rússia, Portugal, França, Austrália, Finlândia, Chile, Colômbia, África do Sul, Japão, Singapura etc.), inclusive pela maioria dos países membros da OCDE , à qual o Brasil é candidato a tornar-se membro".

Diz ainda que "o cenário internacional é de crescimento do interesse pelo homeschooling, inclusive em face da determinação de suspensão de avidades escolares por diferentes países, para controle da pandemia do Coronavirus (COVID-19)" e conclui incentivando a todos que tiverem acesso ao texto para "acolher, respeitar e proteger as famílias educadoras brasileiras", além de pedir "apoio necessário quanto ao reconhecimento do direito já existente, a garantia da liberdade educacional e a regulamentação urgente do tema".

Quer ajudar no reconhecimento desse direito? Acesse o documento no link abaixo, leia e repasse aos parlamentares de sua confiança. O Brasil permanecerá atrasado nessa questão se não houver cobrança firme, constante e respeitosa por parte de todas as famílias entusiastas do tema.

Cenário Atual sobre Educação Domiciliar no Brasil - ANED & GHEx

__________________

Curta a fanpage do Blog da Vida no Facebook

Siga o blogueiro:
Perfil no Twitter
Perfil no Facebook

Deixe sua opinião