7 gênios que foram educados por ensino domiciliar e você nem sabia
| Foto:

Quem é leitor do Blog da Vida está cansado de ler aqui que ensino domiciliar não é política pública, mas sim uma questão de reconhecimento de direitos. Contudo, isso não significa que a busca por excelência pode ser deixada de lado por quem adota a modalidade. A história, aliás, traz exemplos edificantes de pesquisadores geniais que foram educados em casa, ao menos durante parte da infância. Confiram:

 

 

Bertrand Arthur William Russell (1872-1970)

homenagem-a-bertrand-russell-um-dos-mais-admiraveis-pensadores-do-seculo-20

Foi um nobre britânico, filósofo, matemático, historiador e crítico social que é considerado um dos fundadores da filosofia analítica. Após a morte de seus pais, quando ele era muito jovem, ele foi criado por sua avó e educado em casa por tutores. Seu trabalho teve uma influência considerável na lógica, matemática, teoria dos conjuntos, linguística, inteligência artificial, ciência cognitiva, ciência da computação e filosofia, especialmente filosofia da linguagem, epistemologia e metafísica.

Ativista proeminente contra a guerra, ele fez campanhas contra Hitler, Stalin, armas nucleares e a Guerra do Vietnã, entre outras causas. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura “em reconhecimento a seus escritos variados e significativos, nos quais defende ideais humanitários e liberdade de pensamento”.

 

Willard Boyle (1924-2011)

boyle

Vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2009, junto com George E. Smith, pela invenção do circuito de semicondutores de imagem – uma espécie de sensor que permitiu à NASA enviar imagens nítidas à Terra do espaço. Ele também ajudou a desenvolver o primeiro laser de rubi em operação contínua e trabalhou com a NASA para ajudar a determinar onde os astronautas deveriam pousar na Lua. Boyle foi educado em casa por sua mãe até os 14 anos, quando iniciou seus estudos universitários.

 

Erwin Schrödinger (1887-1961)

image

Um físico austríaco que foi muito influente no campo da teoria quântica. Schrödinger propôs uma interpretação original do significado físico da função de onda. Ele também foi autor de muitos trabalhos em vários campos da física, especialmente mecânica estatística e termodinâmica, física dos dielétricos, teoria das cores, eletrodinâmica, relatividade geral e cosmologia. Schrödinger ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio Nobel de Física. Ele estudou em casa até os 10 anos de idade.

 

Soichiro Honda (1906-1991)

honda

Foi um engenheiro e industrial japonês que fundou a Honda, multinacional fabricante de automóveis e motocicletas. Desde criança, Honda ajudava seu pai um ferreiro, com seu negócio de reparos de bicicletas. Ele foi educado em casa até os 16 anos, quando começou a trabalhar como mecânico de automóveis em Tóquio. Hoje, a empresa que fundou é avaliada em bilhões de dólares e tem 72 fábricas distribuídas em todos os continentes.

 

Thomas Edison (1847-1931)

library_of_congress_-_dominio_publico

Mais conhecido como o inventor da lâmpada incandescente, chegou a frequentar a escola aos 7 anos, mas ficou apenas algumas semanas até que sua mãe decidisse educa-lo em casa por conta das críticas dos professores, que o acusavam de ser “distraído” e de fazer perguntas demais.

Caçula de sete irmãos, seu pai era um ativista político exilado do Canadá e sua mãe, professora. Aos 11 anos, ele passou a demonstrar um apetite voraz por conhecimento, lendo livros sobre uma ampla gama de assuntos. Nesse currículo aberto, Edison desenvolveu um processo de auto-educação e aprendizado independente que o serviria durante toda a vida.

 

Benjamin Franklin (1706-1790)

invencoes-benjamim-franklin

Conhecido como um dos “Pais Fundadores dos Estados Unidos”, devido às suas grandes realizações políticas, ele também era músico, cientista, inventor e diplomata. Entre suas descobertas científicas destacam-se aquelas feitas no campo da eletricidade. Ele foi o primeiro a identificar cargas elétricas como positiva e negativa, além de demonstrar que os raios são um fenômeno de natureza elétrica.

Ele entrou na escola aos 8 anos de idade e saiu aos 10. A partir desse ponto foi educado em casa e desenvolveu uma excepcional habilidade para o autodidatismo. Algumas de suas biografias mencionam que, além dos conhecimentos no campo da eletricidade, ele aprendeu sozinho navegação, matemática avançada e dominou cinco idiomas.

 

Albert Einstein (1879-1955)

direto1

Um dos pensadores mais famosos e influentes de todos os tempos, Albert Einstein, é creditado com a descoberta das teorias gerais e especiais da relatividade, cosmologia relativística, teoria quântica do movimento atômico em sólidos e muitas outras teorias e leis científicas. Nascido em 1879, no então Império Alemão, Einsteinmorou com sua família em Munique, onde frequentou uma escola católica dos 5 até os 10 anos de idade, quando seus pais decidiram tirá-lo da escola e contratar um tutor que o ensinasse em casa. O escolhido foi um estudante de medicina judeu chamado Max Talmud que o instruiu nas disciplinas de matemática, ciências e filosofia.

 

*****

Sobre ensino domiciliar, leia também:

 

***

Curta a fanpage do Blog da Vida no Facebook 

Siga o blogueiro:

Deixe sua opinião