Divulgação
Divulgação| Foto:

Não há a menor dúvida de que se trata de um grande filme.

Sinopse: Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kay Graham (Meryl Streep) são editores do The Washington Post. Eles recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e decidem enfrentar de tudo para publicar os bombásticos documentos. 

O filme trata de uma ótima discussão que até hoje (talvez nos dias atuais tenha se agravado), que é a responsabilidade da imprensa em relação à notícia. Existem limites sobre o que pode ou não ser noticiado? Um governo pode impedir ou limitar a atuação da imprensa?

Um dos elementos primordiais de um estado democrático é a liberdade de imprensa, que poderá divulgar, ou não, fatos que tenha acesso sem a interferência estatal. Usando um fato histórico passado com o jornal The Washington Post, o tema é trazido novamente à tona de forma maravilhosa, com a ótima direção de Steven Spielberg e atuações brilhantes de Meryl Streep e Tom Hanks.

Não entrando na discussão de se a imprensa deve ser isenta ou não, até porque o filme não trata desse tema, há de se lembrar que algumas figuras políticas usam como discurso a regulação da imprensa todas as vezes em que são alvos de reportagens que lhe são contrárias. A partir do momento em que a imprensa não for livre para expor os fatos, iniciasse um período de censura que tem a tendência de chegar a um regime ditatorial.

É sempre importante lembrar a frase de Thomas Jefferson: Nossa liberdade depende da liberdade de imprensa, e ela não pode ser limitada sem ser perdida.” 

É verdade que existem as fake news (notícias falsas), mas estas devem ser combatidas pelos atingidos de forma legal, o que evidentemente não significa censura. Assim como a imprensa deve ser livre, também deve ter responsabilidade sobre o que publica, assim como assumir as consequências por cada palavra dita ou escrita.

O filme vale cada centavo, deveria servir como base para todos que pretendem atuar na área do jornalismo, e se possível, quem puder assistir em seguida o filme “Todos os homens do presidente“, o faça, pois são os fatos históricos que acontecem em seguida.

Curta e acompanhe a página do Além da Tela no facebook.

Nota:

4,5

Ficha técnica:

Gênero: Drama
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Josh Singer, Liz Hannah
Elenco: Alison Brie, Austyn Johnson, Bob Odenkirk, Bradley Whitford, Brent Langdon, Bruce Greenwood, Bryan Burton, Carrie Coon, Christopher Innvar, Coral Peña, David Cross, Deborah Green, Deirdre Lovejoy, Gary Wilmes, Jennifer Dundas, Jesse Plemons, Jessie Mueller, John Rue, Justin Swain, Kelly Miller, Luke Slattery, Matthew Rhys, Meryl Streep, Michael Cyril Creighton, Michael Devine, Michael Stuhlbarg, Pat Healy, Philip Casnoff, Rick Holmes, Robert McKay, Sarah Paulson, Sasha Spielberg, Stark Sands, Tom Hanks, Tracy Letts, Will Denton, Zach Woods
Produção: Amy Pascal, Kristie Macosko Krieger, Steven Spielberg
Duração: 116 min.
Ano: 2017
País: Estados Unidos
Classificação: 12 anos

Trailer

Deixe sua opinião