Divulgação
Divulgação| Foto:

Por Raquel Pompeu

E mais um ano se inicia. De dezembro a janeiro, a felicidade do “Feliz Ano Novo!” nos acompanha. Porém, no decorrer dos meses, vai tornando-se apenas mais um ano que deveria acabar logo. Por quê?

Antes de responder, sugiro que você reserve um tempo para acompanhar o dia a dia de Tom e Gerri. Não, não é aquela famosa dupla de gato e rato dos desenhos animados. É um simples casal sexagenário, digno de atenção justamente por causa da sua simplicidade, generosidade e companheirismo.

Gerri é psicóloga e trabalha num hospital. Tom é engenheiro geólogo e, como todos dizem, trabalha cavando buracos. Eles têm um filho de 30 anos, chamado Joe, que não mora na mesma casa mas faz visitas constantes e empresta o seu antigo quarto para os hóspedes. Geralmente, hóspedes problemáticos. Sim, além de lidar com os problemas de seus pacientes, Gerri também lida com problemas de amigos e familiares. Nestes casos, Tom ajuda sua esposa a encher de amor os buracos dos corações e das barrigas. O casal não dispensa uma boa ceia.

Eles vivem a essência da vida de janeiro a dezembro, não apenas de dezembro a janeiro. Os dias passam, as estações passam, os anos passam, as pessoas passam, mas cada momento recebe uma dedicação amorosa, mesmo que o começo-meio-fim da história não seja o imaginado.

Como diria Tom: “Quanto mais envelhece, mais relevante as coisas se tornam”, talvez por isto o vinho apareça em várias cenas. Assim como a horta e as flores, representando a paciência de cultivar. E, como bem entendeu Gerri, somos e deixaremos parte na História. Provavelmente, esta psicóloga, mãe e amiga perguntaria: Qual é a sua melhor parte?       

Curta e acompanhe a página do Além da Tela no facebook.

Nota:

5

Sinopse: Primavera, Verão, Outono e Inverno. É assim que a vida pacata de um casal de meia idade passa calmamente ao sabor dos anos. São felizes e de bem com a vida, contrastando com a frustração de amigos e parentes que os cercam. Mike Leigh encanta de novo, pois retrata com maestria tanto os bem sucedidos, unidos, esperançosos quanto os fracassados, solitários, sem esperança alguma de felicidade. Mike Leigh faz filme para aqueles que gostam de se maravilhar com um pouco das banalidades e sutilezas da vida.

Ficha técnica:

Título: Another Year (original)
Gênero: Drama
Direção: Mike Leigh
Roteiro: Mike Leigh
Elenco: Lesley Manville, Jim Broadbent, Ruth Sheen
Trilha Sonora: Gary Yershon
Duração: 129 min
Ano: 2010
País: Reino Unido
Distribuidora: Momentum Pictures
Estúdio: Thin Man Films, Film4, Focus Features
Classificação: 12 anos

Trailer

Deixe sua opinião