Divulgação
Divulgação| Foto:

Qualquer amante de cinema que buscar um filme baseando-se no elenco, não pode nunca desconsiderar esta produção. Reunir grandes nomes como Meryl Streep, Julia Roberts, Abigail Breslin, Benedict Cumberbatch, Chris Cooper, Ewan McGregor e Juliette Lewis não é uma tarefa fácil, e colocá-los juntos com um ótimo roteiro é mais incomum ainda.

Ok, mas nem tudo são flores neste filme. 

Por muitas vezes vemos notícias de famílias desestruturadas, em que o convívio é sempre em pé de guerra. Ninguém nem mesmo se suporta, e se puderem evitar, não vão se encontrar mesmo. Em cada família há um estopim que pode ser uma doença de um familiar, a forma como foi a criação em casa, etc., e neste filme podemos ver o caso em que os membros da família não se suportam e se encontram por pura obrigação. Não se amam e não se perdoam.

Cada família tem uma história e no decorrer do filme podemos ver que a “vilã” (sim, há uma vilã que passa logo a ser odiada por todos) age em decorrência do que viveu em sua infância e adolescência. Ela é apenas um reflexo (talvez até mais distorcido) de quem a criou. Vale também ser vista a forma como cada uma de suas filhas cresceu e o que se tornaram.

Muitos são assim hoje e não conseguem ver. Vários reagem de acordo como aprenderam, agem de acordo com o que vivenciaram. Se tiveram amor, darão amor. Se tiveram descaso, darão descaso. Se tiverem violência, será isto que darão.

O filme é um exemplo de algo ruim, é verdade, pois mostra uma família destruída pela falta de amor (ou por um amor distorcido), mas nos serve como alerta para repensar nossas atitudes em família, pois nos mostra uma realidade muito alarmante e que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum.

Não me decepcionei com a produção e muito menos com as atuações (Meryl Strepp fantástica e Julia Roberts também dá um show) e como obra cinematográfica eu indico para qualquer pessoa, seja pelo drama muito bem escrito ou pelas atuações. No final das contas, é um ótimo filme com uma mensagem preocupante.

Não é um filme para crianças, mas pode ser útil para o futuro delas.

Nota:

4

Sinopse: três irmãs precisam se encontrar depois de anos separadas. Além de lidar com a mãe problemática, durona e racista Violet (Meryl Streep), elas vão ter que lidar com suas diferenças e traumas. Barbara (Julia Roberts) está lidando com o término de um casamento; Karen (Juliette Lewis) está se casando pela primeira vez depois de alguns relacionamentos frustados e Ivy (Julianne Nicholson) ainda vive com os pais e mantém um relacionamento escondido com o primo. É daí que emergem conflitos que podem fazê-las abandonar o convívio familiar para sempre.

Ficha Técnica:

Gênero: Drama
Direção: John Wells
Roteiro: Tracy Letts
Elenco: Abigail Breslin, Benedict Cumberbatch, Chris Cooper, Dermot Mulroney, Ewan McGregor, Julia Roberts, Julianne Nicholson, Juliette Lewis, Margo Martindale, Meryl Streep, Misty Upham, Sam Shepard
Produção: George Clooney, Grant Heslov, Harvey Weinstein
Trilha Sonora: Gustavo Santaolalla
Duração: 121 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: The Weinstein Company
Classificação: 12 anos
Informação complementar: Baseado na peça de teatro de mesmo nome escrito por Tracy Letts vencedora dos prêmios Pullitzer e Tony.

Trailer

Deixe sua opinião