Divulgação
Divulgação| Foto:

Por Raquel Pompeu

O filme da diretora luxemburguesa Anne Fontaine, lançado no Brasil em julho deste ano, foi destaque no Festival de Cinema Francês 2016 e conta o drama de uma comunidade religiosa feminina (Ordem Beneditina) onde freiras sofreram estupro coletivo pelos soldados soviéticos poucos meses antes do fim da II Guerra Mundial. É baseado em fatos reais ocorridos na Polônia em 1945 e traz uma reflexão sobre a guerra e a fé.

A cineasta diz que “de acordo com as notas redigidas por Madeleine Pauliac, a médica da Cruz Vermelha inspiradora do filme, 25 freiras foram violadas no seu convento – algumas 40 vezes seguidas -, 20 foram mortas e cinco tiveram de enfrentar a gravidez”.

O filme não apresenta cenas de guerra, mas suas consequências nefastas como a pobreza, os feridos e a violação das mulheres. Esta última num convento e, por isso, um conflito a mais: a crise de fé. Com a quebra forçada do voto de castidade e gravidezes simultâneas, acompanhamos a vida de religiosas que precisam fazer escolhas em situações inesperadas de grande sofrimento mantendo a fé.

Juntamente com a fotografia do filme, no inverno de cores frias e ambiente isolado na natureza, refletimos sobre nossa vida, nossos momentos difíceis, nossa resistência pela oração, nossas escolhas. O fato de a protagonista médica ser ateia mostra que o amor e a ajuda de Deus podem vir de onde menos esperamos. Esta ajuda aconteceu tanto para as religiosas quanto para a médica.

Curta e acompanhe a página do Além da Tela no facebook.

Nota:

4

Sinopse: Polônia, II Guerra Mundial. A jovem Mathilde, interpretada por Lou De Laâge, é uma médica francesa que atua na Cruz Vermelha cuidando dos sobreviventes. Um dia se depara com a visita de uma freira polonesa, que apesar de não falar francês, deixa claro a necessidade urgente de ajuda. A princípio se nega por causa de algumas regras da filial, mas logo depois decide arriscar e começar uma jornada intensa, física e espiritualmente. No convento, é encaminhada a uma jovem grávida prestes a dar à luz. Mathilde realiza o parto, porém, aquele era só o começo de um grande segredo que aos poucos vai se revelando e transformando a vida da médica.

Ficha técnica:

Título: Les Innocentes (Original)
Gênero: Drama
Direção: Anne Fontaine
Roteiro: Anne Fontaine, Pascal Bonitzer, Alice Vial, Sabrina B. Karine
Elenco: Lou de Laâge, Agata Kulesza, Agata Buzek, Vincent Macaigne
Trilha Sonora: Grégoire Hetzel
Duração: 115 min.
Ano: 2016.
País: França e Polônia
Distribuidora: Mars Distribution (France)
Estúdio: Aeroplan Film / France 2 Cinéma / Mandarin Cinéma / Mars Films / Scope Pictures
Classificação: 12 anos

Trailer

Deixe sua opinião