Divulgação
Divulgação| Foto:

Quando vi o trailer deste filme eu fiquei muito interessado em vê-lo, e quando assisti foi algo melhor do que eu esperava. É uma lição para nossas vidas, colocada de forma grandiosa e brilhante.

O filme nos mostra um homem que durante muitos anos se fechou em seu laboratório (fazendo o mesmo com a sua vida) de fotografia na revista Life e passou a viver de sonhos, alguns grandiosos e até mesmo impossíveis. Deixou de experimentar a vida, pois até mesmo para falar com uma mulher bonita que lhe interessava ele tinha medo. Perdeu a esperança e a coragem, se limitou a ficar sonhando e realizando feitos imaginários.

O irônico é que ele trabalha em uma revista que tem desde seu nome uma inspiração diferente (“life” é “vida” em inglês), ainda mais quando se vê o lema da revista: Ver o mundo. Encontrar o outro. Sentir. Esse é o propósito da vida.

Muitas vezes agimos como Walter Mitty, criando nossos limites e, ao mesmo tempo, criando realidades imaginárias perfeitas, com todo êxito possível. Muitos sabem todos os passos certos para a vitória certa, mas não movem uma palha para que isso ocorra.  Muitas pessoas se escondem em seus sonhos e medos, não possuem coragem para sair de si mesmos e preferem ficar protegidos em suas zonas de conforto. Vemos muitos Walter Mittys por aí.

Claro que no filme ele resolveu sair de seu esconderijo e se jogar em uma grande aventura sem planejamento, mas foi preciso acontecer algo novo e inesperado para que isso ocorresse. O mesmo vale para que saíamos de nossos laboratórios escuros, precisamos de algo que nos impulsione e tire de nossos confortáveis sofás, ou mesmo da frente de nossos computadores (ou celulares).

Para mim o cinema me dá a oportunidade de aprender com estórias contadas, sendo que muitas vezes consigo me identificar (ainda que em parte) com alguns personagens, e aqui consegui me ver em muitos aspectos sendo igual a Walter Mitty. É claro que simplesmente largar tudo para sair sem planejamento em uma missão (ou viagem, ou trabalho, etc.) nos parecer ser uma loucura (e muitas vezes é), mas não podemos nos esconder e ficar apenas sonhando. Como podemos ver no filme … “a vida é sobre coragem e ir ao desconhecido”.

O filme tem uma bela fotografia, trilha sonora muito bem escolhida (a escolha de Space Oddity, de David Bowie, foi perfeita), e nos faz ter o desejo de largar nossas comodidades e buscar uma vida nova.

Nota:

4,5

Ficha Técnica:

Gênero: Aventura
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Steve Conrad
Elenco: Ben Stiller, Kristen Wiig, Shirley MacLaine, Sean Penn, Jon Daly, Kathryn Hahn, Terence Bernie Hines, Adam Scott, Paul Fitzgerald, Grace Rex, Adrian Martinez, Marcus Antturi, Gary Wilmes, Joey Slotnick, Stuart Cornfeld
Produção: Ben Stiller, John Goldwyn, Samuel Goldwyn Jr., Stuart Cornfeld
Trilha Sonora: Theodore Shapiro
Duração: 114 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Estreia: 20/12/2013 (Brasil)
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Red House Entertainment / Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação: Livre

Trailer

Deixe sua opinião