Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
collage-walmart logo
Curiosidades

As 10 maiores empresas familiares do mundo

Algumas das maiores corporações do mundo começaram numa conversa de família

Você sabia que algumas das maiores empresas do mundo são lideradas por famílias e têm a participação de gerações de pais e filhos em seu desenvolvimento? O banco suíço Credit Suisse compilou em 2015 uma lista das 920 maiores empresas do mundo comandadas por famílias, isto é, em que apenas uma família possui pelo menos 20% da companhia.

Elas estão localizadas em 35 países e 64% delas estão na Ásia. Entre as dez primeiras, porém, predominam empresas norte-americanas – cinco – e europeias – quatro. Confira quais são:

 

  1. Novartis

novartis - suica

 

A empresa, que hoje é uma das maiores farmacêuticas do mundo e vale 279 bilhões de dólares, foi criada em 1996 com a fusão entre a Sandoz e a Ciba-Geiby. A Sandoz foi fundada em 1886 por Edouard Sandoz, cujos descendentes possuem uma fatia significativa da Novartis. A sede da empresa é em Basileia, na Suíça.

 

  1. Roche

Roche_Building

 

A farmacêutica que começou fabricando xaropes para tosse em 1896 ainda é comandada pelos herdeiros de Fritz Hofmann-La Roche, seu fundador. Avaliada em 254 bilhões de dólares, a Roche também é sediada em Basileia.

 

  1. Walmart

walmart_super

Fundada por Sam Walton em 1962, nos Estados Unidos, a rede de lojas de departamento já foi a maior multinacional do mundo e hoje vale 241 bilhões de dólares. A família Walton ainda é dona de metade do Walmart, com três de seus filhos e uma nora na banca de diretores e o genro de um deles como presidente. A sede da empresa é em Bentonville, no estado norte-americano do Arkansas.

 

  1. Facebook

fb

Sim, o Facebook também tem um histórico familiar. O pai de Mark Zuckerberg possui 2 milhões das ações da empresa como agradecimento por ter emprestado dinheiro nos primeiros anos do Facebook. A empresa, sediada em Menlo Park, na Califórnia, hoje é avaliada em 225 bilhões de dólares.

 

  1. Anheuser-Busch InBev

abinbev-reuters

Aquela que hoje é a maior cervejaria do mundo é uma fusão entre a brasileira Ambev e a belga Interbrew, que incorporou ainda em 2008 a Anheuser-Busch. Avaliada em 197 bilhões de dólares, a empresa sediada em Leuven, na Bélgica, é comandada pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.

 

  1. Oracle

oracle-733x465

A empresa do ramo de tecnologia foi fundada em 1977 por Larry Ellison, que a preside e divide a propriedade com os seus filhos. Está avaliada em 192 bilhões e sua sede é em Redwood City, na Califórnia.

 

  1. Samsung Electronics

6-samsungelect

O CEO da empresa é Lee Kun-Hee que foi responsável, junto com o pai, por transformá-la em um grande conglomerado de tecnologia. O filho de Lee, Jay Y. Lee, é o vice-presidente e as filhas, Boo-Jin e Seo-Hyun, também ocupam cargos de chefia. Sediada em Seul, a empresa é avaliada em 174 bilhões de dólares.

 

  1. Volkswagen

Volks

Através da Porsche Automobile Holding, a maior parte da Volkswagen pertence à família Piëch-Porsche, descendentes do fundador da Porsche, Ferdinand Porsche. Cinco membros da família estão no comando da empresa alemã, avaliada em 120 bilhões de dólares e sediada em Wolfsburg.

 

  1. Kinder Morgan

Kinder Morgan sign

Avaliada em 90 bilhões de dólares, a empresa do ramo de energia foi cofundada por Richard Kinder, que, junto com a esposa Nancy, é um dos maiores filantropos de Houston, no Texas.

 

  1. Nike

NikeDC2

Sediada em Beaverton, no Oregon, Estados Unidos, a empresa foi fundada em 1964 por Phil Knight. Ele e seus filhos controlam a maior parte da empresa até hoje.

 

Com informações de Infomoney.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também