Bigstock
Bigstock| Foto:

Uma família cristã que cultiva o hábito da oração e meditação da Bíblia na igreja e estende essa prática em casa pode encontrar respostas rápidas para fragilidades que surgem no dia a dia. O Concílio Vaticano reconhece a família como uma “igreja doméstica”. Por isso apresentamos exemplos significativos em que Jesus Cristo, convivendo com seus discípulos e o povo, valorizava as relações familiares. Nem todas famílias vivem à luz da Bíblia, mas mesmo aquelas que não praticam a religião cristã podem enxergar certas orientações contidas em seus livros. A leitura regular da Bíblia pode transformar sua casa e contribuir com o amadurecimento da fé do casal e também dos filhos. Por isso, sugerimos sete passagens bíblicas para serem partilhadas antes de uma oração familiar. Para começar, no livro de Atos já há uma promessa feita a quem busca a salvação dos seus. “Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.31).

1. Jesus e sua família (João 2. 1-11)

Se inspirar na própria família que Deus escolheu para Jesus aqui na terra é uma ótima maneira de demonstrar aos seus filhos como era seu relacionamento com sua mãe Maria e seu pai José. Ambos abriram mão de muitas coisas em prol do Messias e doaram as vidas a serviço do reino de Deus. Maria por exemplo esteve ao seu lado dele do nascimento até sua morte e ressurreição. Foi ela que participou e incentivou seu primeiro milagre ao transformar água em vinho em Bodas de Canaã (João 2. 1-11). Essa passagem mostra a importância de uma mãe interceder pelo filho em todos os momentos. A maneira como Jesus honrou seus pais também é uma forma de exortar seus filhos.

2. Filho pródigo (Lucas 15: 11-32)

Essa é uma parábola contada por Jesus bem útil para orientar seus filhos sobre o arrependimento e perdão. Se há algo que precisa ser perdoado entre vocês, esse será um momento para resolver essa questão.  O filho arrependido volta à casa de seu pai depois de desperdiçar os bens que ele mesmo reivindicou. Mesmo assim o pai o recebe de braços abertos, oferecendo-lhe um banquete. Aproveite essa leitura para aconselhar seus filhos a perdoar sempre. O perdão precisa ser um exercício diário.

– “Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo”. (Efésios 4. 32)

3. Jesus cura um cego de nascença (João 9. 1-9)

Jesus cruzou o caminho de uma família que passava por problemas como tantas outras. O filho de um casal nasceu cego e os pais ansiavam pela cura do jovem. Mas seus discípulos o questionaram se essa condição era culpa dele ou dos pais e Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”. Tendo dito isso, cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos. O cego então se lavou e voltou enxergando.

4. Jesus entra na casa das irmãs Maria e Marta (Lucas 10. 38-42)

Nesse episódio da vida de Jesus, Marta é exortada por Ele porque ela andava sempre muito preocupada com seus afazeres e deixava de dar atenção a questões que fariam diferença em sua vida. Na verdade, Ele humildemente se deixa ser servido pelas irmãs de Lázaro para mostrar o caminho da salvação a elas.

“Mas respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes uma só. Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada”.

5. Encontrou dois irmãos que disputava uma herança (Lucas 12. 13-34)

Nessa passagem, um jovem pede a Jesus para interceder para que seu irmão divida a herança de que é direito. Mas ao invés disso, Jesus o advertiu. “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”.

6. Uma mãe pediu ajuda para sua filha (Marcos 7. 24-30)

Há aquelas pessoas que só procuram a Deus na dor, em vez de buscar pelo amor que é um caminho mais simples. Ao viver um grande desespero, uma mulher cananeia, que via sua filha possessa, pediu a Jesus para interceder por ela. “Ó mulher, grande é a tua fé! Que te seja feito como queres! Pelo que disseste, vai: o demônio saiu da tua filha”. Depois desse momento sua filha ficou curada.

7. A mãe dos filhos de Zebedeu faz um pedido a Jesus (Mateus 20. 20-21)

O amor entre Jesus e seus discípulos contagiava a todos, inclusive os pais deles. A mãe de Tiago e João, por exemplo, tinha uma grande empatia por Jesus e certa vez lhe fez um pedido especial: “Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se  com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: ‘O que tu queres?’ Ela respondeu: ‘Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda’. Ela desejava que eles continuassem juntos sempre. Essa passagem pode ser uma oportunidade para ensinar seu filho ou filha a contar sempre com a intercessão de Jesus durante a vida toda.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Deixe sua opinião