Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Filme/Extraordinário
Filme/Extraordinário
Educação dos filhos

7 filmes que falam sobre autoestima para as crianças

Mais do que somente emocionar e divertir, os filmes também podem funcionar como um estímulo à autoestima dos seus filhos

Que criança não gosta de um bom filme? Ainda mais quando tem a companhia dos pais durante a sessão. Então, prepare a pipoca e escolha uma opção entre essa seleção de filmes que separamos para os pais falarem sobre autoestima com seus filhos. Pode ser uma ótima oportunidade para conversar sobre alguma fase difícil que eles estejam atravessando, além de ajudá-los a se conhecerem melhor e ganharem autoconfiança.

“Os filmes podem ser usados como recurso e ferramenta para potencializar a autoestima das crianças. Se utilizado pelos pais e educadores de uma maneira adequada, pode atingir esse objetivo, ainda mais se causar alguma discussão sobre questões relacionais”, orienta a psicóloga Gleice Justo.

Aproveite essa oportunidade para fazer com que seu filho acredite mais em si mesmo. “Você pode explorar essa ocasião e iniciar uma conversa após o término do filme para esgotar todas as dúvidas e questionamentos que eles têm sobre a história. Não esqueça que o olho no olho e o diálogo são sempre fundamentais”, sugere a especialista.

A lista que o Sempre Família sugere hoje, além de emocionar, vai divertir e incentivar uma boa conversa para toda a família. Para tirar melhor proveito do filme, escolha alguma história que tenha relação com a fase que a criança está vivendo, seja em casa ou na escola. As seguintes animações e produções destacam desafios comuns vividos por personagens infantis no cinema e na vida real. Confira:

1. Como estrelas na Terra (2007)

Se o motivo que está deixando seu filho pra baixo vier da escola, essa é uma boa opção para você enaltecer o papel do professor, que poderá auxiliá-lo nessa fase. Às vezes, a dificuldade no aprendizado pode ser o motivo que o tem deixado de acreditar em si mesmo. Portanto, a história do pequeno indiano Ishann, de nove anos, que sofre com a rigidez do pai e a impaciência dos professores até descobrir que sua dificuldade de aprender se deve à dislexia, pode ajudar seu filho a superar esse momento. O filme destaca a diferença que um professor sensível pode fazer na vida de uma criança com dificuldades de aprendizado. A autoestima do seu filho pode melhorar se conhecer essa experiência positiva.

2. Extraordinário (2017)

E se o que estiver atrapalhando o desempenho escolar dele for o bullying praticado por colegas de classe, a história de Auggie, um garoto de 10 anos, também pode ajudá-lo a superar essa fase, além de enxergar o valor que a família tem e a importância das amizades verdadeiras. Com esse filme, ele pode voltar a acreditar em sua força interior lembrando sempre que deve estar rodeado de pessoas boas.

Em o “Extraordinário”, o pequeno Auggie mudou radicalmente a vida da família quando nasceu. Com uma deformidade facial, ele precisou de 27 cirurgias para voltar a respirar e a enxergar. Um verdadeiro guerreiro. Mesmo com a presença e apoio dos pais em todas as batalhas no início da vida, ele precisou enfrentar alguns problemas, como o bullying na escola. Vocês vão se emocionar com essa história que mostra que é possível enfrentar qualquer problema se a família estiver unida.

3. A pequena Miss Sunshine (2006)

Dias difíceis chegam para todo mundo, então aproveite essa oportunidade para fazer com que seu filho acredite mais em si mesmo e descubra que todos os membros da família também têm problemas, mas que sempre podem contar uns com os outros diante das adversidades. Nessa história, a pequena Olive sonha em participar de um concurso de beleza e vive uma inusitada viagem com os familiares que precisam correr contra o tempo para que ela realize esse sonho. Com o apoio da família, mesmo desacreditada, ela consegue se apresentar.

4. It: A Coisa (2017)

Oito crianças precisam superar seus medos para vencer “It: A Coisa”. Para isso, o grupo se une ao descobrir que Pennywise é o responsável pelo desaparecimento de crianças na cidade. Somente com a união deles é que o palhaço cruel que se alimentava de medos morre. A superação dos medos às vezes é necessária para sua autoestima melhorar.

5. A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005)

Em a Fantástica Fábrica de Chocolates vocês vão perceber também que Joe é outro vovô que faz tudo pelo neto. O ancião ajuda o jovem Charlie a realizar um desejo de infância – conhecer a fábrica – e mesmo diante dos desafios, permanecem unidos até o final. É importante que a criança tenha alguém que acredite em seus sonhos para continuar motivada.

6. Viva – A vida é uma festa (2017)

É graças ao incentivo da vovó Coco que Miguel, um garoto de 12 anos, persiste no sonho de se tornar músico, mesmo que não tenha aprovação do resto da família. Só com a ajuda da matriarca que ele consegue chegar lá. O filme “Viva – A Vida é Uma Festa” retrata esse elo emocional entre os dois, mostrando às crianças a importância do apoio da família na realização de seus sonhos.

7. Procurando o Nemo (2003)

Uma das animações mais famosas deste século pode ensinar muitas coisas aos seus filhos. Nesse filme, vocês vão encontrar muitas lições. Já no primeiro dia de aula, o peixinho Nemo ignora os conselhos do pai protetor e é capturado por um mergulhador. Enquanto ele tenta se livrar dessa enrascada, o seu pai tenta resgatá-lo. Essa aventura vivida pelo peixe mostra que com confiança o objetivo sempre pode ser alcançado.

 

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também