Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

5 truques para ensinar seus filhos a serem mais organizados

Comece com atividades simples, porque a força da repetição fará o hábito, e quando menos esperar, seu filho estará ordenando as coisas sozinho

É preciso disciplina para ser alguém organizado, se para um adulto essa já é uma dificuldade a ser vencida, imagine só para uma criança que ainda está aprendendo tanto sobre o mundo em que vive. Mas há pequenos truques que podem ser ensinados ainda na infância e que facilitarão a vida do seu filho no futuro – e quem sabe ajude até mesmo a vocês, pais e mães, no presente. A chave de todo esse processo é a motivação e a maneira como se faz o pedido à criança. “Vamos explorar o armário e conhecer o que há nele?”, você pode dizer ao seu pequeno. E apesar de parecer uma frase boba, ele ficará curioso em saber o que há naquele mundo desconhecido.

Então, quando estiver com a criança, atribua a ela pequenas tarefas durante aquela atividade, fazendo com que ela se sinta importante para o resultado final. Ela pode ser a responsável por verificar quais roupas devem ser lavadas, por exemplo. E não esqueça de ensiná-la sobre aquele processo mostrando em que lugar cada item deve ser colocado e como. A repetição também é importante para a fixação daquela tarefa. Lembre ela ainda, de que tudo o que é tirado de um lugar deve ser colocado novamente. Abaixo trazemos mais alguns truques rápidos para ajudar seus filhos a serem mais organizados:

1. Para que seja mais fácil para a criança colocar tudo nos seus devidos lugares, você pode decorar o quarto dela com cestas, baús, caixas e prateleiras coloridas. Cada uma delas receberá um item específico e por terem cores diferentes será mais rápido para que a criança compreenda as divisões.

2. Para ajudar as crianças a classificar os itens, a sugestão é identificar cada caixa também com um desenho feito à mão ou imagem de fácil compreensão dela, e que seja relacionado ao item que aquele espaço receberá.

3. Explique aos seus filhos que a organização não é só relacionada a objetos, mas a pessoas e o seu bem-estar. Por isso, explique que ele deve andar com os casacos abotoados, com os cadarços amarrados, meias limpas e etc.

4. Comece com atividades simples. Hoje peça que ele leve a roupa que tirou ao chegar da escola até o cesto na lavanderia, amanhã peça que ele coloque os tênis na sapateira da entrada de casa, pela manhã sugira que ele saia do quarto com sua cama minimamente organizada e assim por diante. A força da repetição fará o hábito e logo ele fará não só isso, mas muito mais.

5. A ordem é uma virtude acessível a todos, desde o mais novo ao mais velho da casa. Por isso é importante que os pais sejam exemplares em suas atitudes nessa área e que incentivem até mesmo o filho mais novo, a devolver de onde tirou seus brinquedos, por exemplo. Um ursinho de pelúcia não volta para a prateleira sozinho, então os pais devem mostrar como ele deve fazer. Crianças aprendem muito pelo exemplo e certamente guardarão suas recomendações.

Com informações de Hacer Familia

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos  Twitter.

Leia também