Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

5 maneiras de estar presente na vida dos filhos mesmo com a rotina corrida

Se você esperar ter tempo para ficar com os filhos, nunca vai ter: é preciso ser proativo na decisão de dar prioridade a eles

Ser um pai ou uma mãe presente na vida dos filhos pode ser um desafio quando o trabalho nos sobrecarrega e demanda muito tempo e energia. Por isso, é importante não se deixar levar pela enxurrada de tarefas e ter pró-atividade na organização da nossa agenda, garantindo assim, momentos de qualidade com os filhos. Aqui estão cinco dicas simples, mas valiosas e que podem te ajudar

1. Planeje-se

Se você esperar ter tempo para ficar com os filhos, nunca vai ter. É preciso colocar esses momentos na agenda e entendê-los como prioridades. Reuniões na escola e eventos esportivos ou artísticos, dos quais seus filhos participam, devem estar em seu cronograma como qualquer compromisso de trabalho, por exemplo. Assim como os passeios em família e outras atividades com os pequenos.

2. Evite viagens de mais de um dia

Se o seu trabalho requer viajar, procure evitar passar a noite fora. Se houver a possibilidade de sair de casa bem cedo no dia do compromisso, faça isso. E tente o máximo possível voltar no mesmo dia, para poder jantar com a família e colocar as crianças na cama.

3. Resolva pequenas pendências fora de casa

Quando for possível e apropriado, use o seu horário de almoço ou seus intervalos para resolver pequenas pendências pessoais ou profissionais que, do contrário, você precisará fazer em casa – como telefonemas, e-mails, pesquisas de preços e outras tarefas. Assim, o seu tempo em casa vai ser da sua família.

4. Mantenha contato

Estar presente fisicamente é importantíssimo. Mas mesmo quando você não conseguir, assegure-se de manter contato. Com toda a tecnologia que temos à nossa disposição, já não há desculpa para não estar pelo menos virtualmente presente. Ligue para eles, mande mensagens, faça conversas por vídeo quando estiver longe, mas não se ausente completamente.

5. Adie seus sonhos

Pode ser algo difícil de se pensar. Mas colocar a família em primeiro lugar deixando alguns sonhos para o médio e longo prazo, pode ser benéfico. Pode ser que você tenha o sonho de alcançar um grau acadêmico, abrir um novo negócio, desenvolver um hobby ou atuar em alguma ONG, igreja ou na política. Ou talvez haja uma boa promoção, que você sempre desejou, mas que vai exigir muito mais tempo do que o seu cargo atual. Então é preciso discernir. Pode ser difícil dizer “não” agora, mas não há progresso se a nossa vida familiar é gravemente prejudicada. Muitos sonhos podem ser adiados. A convivência com seus filhos, não.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também