Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

5 formas de negligenciar os filhos que todo pai e mãe devia evitar

Aprenda a libertar-se dos hábitos que excluem da sua vida as pessoas que mais ama

A cena se tornou terrivelmente comum: pais e filhos sentam-se à mesa para uma refeição, mas o que era para ser um momento de conversa e autêntica união é substituído por alguns minutos de checagem em redes sociais via celular. Enquanto isso, as crianças procuram distrações para não se sentirem tão solitárias. Essa é apenas uma das formas de negligenciar os filhos que se tornaram verdadeiras pragas em nosso tempo. O Sempre Família listou algumas. Confira e policie-se para não cometê-las.

 

1) Dispositivos eletrônicos

Essa tem sido uma das formas mais comuns de negligência. Os pais ficam com os olhos tão colados em seus smartphones e notebooks, que não percebem mais os filhos que estão muitas vezes na sua frente.

Qual a solução? Guarde seus dispositivos eletrônicos quando estiver com eles. Será que uma foto a mais em seu smartphone ou uma mensagem de redes sociais ainda não lida valem mais do que o tempo com seu filho?

 

2) Distrações

Obviamente não são só os dispositivos eletrônicos que tiram a atenção dos pais em relação a seus filhos. Há uma infinidade de outras situações que desviam o olhar do que é realmente importante. As séries de televisão, alguma atividade física e os excessivos compromissos de trabalho, por exemplo.

Qual a solução? Aprenda a dizer não às distrações. Prioridades são prioridades e esse “não” tem de ser permanente. É preciso colocar as coisas em sua devida ordem de importância e a família deve estar em primeiro lugar.

 

3) Listas de tarefas

Todos têm suas listas do que fazer durante o dia. Há quem seja bastante rigoroso com a agenda diária, inclusive. Mas é importante que haja um limite para isso também. Nem sempre uma lista de afazeres será eliminada completamente durante o dia e está tudo bem se isso acontecer. Principalmente se algumas dessas atividades forem trocadas por momentos com seus filhos.

Qual a solução? Entender que listas de afazeres nunca serão listas de “tudo feito”. É que não importa o quanto você faça hoje, amanhã terá mais e mais coisas a realizar.

 

4) Orgulho

Infelizmente uma das razões mais comuns para que os pais negligenciem seus filhos é o fato de que eles sentem medo de não conseguirem manter a imagem de adulto de sucesso, que dá conta de todos seus afazeres e tem uma ótima vida social. Esses pais estão tão ocupados com seu sucesso e com o que as outras pessoas vão pensar deles, que deixam os filhos em segundo plano.

Qual a solução? Esqueça o que as outras pessoas pensam. Dance com sua filha e corra no parque com seu filho. Não deixe que a vontade de impressionar os outros se sobressaia ao desejo de ser o herói de seus filhos. Isso lhe custará momentos preciosos que não voltam mais.

 

5) Trabalho

Quando o trabalho começa a tomar conta de sua vida e você já não chega mais no horário para o jantar, ou pior, leva tarefas do escritório para a sala de casa, está mostrando aos seus filhos que aquilo é o que você tem de mais precioso na vida. Dessa maneira os filhos acabam recebendo somente migalhas do seu tempo.

Qual a solução? O trabalho fica no trabalho. Quando for a hora de ir para casa você deve ir e, se possível, não levar tarefas consigo. Se for inevitável, que deixe alguma tarefa para amanhã, espere até que as crianças tenham ido dormir ou estejam em suas próprias atividades, para resolver as pendências. Nunca, em hipótese alguma, as faça em frente a eles.

 

Com informações de All Pro Dad

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também