Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
collage-anos 80
Entretenimento

20 guloseimas que marcaram a infância nos anos 80 e 90

Se você foi criança nessa época, vai lembrar com saudade desses docinhos deliciosos

 Vai dizer que seus olhos não brilham quando você entra no mercado e encontra um daqueles doces da sua infância à venda novamente. Ô tempo bom e também arriscado! Era o perigo de engasgar com a tal bala Soft… “Tira isso da boca agora!”, gritava a vó; ou tomar aquele suquinho quase venenoso, em plásticos no formato de carrinhos ou celulares; também tinha a diversão de mascar dois sabores de chicletes em um só, com o Ploc de Horteluva, Morancaxi e Tutilanja; e os Huevitos ou DinOvo, que eram “ovos de dinossauro” comestíveis.

Para você que sentiu uma pontinha de saudade no coração dessas delícias dos anos 80 e 90, a gente separou 20 guloseimas que vão te fazer voltar no passado. Aproveita!

 

Minichiclets

chicletes mini (1)

Eram tão pequenininhos, mas tão deliciosos, que dava para colocar metade do pacotinho na boca de uma vez só! Afinal, mascar um a um era muito complicado!

 

Biscoitos Fofy

d4e64fc38a32f7482292e0f31bdf4d91

 

A Nabisco sabia como agradar a gente. Inventar um biscoitinho em formato de urso com sabor de chocolate foi sensacional! Com certeza um pacotinho deles passou pela sua lancheira.

 

Chocolate Surpresa

surpresa

Por que não basta ser bom. Ter que ser instrutivo e colecionável! Cada barrinha de chocolate trazia a figura de um animal ou dinossauro, com várias informações no verso. Assim, você conhecia o lugar de onde ele vinha, hábitos alimentares e outras curiosidades.

 

Chiclete Azedinho-Doce

azedinho

 

Oi? Mas era azedo ou doce? Não importa. Era delicioso, tinha sabor de morango e um cheirinho tão bom…

 

Paçoca Amor

amor2

De tão gostosa criou fama e até hoje faz muitos adultos procurarem por elas desesperadamente. Há pessoas cujos olhos brilham só de ouvir o nome dessa paçoca. Acredite.

 

Ploc

anuncios-ploc

O pessoal do “Chicle Divertoso” criou certa vez os sabores Horteluva, Tutilanja e Morancaxi, que perdiam o sabor rápido, mas traziam figurinhas ótimas, com a mistura de vários bichos! Em outra ocasião eles fizeram o Ploc Black ou Blue, que era uma loteria. Como você não sabia o que viria dentro, a única certeza é que a boca ficaria toda manchada.

 

Chocolates Turma da Mônica

chocolate mônica

Deliciosos, eles eram feitos com chocolate ao leite e os personagens da turma ganhavam destaque com chocolate branco em alto relevo.

 

Sopas Encantadas Knorr

4758615031_40f7d1f011_b

 

Sopa pode não ser uma delícia, mas a Knorr resolveu dar uma ajudinha aos pais do fim da década de 80. Super colorida ela vinha em três versões: Aventura na Selva, Mundo dos Brinquedos e Mergulho no Mar.

 

Push Pop

Jumpin Push Pop

 

OK, não era nada higiênico. Imagina só, guardar um pirulito todo melecado para chupar depois. Mas quando se é criança, isso não importa! E olha que ainda havia o risco de aquele caldo doce escorrer pelo braço enquanto você chupava.

 

Tortuguitas

collage-guloseimas

“Estúpida!” dizia uma tartaruga à outra que acabara de perder uma parte do corpo. Chocolate ao leite recheado com sabores deliciosos e ainda com formato de animal. Sucesso certeiro!

 

Alfajor da Turma da Mônica

alfajor monica

Eu, particularmente, quase tive uma overdose disso certa vez. É que estudei em uma escola em que a diretora montava uma mesinha com salgadinhos Elma Chips, refrigerante de garrafinha e Alfajor Turma da Mônica (as mães de hoje chorariam horrorizadas com tanta comida saudável. HAHAHA!). Logo, eu comia muito alfajor!

 

Kinder Ovo

collage-kinder

Eu sei. Eles existem até hoje, mas não são mais os mesmos. A começar pelo preço. Lembro que na década de 90 custava R$1 e ainda vinha com brinquedos ótimos, como os soldadinhos de metal e animais de brinquedo que vinham inteiros, sem aquele monte de pecinhas que vêm nos de hoje.

 

Bala Soft

bala soft

Não há lista de guloseimas nostálgicas, sem as tais balas Soft. Se você não engasgou com uma, conhece alguém que já. A balinha era tão temida, que foi retirada do mercado por um tempo e depois voltou com um furo no meio para facilitar a degustação.

 

Baton

baton

“Compre Baton! Compre Baton! Seu filho merece Baton!” Também existe até hoje, e faz muito adulto comprar aquele pequeno chocolatinho, só pra lembrar como a vida era boa quando criança.

 

Pirocóptero

pirocoptero

 

O cara que pensou em fazer um pirulito que vinha com hélice, foi um gênio! Dava pra colecionar Pirocópteros e fazer competição com os amigos.

 

DinOvo e Huevitos

huevitos

As crianças se sentiam poderosas em dizer que estavam comendo ovos de dinossauro!

 

Chocolate Personalidades Garoto

personalidades1

Pequeninos e saborosos, vinham em embalagens com personagens da Looney Tunes. Na época, Piu-Piu, Pernalonga e turma estavam em alta por causa do filme Space Jam.

 

Cigarrinhos de Chocolate

cigarrinhos

Politicamente incorretos, eu sei, mas muito adulto já comeu um desses. Hoje não dá nem pra imaginar um produto como esse no mercado.

 

Pirulito Chupetinha

pirulito chupeta

Muito doces, desconfortáveis para chupar e faziam meleca na mão. Apesar disso tinham uma legião de fãs! É possível encontrar em mercadinhos ou distribuidora de doces até hoje.

 

Suquinho em embalagem de plástico

suco1

Uma delícia, apesar de parecer tóxico! Quem ia ao mercado ou à feira com a mãe frequentemente voltava com um daqueles. Tinha formato de Fusca, telefone celular, cacho de uva e até revólver! Ótimos para refrescar e depois viravam brinquedos.

*****

Recomendamos também:

10 brinquedos dos anos 80 que deixaram saudades

15 professores inesquecíveis da cultura pop

Os 13 melhores desenhos animados educativos do momento

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

 

Leia também