Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Religião

15 nomes inspirados em Nossa Senhora para dar às meninas

Uma lista de sugestões para famílias que são devotas da mãe de Jesus e querem homenageá-la ao batizar suas filhas

 

Se a sua família tem muita devoção a Nossa Senhora e pretende homenagear a mãe de Jesus no nome de uma filha, esta lista é para você. Confira aqui 15 sugestões, com os significados e histórias por trás dos nomes.

 

Miriam

“Miriam” é a forma hebraica do nome da mãe de Jesus, que, em aramaico, o idioma que ela usava, chamava-se “Maryam”. A forma “Maria” deve-se ao grego, língua do Novo Testamento. Segundo hipóteses, o nome pode ter se originado do egípcio, significando algo como “amada”, “querida”. Outras hipóteses o derivam do hebraico, significando por sua vez “bem nutrida”.

 

Maria

A versão latinizada do nome da jovem nazarena que se tornou mãe de Jesus acabou virando o nome feminino mais popular em língua portuguesa. É também usado como segundo nome em nomes masculinos.

 

Mariana/Mariane

“Mariana” é um adjetivo derivado de Maria, podendo significar simplesmente “pertencente a Maria” ou “relacionada a Maria”. A forma “Mariane” vem do francês “Marianne”. Marianas e Marianes costumam ser apelidadas de “Mari”.

 

Nazaré

O nome da cidade em que Maria nasceu e em que Jesus passou a sua infância está intimamente relacionado a Nossa Senhora, chamada tantas vezes de “Maria de Nazaré”. Hoje, Nazaré é uma espécie de “capital árabe de Israel” – é a maior cidade do norte do país e sua população é quase totalmente de etnia árabe.

 

Guadalupe

O nome recorda a história de Nossa Senhora de Guadalupe, segundo a qual Maria teria aparecido em 1531 a um indígena mexicano chamado Juan Diego Cuauhtlatoatzin. O relato e a imagem de Guadalupe se tornaram um ícone da cultura mexicana. Hoje, Nossa Senhora de Guadalupe é reconhecida como padroeira das Américas.

 

Aparecida

O nome, frequentemente apelidado como “Cida”, remete à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A devoção surgiu quando três pescadores encontraram uma imagem de barro de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.

 

Fátima

O nome lembra Nossa Senhora de Fátima, devoção relacionada à história da aparição de Maria a três crianças no vilarejo de mesmo nome, em Portugal, em 1917. O nome vem do árabe e data do período em que a península ibérica foi conquistada pelos mouros – Fátima era o nome de uma das filhas de Maomé.

 

Lurdes/Lourdes

O nome faz referência à cidade de Lourdes, no sul da França, em que Maria teria aparecido a uma jovem camponesa em 1858. A cidade acabou se tornando o segundo maior destino turístico da França, depois de Paris, e o terceiro maior destino religioso do mundo, depois de Roma e da Terra Santa.

 

Pilar

Comum em espanhol, o nome remete a Nossa Senhora do Pilar, venerada em Zaragoza, na Espanha. Essa teria sido a primeira aparição mariana. Maria teria aparecido ao apóstolo Tiago, que segundo a tradição evangelizou a Espanha, no ano 40.

 

Luz

O título “Nossa Senhora da Luz” costuma se relacionar com duas festas litúrgicas: a da Apresentação do Senhor, em 2 de fevereiro, quando tradicionalmente se faz uma procissão com velas, e a da Natividade de Nossa Senhora, em 8 de setembro. No primeiro caso, relaciona-se com o Cântico de Simeão, lido no Evangelho dessa festa, em que se diz que Jesus será a luz que iluminará as nações.

 

Rosário

O nome, evidentemente, remete à tradição católica do rosário, que consiste na recitação de uma série de orações e na contemplação dos mistérios da vida de Jesus, auxiliada pelo uso de uma corrente com contas ou nós. O costume data do século XII. O nome é como que um coletivo de rosas.

 

Piedade

A “piedade” – em italiano, pietà – é um tema da arte cristã em que Maria é representada com o corpo morto de Jesus em seus braços. A mais famosa representação é a escultura de Michelangelo localizada na Basílica de São Pedro.

 

Regina

“Regina” significa “rainha” em latim – um título frequentemente associado a Nossa Senhora. O mais tradicional texto relacionado com esse título é a oração Regina Coeli, um hino típico do tempo pascal que data pelo menos do século XII.

 

Estela/Stella

O nome “Estela” vem do latim “Stella”, que quer dizer “estrela” e está relacionado com um título de Maria usado pelo menos desde o século VII: “Stella Maris”, ou “estrela do mar”. O título carrega o sentido de que Maria é uma estrela que guia os navegantes rumo a Cristo.

 

Madonna

“Madonna” é uma forma comum de se referir a Maria na língua italiana – traduz-se por “Senhora”. Grandes pinturas renascentistas e barrocas que retratam a Virgem são conhecidas por esse nome, como a Madonna di Loreto, de Caravaggio, e a Madonna da Humildade, de Fra Angelico.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também