Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Vista de Anguillara, na região de Vêneto, Itália. Foto: Wikimedia Commons
Vista de Anguillara, na região de Vêneto, Itália. Foto: Wikimedia Commons
Curiosidades

Bolzonaro (com “z”): de onde vieram a família e o sobrenome do novo presidente do Brasil

Depois da filha de um búlgaro e do filho de libaneses, a faixa presidencial brasileira será do bisneto de um italiano.

Depois da filha de um búlgaro e do filho de um libanês, a faixa presidencial brasileira será usada pelo bisneto de um italiano. A popularidade de Jair Bolsonaro, o novo presidente do Brasil, chegou aos ouvidos de seus parentes distantes, do outro lado do Atlântico.

A busca pelas origens de Bolsonaro movimenta algumas cidades do Vêneto desde que elas foram surpreendidas pela chegada do capitão ao segundo turno das eleições – um pouco tarde, é verdade. Os Bolzonaro – com Z, em sua forma original em italiano – estão espalhados, em sua maioria, entre Rovigo, cidade de 60 mil habitantes, Anguillara e San Martino di Venezze, distantes da primeira cerca de 15 km e com cerca de 4 mil habitantes cada uma.

Região de Vêneto, no norte da Itália, de onde saíram os primeiros Bolzonaros que chegaram ao Brasil.
Região de Vêneto, no norte da Itália, de onde saíram os primeiros Bolzonaros que chegaram ao Brasil.

Com a vitória de Bolsonaro sendo anunciada há semanas pelas pesquisas eleitorais, as pequenas cidades foram visitadas por vários jornalistas à procura das origens do presidente eleito.

À rede britânica BBC, o prefeito de Anguillara, Luigi Polo, contou que encontrou registros que comprovam que a família de Bolsonaro tem a sua origem na cidade: foi ali que nasceu seu bisavô Vittorio Bolzonaro, que emigrou para o Brasil em abril de 1888, aos dez anos, na companhia do pai, da mãe e de outros dois irmãos. Semanas depois do embarque em Gênova, a família chegou ao porto de Santos, onde cresceu e mantém raízes ainda hoje.

Vittorio e seus pais foram os primeiros membros da família a migrar para a América do Sul. Angelo, o filho de Vittorio nascido no Brasil anos mais tarde, casou-se com uma brasileira descendente de alemães, e em 1927 o casal teve Percy Geraldo, o pai de Bolsonaro. O terceiro dos seis filhos de Percy foi batizado com o nome de um famoso jogador do Palmeiras, time do coração do pai, da década de 1950.

Para os Bolzonaro de Anguillara, a eleição do capitão foi um feito e tanto. A família de origens modestas, dedicada no passado à agricultura e ao comércio, têm agora um chefe de estado em suas fileiras. Por parte da mãe, Bolsonaro também é descendente de italianos. Os Bonturi são da Toscana e migraram para o Brasil também no fim do século XIX.

Parentes

O aposentado Emilio Bolzonaro, de 74 anos, que vive na rua originária dos seus antepassados, em Anguillara, só soube ser parente distante do presidenciável na semana passada, ao ser procurado pelo prefeito. “Se eu te falar que nunca vi uma declaração dele você acredita?”, contou ele à BBC. Já Franco Bolzonaro, de 64 anos, ficou sabendo do parente famoso quando viu a notícia de que um candidato à presidência no Brasil havia sido esfaqueado.

A bióloga Anna Bolzonaro, de 26 anos, disse que o capitão a procurou no Facebook meses atrás. “Ele dizia que deveria ser meu parente distante. Não dei bola e esqueci aquele assunto. Até que no início deste mês eu li as notícias e vi que um Bolsonaro poderia ser eleito presidente do Brasil. Era a mesma pessoa”, conta.

A surpresa na região é tamanha que o atual governador, Luca Zaia, que é filiado ao partido direitista Liga já anunciou que pretende organizar uma festa para comemorar a vitória do agora ilustre descendente de Vêneto.

Significado

Segundo um dicionário com as origens dos sobrenomes do Vêneto, o sobrenome deriva de bolzon, que significa dardo, flecha. Há versões que indicam ainda que o termo pode ter origem germânica, mas referindo-se à mesma arma, que seria, na verdade, um tipo específico de flechas usado em bestas, uma arma medieval que consiste numa espécie de arco com gatilho.

Com informações de BBC e TV Globo.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

1 Comentário
  1. Alguns Parentes Bolzonaro de nosso presidente Bolsonaro ainda estão um tanto temerosos pelo que tiveram conhecimento conflitante com a possível realidade diferenciada da mídia esquerdista, e lá, também existem esquerdistas. Mas espero sinceramente que durante o Governo de Jair, a verdade se estabeleça em um país com ordem e progresso, respeitando a Constituição, promessa ‘para já ir se acostumando’…

Leia também