Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Pais e filhos

11 verdades sobre deixar o trabalho para cuidar dos filhos

A opção de deixar o trabalho para cuidar dos filhos 24 horas por dia traz tanto benefícios quanto dificuldades

Mães que optam por deixar o trabalho para ficar em casa com os filhos podem abrir mão de uma cargo corporativo, mas acabam se tornando professoras, cuidadoras, enfermeiras, motoristas, cozinheiras e babás para seus filhos. Optar por ser uma mãe que se dedica exclusivamente aos filhos exige uma grande e difícil decisão, especialmente quando ela tem uma carreira promissora. Além disso, é preciso muita disposição para estar com as crianças 24 horas por dia, sete dias por semana. Então, por que muitas mulheres escolhem esse caminho? Será que nele há mais vantagens ou desvantagens? Confira uma lista de 11 verdades sobre deixar o trabalho para cuidar dos filhos:

1. Você tem uma rotina familiar mais organizada

Estar em casa te ajuda a planejar e organizar atividades e a preparar uma rotina diária para as crianças e para você mesma. Você pode dar comida a eles na hora certa, organizar a hora do estudo e da lição de casa, além cuidar de outras necessidades básicas.

2. Você está mais conectada às crianças

Sua prioridade é o bem-estar dos seus filhos. Você pode acompanhar de perto seus progressos, cuidar delas quando não se sentirem bem e garantir que estarão seguras em casa e fora dela. Seus filhos também têm a garantia de que você está sempre presente em suas vidas.

3. Pode ser que algumas vezes você tenha uma crise de identidade

Pode parecer que o único trabalho que você está fazendo em sua vida é cuidar do seu filho e nada mais. Mas nem todo mundo entende o quanto isso pode ser desgastante. Além disso, sua contribuição para a família talvez não seja tão reconhecida quanto a de seu marido, que estará no escritório, por exemplo. Algumas pessoas podem até achar que você está relaxando só porque não se dedica a um emprego formal.

4. Você interage bastante com outras mães…

Você acaba expandindo seu círculo social e construindo uma “rede” de mães. Isso ajuda a compartilhar suas experiências e a encontrar soluções para os problemas de cada uma.

5.  Mas, às vezes, você se sente isolada

Algumas fases da maternidade podem exigir muito de você. Você se sente isolada, pois dificilmente consegue sair, conversar com as pessoas e saber o que está acontecendo com seus amigos.

6. Você estará livre do estresse relacionado ao trabalho

Você não tem metas a bater, não precisa pedir licenças para idas ao médico ou para resolver qualquer outra situação relacionada às crianças. Também, não terá que dar explicações sempre que precisar  trabalhar em casa, por conta de um filho que não está bem de saúde. E além disso, não precisará mais deixar os filhos com outra pessoa quando não houver aulas na escola de seu filho.

7. Você é financeiramente dependente do seu marido

Deixar o trabalho para cuidar integralmente dos filhos faz você depender financeiramente do seu cônjuge para pagar todas as suas despesas. Então, agora, você terá de gerenciar seus gastos porque estará contando com uma única fonte de renda.

8. Você quase não tem mais tempo para si mesma

Ao contrário do que a maioria pensa, uma mãe que escolheu ficar em casa dificilmente tem tempo para gastar consigo mesma. Seu dia começa e termina com as crianças e com as tarefas domésticas e você acaba ficando presa ao papel da maternidade e não tem nenhum espaço pessoal. Por isso é importante criar momentos só seus, para passeios e outras atividades.

9. Você pode apreciar momentos preciosos com seus pequenos

Você tem a chance de ter algumas experiências únicas ​​com seus filhos e não corre o risco de estar longe quando eles falarem as primeiras palavras ou darem os primeiros passos, por exemplo. Você pode passar horas apreciando suas novas habilidades e cuidando enquanto estão dormindo, além de ter o calor de seus beijos e abraços 24 horas por dia.

10. Você fica exausta fisicamente e não tem “férias”

Cuidar de uma criança é cansativo até mesmo quando você tem pessoas para te ajudar. Quando o seu dia se resume em tomar conta das crianças e das tarefas da casa, isso pode te deixar exausta. O cansaço físico e mental é frequente e tudo que você quer fazer é dormir. Além disso, você não tem folgas e nem férias. É um “trabalho 24/7”. Você nem sempre conseguirá acordar mais tarde ou ver um filme quando quiser.

11. Mas em um abraço de seu filho, o cansaço é sempre compensado

Parece loucura, mas ao mesmo tempo em que cuidar das crianças é uma tarefa muito cansativa, receber o carinho delas acaba com todo o estresse. Assim como um remédio pode tirar a dor, passar um tempo com as crianças pode ser relaxante depois de um dia cansativo.

 

Com informações de Mom Junction

***

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também