Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
presepio de natal
Religião

10 presépios incríveis que vão deixar você de queixo caído

Os presépios encantam a todos e nos recordam o verdadeiro sentido do Natal

Está chegando o Natal e uma das coisas mais doces e divertidas de se fazer nesse período é a montagem do presépio! Com muitas ou poucas peças, mais simples ou mais elaborados, em grandes ou pequenos cenários, os presépios encantam a todos e nos recordam o verdadeiro sentido do Natal. Confira essa seleção com dez presépios de encher os olhos:

 

1.Um presépio com um guarda-roupa deslumbrante

Esse impressionante conjunto, em estilo barroco sevilhano, é composto por uma imagem de Maria do século XVII e por outros personagens esculpidos no século XX. Conservado na Igreja de San Ginés, em Madri, o destaque está na indumentária das peças: além de belíssima, cada personagem tem várias opções de roupa, que são trocadas a cada ano.

Guías Viajar
Guías Viajar

 

 

2. Um presépio de 500 peças escondido durante 300 anos

Em 2011, as monjas de um convento carmelita de Quito decidiram abrir para visitação um presépio do século XVIII que mantinham na clausura. Com 500 peças, o presépio ocupa uma sala inteira e retrata diversas cenas ligadas ao nascimento de Jesus. Entre as bailarinas de Herodes, estão bonecas que pertenciam às adolescentes que ingressavam no convento como um dote da família à Igreja naquele tempo.

El Comercio
El Comercio

 

 

3. O maior presépio mecânico do mundo

O presépio criado pelo artista checo Tomáš Krýza é o maior presépio mecânico do mundo. Nele, você pode ver músicos soando seus instrumentos, lenhadores e ferreiros trabalhando, ovelhas se reunindo em torno de um pastor, vaquinhas, veados e até um elefante. São 1398 figuras, das quais 133 se movimentam. Foi construído no final do século XIX.

Karel Černý
Karel Černý

 

 

4. Um belíssimo exemplar da preseparia napolitana

A arte do presépio chegou a patamares incríveis durante o período barroco, mais precisamente em Nápoles, onde se desenvolveu uma escola de presépios que se tornou renomada em todo o mundo. Este aqui, do século XVIII, pertence a um antiquário de Sevilha, na Espanha. O conjunto se destaca pelos detalhes e pela riqueza das vestimentas.

Facilisimo
Facilisimo

 

 

5. Um encantador vilarejo em miniatura

Ao contrário do exemplar anterior, boa parte dos presépios napolitanos se caracterizavam pela amplitude do cenário: em torno do nascimento de Jesus, se representava todo um vilarejo, com diversas situações do cotidiano. O exemplar do século XVIII conservado no Museu de Arte Sacra de São Paulo é um deles. As 1.600 peças ocupam 110 m². Tem gente pendurando roupa, engraxando sapatos, comendo macarrão, amamentando…

MAS São Paulo
MAS São Paulo

 

 

6. Uma composição impressionante que só podia ser obra de um dramaturgo

Michele Cuciniello foi um dramaturgo italiano que fez sucesso no século XIX. Napolitano, era fascinado pela arte da preseparia e em sua coleção de peças chegou a reunir cerca de 800. Ele as doou ao Museu Nacional de San Martino, com uma condição: ele mesmo – que era formado em arquitetura – construiria o cenário do presépio. Foi assim que teve origem, em 1879, um dos presépios mais famosos do mundo, também inserido na tradição napolitana: o Presépio Cuciniello.

Divulgação
Divulgação

 

 

7. Presépios de areia em tamanho natural

A Riviera Romagnola, trecho da costa leste da Itália, tem a tradição, desde 2002, de realizar presépios de areia em tamanho natural. Os conjuntos costumam ser compostos por vários personagens e acompanhar os eventos da atualidade – o do Natal de 2016 retratava Jesus, Maria e José como uma família de migrantes, chegando de barco à costa italiana.

Divulgação
Divulgação

 

 

8. Um elegante presépio portátil

As cenas do nascimento de Jesus (à direita) e da adoração dos magos (à esquerda) são representadas nesse díptico do século XVI, conservado no Palazzo Pitti, em Florença. A peça é feita em marfim.

Corriere della Sera
Corriere della Sera

 

 

9. Um presépio todo comestível!

Foram necessários 45 quilos de massa, 120 ovos e dez pessoas – e o trabalho de um mês – para elaborar esse simpático presépio feito de bolachas de natal. Produzido na República Checa, o saboroso conjunto é formado por 1.806 peças.

Corriere della Sera
Corriere della Sera

 

 

10. Um presépio monumental na fachada de uma igreja monumental

Cada fachada do Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, é dedicada a um mistério da vida de Cristo: a Natividade, a Paixão e a Glória. A da Natividade foi a primeira a ser concluída, com a intervenção direta de Antonio Gaudì, o autor do projeto do templo. Ali, pode-se ver esse belo conjunto escultórico que retrata a manjedoura com Jesus e outros personagens do presépio.

Corriere della Sera
Corriere della Sera

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também