Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Fotos/Divulgação
Fotos/Divulgação
Adolescência

10 filmes que ajudarão a entender seu filho adolescente

É possível estreitar o vínculo familiar nesse momento de transição com diálogo e atividades divertidas como uma sessão de cinema em casa

Mudanças significativas no corpo, confusão de sentimentos e inúmeras dúvidas podem tornar a adolescência uma fase complicada, tanto para quem está passando por ela como para os pais, que nem sempre estão preparados para lidar com a situação. No entanto, é possível estreitar o vínculo familiar nesse momento de transição com diálogo e atividades divertidas como uma sessão de cinema em casa.

6 filmes para inspirar os filhos a seguirem seus sonhos

Segundo a psicóloga Brenda Chaves, diversos filmes abordam esse período e mostram como lidar com conflitos, tomar decisões corretas e manter a autoestima elevada nessa fase. “Por isso, vale a pena reservar tempo para assistir algumas dessas produções e conversar com seus filhos a respeito delas”, orienta a especialista em vínculo e neuroaprendizagem.

Divulgação
A animação “Divertida Mente” mostra como ficam as emoções na adolescência. Foto: Divulgação

Um dos títulos que podem ajudar é a produção “Divertida Mente” lançada pela Disney em 2015. Nessa animação, é possível perceber como as emoções ficam agitadas durante a adolescência e quais são as consequências de agir por impulso ou movido pela raiva nas situações do dia a dia. “E isso também vale para os pais porque eles precisam gerenciar seus próprios sentimentos antes de ajudar o filho a gerenciar os dele”, pontua Brenda.

Além de mostrar a importância de refletir e se acalmar antes de agir, há filmes que também ajudam o adolescente a lidar com problemas que aparecem nessa fase e que o incentivam a buscar seus sonhos. “Isso enquanto a família acompanha suas mudanças e o ajuda a encarar a vida de maneira saudável”, acrescenta a psicóloga, que indica o filme “Os Croods” para tratar desse assunto.

Divulgação
A comédia “Os Croods” apresenta a importância de acompanhar as mudanças ao redor. Foto: Divulgação

Nessa comédia pré-histórica lançada pela Universal Pictures em 2013, uma família é obrigada a abandonar a caverna que mora para explorar o mundo. “O filme mostra a dificuldade de quebrar padrões confortáveis e a necessidade de acompanhar as mudanças que ocorrem ao nosso redor”, explica Brenda. “Afinal, as coisas se transformam o tempo todo e se prender ao passado gera conflitos na família”, completa a especialista, que incentiva o expectador a analisar todos os personagens e aprender com cada um.

“Perceba as estratégias que eles usam para resolver conflitos e quais dão melhor resultado. Afinal, há pessoas que recuam diante de algum problema, outras se defendem com agressividade, e todos sempre precisam lidar com as consequências de suas decisões”.

Só que a lista de produções audiovisuais que abordam temas relacionados à adolescência continua e, por isso, além dos filmes “Divertida Mente” e “Os Croods”, selecionamos outros títulos que podem ajudar pais e filhos a superar essa fase com mais tranquilidade. Escolha qualquer um deles, prepare a pipoca e bom filme!

Sexta-feira muito louca

Com risadas garantidas, esse filme estrelado pelas atrizes Lindsay Lohan e Jamie Lee mostra a convivência conturbada de uma adolescente rebelde com sua mãe e apresenta uma excelente solução para manter a boa convivência familiar: se colocar no lugar dos demais. Na história, as personagens comem um biscoito da sorte chinês e acordam com corpos trocados, sentindo na pele as preocupações uma da outra e lidando com muita confusão.

Valente

Criada para ser a sucessora do trono de seu pai, a princesa Merida não quer trocar a liberdade de cavalgar pelas planícies de seu país e praticar o esporte que gosta pelas obrigações do papel de princesa. No entanto, ela percebe que é necessário ajudar sua família para impedir que o reino entre em guerra com povos vizinhos. A produção foi lançada pela Disney em 2012 e utiliza comédia e aventura para tratar da relação entre mãe e filha.

As vantagens de ser invisível

Dificuldades escolares, perda de um amigo e o primeiro amor são alguns dos temas abordados nessa comédia dramática lançada em 2012. A trama conta a história de Charlie, um adolescente solitário que conta com a ajuda de dois amigos para encontrar a felicidade e enfrentar os traumas do passado.

Os Incríveis 2

Essa família de heróis tem muito a ensinar para adolescentes e seus pais. Na sequência do filme lançada em 2018, a jovem Violeta passa por uma desilusão amorosa e é incompreendida pelo pai e irmão. Além disso, outros dilemas são apresentados e resolvidos durante a trama ao mesmo tempo em que a diversão é garantida.

Sociedade dos Poetas Mortos

Ainda que seja um filme antigo, este drama apresenta diversas preocupações de qualquer adolescente da atualidade e mostra a necessidade de “pensar fora da caixinha” sem perder seus valores e de refletir a respeito de si mesmo para alcançar mudanças positivas. A história ocorre com alunos do Ensino Médio que utilizam poemas para encontrar novos interesses e vocações.

Extraordinário

Ainda que o personagem principal da história seja um garoto de 10 anos que sofre com uma doença rara e é vítima frequente de bullying, o filme também apresenta as dificuldades vividas pela irmã mais velha, Olivia (Via). A adolescente foi esquecida pelos pais devido à condição do caçula e acaba lidando sozinha com muitos problemas que a cercam.

Mulan

Esse clássico lançado pela Disney em 1998 — e que promete uma releitura em 2020  — apresenta como uma adolescente pode buscar seus sonhos e lutar pelo que acredita. No filme, Mulan é uma jovem chinesa preparada para a vida de casada, mãe e dona de casa. Só que esses não eram seus objetivos e ela se disfarça de homem para impedir o pai de lutar na guerra e mostrar sua coragem.

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também