Natal é muito mais do que luzes e presentes, mas seus filhos não saberão disso se você não lhes ensinar sobre os valores celebrados nessa festa
Natal é muito mais do que luzes e presentes, mas seus filhos não saberão disso se você não lhes ensinar sobre os valores celebrados nessa festa.| Foto: Paige Cody/Unsplash

Vai chegando a época do Natal e, aos poucos, as casas vão se enchendo de luzes, as ruas da cidade ficam mais coloridas e os shoppings exibem decorações incríveis. As atrações natalinas estão por todos os lados e, com tantas distrações para lá de encantadoras ao redor, é muito fácil desviar o olhar daquilo que é o verdadeiro sentido do Natal.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Se assim é para os adultos, imagine para as crianças – muito mais vulneráveis aos encantos do comércio natalino. Mas a verdade é que o Natal é muito mais do que tudo isso. É uma celebração de fé e valores, de paz e união, de família e alegria.

E neste ano, especialmente, reforçar esses valores que foram tão necessários com toda a mudança de rotina que tivemos por conta da pandemia, é mais do que necessário. Principalmente o valor da família reunida, que neste Natal, ainda sob os impactos das restrições sociais, estará um pouco mais distante.

Se você deseja que essa data represente para seus filhos muito mais do que apenas luzes e presentes, confira os cinco valores que o site colombiano La Familia propôs para serem transmitidos às crianças nessa época do ano:

  1. O valor da fé

    A primeira coisa que você deve fazer é contextualizar as crianças na verdadeira festa. Explique que o que o mundo todo está celebrando com grande alegria é o nascimento de Jesus, que nasceu entre nós em um humilde estábulo, acompanhado por sua mãe Maria e seu pai, José e que, junto com eles, os pastores e animais lhes deram companhia e calor. Aliás, montar um presépio com todos os personagens é uma ótima atividade para ensinar às crianças essa história sagrada e o significado especial que cada figura assume.

    Enfatize que é ali, naquele simples presépio, que nasce toda a felicidade característica desta festa e que é por isso que nos reunimos em família: para aguardar a chegada do Menino Jesus. 
  2. O valor da generosidade

    No Natal, trocamos presentes para expressar nosso amor e, se recebemos esse gesto de carinho, também devemos oferecer aos outros. Convide seus filhos a procurar entre seus brinquedos alguns que eles não usam mais para entregá-los a outras crianças. 

    Mostre que, além das coisas materiais, também podemos compartilhar nosso tempo, nosso amor, nossos sorrisos. Para isso, proponha uma visita a uma casa de idosos ou então a um orfanato, onde seus filhos poderão fazer a linda experiência de oferecer sua companhia e sua alegria.
  3. O valor da gratidão

    Se no Natal, o costume é dar e receber presentes, assim como gestos concretos de amor e carinho, também é importante aprender a agradecer. Essa época do ano é uma ótima oportunidade para ensinar as crianças a valorizar não só os presentes materiais que recebem dos pais, familiares ou amigos, mas também a serem gratas pela família que têm, pela saúde, pela educação que recebem, pelo alimento, pelas roupas que podem vestir, pelos amigos, etc.
  4. O valor da simplicidade 

    Muitas crianças só reconhecem o Natal por causa de uma pilha de presentes ou então pelas festas deslumbrantes de sua família. No entanto, o Menino Jesus nasceu na humildade de uma manjedoura, mostrando-nos que a felicidade é possível em meio à simplicidade. Portanto, evite os excessos nessas datas e não gaste mais do que o necessário, pois os melhores presentes que podemos dar às crianças não são comprados nas lojas.  Nosso amor, nosso acompanhamento, nossa entrega e nosso tempo valem mais do que qualquer brinquedo.
  5. O valor da família

    O Menino Jesus, sua mãe Maria e seu pai José nos mostram que o Natal é uma festa de família. Por isso, essa época é uma boa oportunidade para refletir sobre como está o nosso círculo familiar. Vivemos em harmonia, cuidamos um do outro, ajudamos a manter a casa em ordem, agimos com paciência, dedicamos o nosso tempo ao outro, ouvimos com atenção aqueles que mais amamos?

    Sente-se com seus filhos e conversem sobre a realidade familiar de vocês. Às vezes, sem perceber, acabamos dedicando nosso tempo e nossa energia mais para outros assuntos do que para aqueles com quem compartilhamos nossa vida. Aproveite o espírito natalino para se aproximar de seus filhos e de todas aquelas pessoas que dão sentido à sua existência. É somente observando o valor que você dá à sua família que seus filhos aprenderão o quanto é bom ser família.
Deixe sua opinião