Cursos gratuitos foram criados para capacitar a população em geral, os profissionais da saúde e comerciantes durante a pandemia
Cursos gratuitos foram criados para capacitar a população em geral, os profissionais da saúde e comerciantes durante a pandemia| Foto: CDC/Unsplash

Nem todo mundo tem conseguido fazer o isolamento social. Seja porque a sua profissão não possibilita o home office, seja porque a pandemia fez com que houvesse a necessidade de buscar outros meios de sustento, seja porque se é um profissional da saúde ou de alguma área da chamada linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus.

E mesmo quem está em casa tem percebido a necessidade de entender mais sobre higiene, cuidados alimentares e tudo o que envolve essa nova rotina trazida pela pandemia. Diante de todas essas questões, um centro universitário está disponibilizando quatro curso de extensão gratuitamente para toda a população.

Os cursos do Centro Universitário Internacional Uninter já contam com 6 mil inscritos, que vão desde os profissionais da saúde até comerciantes, passando, claro, pelas famílias. "A população sendo orientada e esclarecida sobre como criar mecanismos de prevenção, fará com que o achatamento da curva da Covid-19 aconteça logo", afirma Rodrigo Berté, diretor da Escola de Saúde, Meio Ambiente e Humanidades do centro universitário. "Vivemos com um inimigo invisível e os cuidados que devemos ter, seja na manipulação de alimentos, no isolamento social ou nas dinâmicas e cuidados do dia a dia ajudarão muito".

Boas práticas

Que os cuidados devem começar em casa, isso temos reforçado há um bom tempo: a higiene dos alimentos, a limpeza da casa, todos os protocolos que devem ser seguidos quando se chega em casa vindo daquela saída necessária ou do trabalho que não parou. Um dos cursos trata justamente das boas práticas em casa, para evitar a contaminação e disseminação do novo coronavírus, mas é conhecimento a ser levado para a vida, já que novos micro-organismos vem e vão.

A manipulação de alimentos, inclusive, recebe atenção especial em outro curso. É que além de auxiliar as famílias ele também tem especificidades próprias para quem trabalha no comércio. Itens da atual legislação para os serviços de alimentação e até as novas exigências da Vigilância Sanitária são apresentados. "Já tenho aplicado o que aprendo no curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e tenho gostado muito das aulas, porque não são cansativas", diz a confeiteira Andressa Penteado.

Atualização para profissionais da saúde

Capacitar os profissionais da saúde que estão diariamente expostos ao novo coronavírus e que têm um papel essencial no cuidado físico e psicológico dos pacientes tem grande importância. Todas as questões envolvendo a Covid-19 são novas também para eles e é preciso se atualizar.

“Em um momento em que a humanidade se vê ameaçada e inúmeras vidas estão em jogo, acreditamos que mais do que nunca devemos estar lado a lado desses heróis anônimos da área da saúde", reforça Berté. "Por isso, fizemos algumas análises para ofertar gratuitamente cursos que efetivamente possam fazer a diferença na vida desses profissionais e também da sociedade, por consequência", diz.

Para estes profissionais e mesmo acadêmicos, o centro universitário preparou um curso para atualizar os conhecimentos que eles têm no manejo do paciente em emergência respiratória. E aos farmacêuticos, especificamente, há um curso que ensina práticas a serem adotadas
para minimizar o risco de transmissão da doença, mas principalmente para ajudá-los a repassar orientações sobre a Covid-19 de maneira clara.

Os cursos têm carga horária de 60 horas, são gratuitos e dão direito a certificado. As inscrições podem ser feitas no site da Uninter.

Deixe sua opinião