Apaixonado por marcenaria, o britânico Gabriel River Clark esculpiu uma tigela para sortear na Páscoa entre doadores que apoiassem sua campanha, e o resultado surpreendeu
Apaixonado por marcenaria, o britânico Gabriel River Clark esculpiu uma tigela para sortear na Páscoa entre doadores que apoiassem sua campanha, e o resultado surpreendeu| Foto: Reprodução/Instagram e Twitter

Com objetivo inicial de arrecadar 5 mil libras esterlinas – equivalente a R$ 30 mil reais – para ajudar crianças da Ucrânia, um garoto de 12 anos conseguiu R$ 1,5 milhão. “Estou realmente impressionado com o apoio que minha tigela e eu recebemos”, disse Gabriel River Clark nesta quarta-feira (20) ao jornal local da cidade de Cumbria, no Reino Unido. “Ainda nem contei para meus colegas da escola”, disse.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Segundo ele, tudo começou quando decidiu abrir uma conta no Instagram para mostrar suas produções em marcenaria e divulgar alguns itens que estava disposto a vender para tentar comprar uma bicicleta. Só que seu empenho rendeu apenas seis seguidores e um relato desapontado ouvido pelo pai no dia 25 de março.

“Meu caçula chegou em casa chateado”, escreveu o cineasta Richard Clark no Twitter. “Ele adora marcenaria e passa horas fazendo tigelas e criando tábuas de cortar. Então, eu gostaria de saber se algum de vocês poderia dar um impulso a ele e segui-lo no Instagram. Isso mudaria o dia dele”, completou a postagem, que fez a conta do menino alcançar quase 230 mil seguidores em dois dias.

Além disso, milhares queriam adquirir produtos, o que seria inviável para um menino que produzia cerca de uma a duas peças por fim de semana. “Então, em vez de esculpir 20 mil tigelas, o que levaria 32 anos, ele decidiu fazer uma para sortear na Páscoa”, explicou Richard em seu Twitter, divulgando a ação social que o filho promoveria como forma de agradecimento pelos novos seguidores.

De acordo com o garoto, a campanha online tinha o objetivo de arrecadar 5 mil libras para a ONG internacional Save The Children, que está atendendo vítimas da guerra na Ucrânia, e ele sortearia uma tigela especial entre todos que contribuíssem. “Por favor, conte a quem você conhece para que possamos ajudar as crianças que precisam”, solicitou.

O que ele não esperava, no entanto, é que a campanha lançada dia 2 de abril superaria, e muito, o valor estimado inicialmente. Em três dias, as doações superaram 65 mil libras, e o menino foi convidado para contar sua história em programas de televisão e jornais, potencializando ainda mais a arrecadação. Além disso, celebridades britânicas começaram a divulgar a ação #BowlForUkraine, e quase 14 mil doadores participaram.

“É inacreditável!”, afirmou o pai, que não imaginava o poder de um tuite. “Eu só queria ajudar o Gabriel a ganhar mais seguidores e, de alguma coisa, isso resultou em pessoas doando quase 250 mil libras para ajudar crianças na Ucrânia”, completou.

Uma delas, inclusive, foi Ranuka Chapman, de Londres, sorteada pelo garoto na manhã de Páscoa para receber a tigela de madeira tão especial. “Quando o Gabriel lançou sua campanha, eu imediatamente quis doar e encorajei toda minha família e amigos a fazerem o mesmo”, disse ao jornal da cidade de Cumbria.

Agora, o site continuará aceitando doações por mais alguns dias, e a expectativa de Gabriel é de que a generosidade de todos possa ajudar muitas crianças na Ucrânia com alimento, água e abrigo. “Tudo graças a vocês, que escreveram um final glorioso para esta pequena fábula de Páscoa. Um que eu nunca poderia imaginar ser possível”, finalizou Richard.

Deixe sua opinião