| Foto: Arquivo pessoal/Gabriel Lopes

O que é possível aprender com um problema pessoal? Nem sempre entendemos por que passamos por determinadas situações em nossas vidas, principalmente quando elas afetam nossa saúde ou alguém próximo a nós. Gabriel Lopes, de 26 anos, por exemplo, decidiu que a experiência vivida durante a luta contra um câncer seria o principal motivador para algo maior.

Foi aos 22 anos que Gabriel descobriu um Linfoma de Hodgkin – tipo de câncer que afeta o sistema linfático – no pescoço. A doença já estava em metástase e começava a tomar outras regiões do corpo dele. “Pela condição em que me encontrei, eu já estava há pelo menos quatro anos com este câncer”, contou ele ao Sempre Família.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Gabriel sempre teve hábitos saudáveis e a notícia, claro, surpreendeu a todos. O próximo passo seria então começar o tratamento, mas como ele poderia pagar por todos os cuidados necessários? “Minha mãe ficou bastante abalada com a notícia e ao saber da situação, o chefe dela na que havia passado pelo mesmo problema na família decidiu ajudar com um valor em dinheiro”, lembra. Esse gesto de compaixão em um momento inesperado mudou a vida de Gabriel completamente.

Foram dois anos de um tratamento pesado, com 24 sessões de quimioterapia e outras 24 de radioterapia. “Os efeitos colaterais são bem complicados porque você não tem fome, mas sente enjoo, dores, tontura e por causa da radioterapia eu tive até queimaduras de segundo grau na boca e garganta. No fim, precisei de mais um tratamento para cuidar disso também”, disse o curitibano.

Gentileza gera gentileza

Durante o processo de tratamento Gabriel começou a observar o quanto as outras pessoas que passavam pelo mesmo problema que ele, tinham dificuldade para pagar pela alimentação, as vitaminas e outras despesas. “Quando recebi o diagnóstico do câncer eu pensei: ‘ou eu questiono tudo ou levanto a cabeça e faço as coisas acontecerem’”, explica o jovem, que viu naquele cenário uma maneira de continuar a corrente do bem iniciada com aquele que o ajudou financeiramente.

“Eu queria mostrar às pessoas que é preciso cuidar do próximo”, diz Gabriel que contou com a ajuda de um amigo de infância, Lucas, para dar início a um e-commerce de relógios. Esse modelo de negócio foi escolhido porque alcança pessoas em todo o país e até fora dele, e o produto porque é de fácil aceitação. Para abrir o e-commerce, Gabriel juntou o valor de todo seu auxílio-doença e Lucas vendeu a bicicleta que tinha.

O ano era 2016 e nenhum dos dois tinha qualquer experiência no ramo. Tudo foi um grande aprendizado, segundo Gabriel. “Escolhemos o nome, Make Diference, porque queríamos fazer a diferença na vida dos outros e optamos por uma pena como símbolo, por ela representar a fragilidade humana”. E parte do dinheiro arrecadado com a venda dos relógios teria destino certo, o apoio a causas sociais.

Dando um passo ousado, Gabriel e Lucas selecionaram 10 causas para contribuir: fome, pessoas com deficiência física, animais, câncer de mama, câncer infantil, autismo, meio ambiente, idosos, HIV e síndrome de Down – estes dois últimos foram trocados mais tarde por abuso infantil e deficiência intelectual.

“Selecionamos algumas instituições sem fins lucrativos que apoiam essas causas e fomos conhecer. As escolhidas estão situadas todas em Curitiba, mas pretendemos a partir deste ano alcanças outras regiões do país”, explica Gabriel.  “A experiência de conviver com pessoas que precisam de ajuda além do câncer, que já conheço a realidade, é algo único. Ver quantas pessoas precisam de ajuda abriu nossa cabeça e nos deu mais paixão pela vida”.

Publicidade

Repasse do auxílio

Hoje a Make Diference repassa trimestralmente o valor às instituições. Desta forma, segundo Gabriel, eles conseguem juntar uma quantia mais substancial. A dinâmica de apoio dos clientes é simples: ao comprar um dos relógios a pessoa pode escolher que causa quer apoiar. No início os acessórios levavam a cor de uma causa específica, mas dar liberdade às pessoas mostrou a Gabriel que elas têm ainda mais o desejo de ajudar ao próximo. “O número de pessoas que se juntaram a nós desde que começamos com o esse trabalho já ultrapasso mil”, comemora.

Você pode conhecer as instituições apoiadas pela Make Diference e adquirir os relógios acessando o site da marca.